15 de abril de 2010

Cartas marcadas no Futebol Brasileiro



Sou sãopaulino desde criança (muito antes dessa palhaçada de "Bambi") e o Tricolor Paulista já me deu muitas alegrias nesses vinte e tantos anos. Tudo começou lá no 2º Mundial de 1992, o time campeão do inesquecível Telê Santana. Foram dias de glória, mas atualmente, devo confessar, eu me pergunto porque ainda me vejo forçado a assistir a algum jogo do São Paulo.

A falta de títulos já se extende desde o Campeonato Brasileiro de 2008. De lá pra cá o São Paulo acumula um amargo retrospecto de "quase vitórias" e "quase títulos", o que deixa aquele torcedor mais esperançoso cada vez mais chateado. Mal acostumado a um time vencedor que acumulou longas vitórias na Era Muricy, hoje o torcedor sãopaulino vê um time que está sempre na ponta das tabelas da maioria dos campeonatos, mas nunca ganha. Qual o motivo disso?


Não estou aqui choramingando por meu time não conseguir mais vitórias, mas sim, questionando se isso é pura falta de raça ou se existe um poder maior movendo as cordinhas dessas enormes marionetes que parecem ter se tornado alguns times brasileiros.

TEORIA DA CONSPIRAÇÃO

Falando o mais francamente possível, o São Paulo entregou o Campeonato Paulista de 2009 para o Corinthians. Aquele jogo da semi-final (e eu falo do segundo jogo) até hoje não me desse goela abaixo como um resultado normal. Tudo que mais odeio em um time estava lá: A falta de garra, a apatia diante de um adversário teoricamente "melhor tecnicamente" e a extrema falta de vontade de ganhar ou mesmo competir (pelo menos). Depois do primeiro gol o time já estava totalmente rendido diante de Ronaldo e seus meninos. Avanços comedidos na bola, indecisão no ataque, erros de passe grotescos... quase como se tudo já tivesse sido combinado antes: "Entreguem a partida e passem no caixa na final!". Quando saiu o segundo gol, a derrota já estava sacramentada.




Posso estar cometendo a maior das injustiças aqui, mas perder honradamente lutando até o fim é uma coisa, deixar o adversário "deitar e rolar" (e isso não é uma piadinha com o volume do Ronaldo) em campo é outra muito diferente. O São Paulo não é um time medíocre a ponto de deixar, mesmo um time com a qualidade do Corinthians, ser tão superior entre as quatro linhas.


OS FATOS

O São Paulo estava modificando o elenco depois da conquista do Brasileiro de 2008 e, na teoria, ainda não havia encontrado seu ritmo (como chegou até a semi-final então?), foi o que disseram. O Corinthians, havia acabado de retornar para o grupo de elite do mesmo campeonato, após amargar todo o ano de 2008 na segundona, e havia "contratado" Ronaldo (na minha opinião eu acho que foi o contrário, Ronaldo contratou o Corinthians) para reforçar o time.

A contratação de Ronaldo acabou servindo de incentivo ao time todo, que se espelhou nele para galgar degraus até a final do Campeonato Paulista de 2009 de forma heróica (ou não). O Timão ganhou um novo espírito e além do próprio Fenômeno, curiosamente, todo mundo começou a jogar melhor. Como foi que esse mesmo time caiu pra segundona em 2007?
Um jogador pode fazer toda a diferença?

A mala branca existe no futebol e não é de hoje. Todo mundo sabe. Não é coisa só de brasileiro, como muitos também devem pensar. A manipulação de resultados e os lucros que essas ações rendem para os envolvidos nem é mais algo tão ofensivo e atinge muitos esportes (embora para o Brasil, o futebol seja o mais lucrativo), mas então porque continuamos torcendo tão apaixonadamente para nosso times se sabemos que nada é realmente o que parece?


PAULISTÃO 2009 E LIBERTADORES

Esse ano não deu pra Ronaldo, Roberto Carlos e companhia. Alegando estar de olho na Libertadores, o Corinthians largou de mão o Paulistão e vem se empenhando no campeonato Sulamericano (mais o México) para conquistar um título inédito.
Agora quem dá bola é o Santos. O Santos é o novo Campeão.
"O que é isso? O hino do Peixe da Vila?" Não, é a constatação antecipada do resultado do campeonato desse ano.

Novamente o Tricolor Paulista está na parada, mas desta vez é o figurante do Santos que já abriu uma boa vantagem para o segundo jogo (em casa) vencendo o primeiro em pleno Morumbi por 3X2. Cumprimentos de Rogério Ceni, que saiu mal no último lance e o time acabou tomando o gol nos minutos finais.

Dominado o primeiro tempo quase inteiro após ter Marlos expulso (de forma correta) e após tomar o primeiro gol (contra, marcado por Júnios César) e o segundo numa cochilada da zaga, o São Paulo só foi reagir no 2º tempo chegando ao empate com gols de Hernanes e Dagoberto.

Seria injustiça dizer que o São Paulo não jogou bem, mas cansou depois da reação e tomou um gol matador no fim, exatamente como aconteceu no clássico contra o Corinthians.

Dizer que o Santos jogou mal também seria injustiça, até porque o time não tem nada para provar a ninguém desde o retorno triunfal de Robinho, que parece ter enebriado de inspiração a equipe exatamente como fez Ronaldo o ano passado no Corinthians. Curioso, não?Os meninos da Vila, como o time voltou a ser conhecido após ter sido esquecido logo que o elenco puxado pelo mesmo Robinho, Diego e Elano fizeram história em 2002, tem jogado muita bola esse ano. Com goleadas históricas (algumas com dois dígitos) e muita coreografia nas comemorações, ninguém duvida qual será o resultado do Campeonato Paulista. Duvida?

Quem sabe se o São Paulo trouxer Luiz Fabiano de volta ano que vem a mesma coisa não se repete, mas dessa vez para o nosso lado?

CONCLUSÕES

Vai ser difícil o São Paulo vencer o Santos por dois gols de diferença em plena Vila Belmiro.
Mais difícil ainda, vai ser o Santo André ou o Grêmio Barueri tirar o título da molecada do Santos.
Já para o Corinthians, resta a Libertadores, que já não duvido mais que eles irão vencer, afinal é ano de Centenário do Clube, né? A grana pro Campeonato já deve estar separada.

Se o talento individual e o carisma contagiam todo um time (achei que fosse essa a função dos técnicos) ou se tudo que acompanhamos pela TV com o coração apertado não passam de cenas bem escritas e ensaiadas, talvez nunca saibamos ao certo, até porque, o torcedor, que ainda é o grande incentivador ($) da "paixão nacional", tem que ser o último a saber.

E não esqueçam... esse ano tem a Copa do Mundo, mas esse assunto eu deixo para minha amiga Camila comentar.
Quem será que vai faturar?... Digo... Ganhar?

Obs.: Se nenhuma dessas minhas previsões se confirmar (o Santos ganhar o Paulista e o Corinthians a Libertadores), prometo vir aqui escrever um post de retratação e ainda renovar minha fé de que a competição saudável e o amor pelo futebol ainda existem, mas eu duvido muito que terei que perder esse tempo.

Dá-lhe Peixe!
Dá-lhe Curinthia!



NAMASTE!

Um comentário:

  1. Vamos torcer?
    Não para o São Paulo ganhar os jogos, mas para que de acordo com a teoria da conspiração, o Luís Fabiano retorne ao tricolor e repentinamente a gente volte a ser um time de verdade!
    Eu vou torcer. Perder pro Corinthians "Jamé"!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...