15 de junho de 2010

A Copa e a Seleção do Dunga

Clique para ampliar
Devo confessar que há duas semanas de começar a Copa eu não estava ligando para a competição. Desde os últimos fracassos do São Paulo Futebol Clube comecei a suspeitar de trapaças e tramóias no futebol nacional (e internacional também) e isso meio que minou minha paixão pelo esporte.
Acompanhei a convocação para a seleção do Dunga com total descrédito, não concordei com alguns nomes, mas também não tinha muitas opções para sugerir no lugar (quem sabe o Ronaldinho Gaúcho), só que hoje me vejo com expectativas maiores e em grande parte pelo futebolzinho mais ou menos que tem sido apresentado na Copa, com exceção da Alemanha. "Expectativas maiores com um futebol mais ou menos?". Exatamente. Se tivesse algo de podre no reino da Dinamarca (estou citando Shakespeare!), alguma seleção já estaria com pinta de campeã a essa altura (Alemanha, hã? hã?). Seja como for, estou conseguindo ver as partidas sem pensar muito no que rola nos bastidores, em outras palavras, como um espectador ignorante.

O clima de Copa, querendo ou não, é contagiante. Minha rua está toda enfeitada com bandeirinhas, por onde eu passo a molecada bate uma pelada entre um jogo e outro, há vendedores ambulantes por toda parte vendendo bandeiras, camisetas e... vuvuzelas. Sim, as malditas vuvuzelas que não param de tocar em nenhum canto da cidade. Aliás, um beijo no coração de quem criou a vuvuzela. (NOT!)

Acabei entrando no clima, mas não porque me rendi ao clima de festa que todo brasileiro adora (quem não gosta de parar o trabalho de vez em quando, né?), e sim porque a Copa do Mundo é um espetáculo do esporte que mexe com a gente. A competição em si, a expectativa pela exibição dos times, a esperança de presenciar um gol bonito, um drible ou mesmo um passe fenomenal. Tudo isso torna a Copa especial pra quem gosta do futebol, e nesse caso não é necessário assistir especificamente um jogo da seleção brasileira.

Tenho visto a maioria dos jogos, e poucas seleções tem me surpreendido. Gostei da atuação da dona da casa África do Sul, gostei do time da Holanda, me surpreendi com a nova Alemanha (e eu me refiro ao novo espírito do time) e não achei o time do Maradona dos piores em meio a tanta demonstração de falta de habilidade que tem sido a competição até aqui. Tomara que sejam reflexos da estreia, e quem sabe na próxima rodada as coisas melhorem (ou piorem de vez!).


Brasil X Coréia do Norte


Ok, o futebol da Coréia é burocrático. Os caras são bons na marcação... e só. Na teoria, a seleção deveria ter passado fácil pelos asiáticos, o que não aconteceu. Isso só comprova que houve mais incompetência por parte dos comandados do Dunga do que méritos dos Coreanos. As possibilidades foram criadas, os passes foram trocados, mas poucas foram as reais chances de gol da seleção (exceto os constantes chutes de fora da área). Robinho, o desacreditado Elano (eu mesmo me perguntei o que ele estava fazendo em campo quando vi seu nome escalado), Juan e Nilmar (que substituiu o Kaká) foram os que mais criaram, mesmo assim não renderam tanto quanto podiam. Kaká apresentou se não uma total, uma preocupante falta de ritmo e Luis Fabiano esperou demais na banheira, aparecendo na maioria das vezes em posição irregular.

Os gols saíram de onde menos se esperava: no bico de Maicon (que juram que foi de três dedos) e no oportunismo de Elano após toque açucarado de Robinho. A seleção venceu, mas não convenceu, no entanto, os pontos foram garantidos e numa copa de rendimento tão ruim, até que não é mal resultado.

Brasileiro ou não, acabei comemorando o gol dos coreanos. Sempre é bom tomar esses gols para manter os pés no chão e o foco nos adversários, algo que faltou no último mundial. O resultado todos nós nos recordamos: Zidane limpou o chão com o time do Parreira. A Costa do Marfim promete ser um time mais agressivo do que a Coréia, e daqui pra frente se o Dunga conseguir acertar os (muitos) erros da equipe, quem sabe consigamos terminar a primeira fase com os 9 pontos garantidos e um saldo de gols elogiável.


NAMASTE!

Um comentário:

  1. Não vou perder meu tempinho dizendo as mil razões do pq eu ODEIO tanto a copa, mais que o futebol em si. Vc ja sabe.
    E sim... odeio essa putaria de fechar tudo no dia do jogo. É um saco, vc n pode nem ir num cinema se isolar dessa porcaria pq N ABRE e se abre é pra passar a meda do jogo.
    É.. la estão os 11 bestas se enchendo de ganhar dinheiro e nosso pais se da o luxo de fechar pro jogo. Depois dizem q não vamos pra frente.
    Não vejo a hora de acabar, e se pudese, queria q todos q botam a boca pra somprar essa porcaria de vuvuzela pegasem sarna bucal ( se n existe, passe a existir), principalmente o fdp q toca isso aqui as 7 da manha num SABADO.
    Não to nem ai se falam q é falta de patriotismo, pq diferente desse bando de falços q so sabem criticar o pais e na copa fingem q amam, to mais preocupada com coisas como HELLO temos eleição, alguem ai se preocupa nos lixos q estão colocando pra nos representar?? Opa não, nem se lembram disso. E se dizem patriotas... ahahhahah, até parece! Se TODOS q são tãoooo patriotas nessas epocas fossem pelo mjenos 10%... n falei 100 e sim somente 10% tão patriotas para a politica como pra copa, nosso pais andava muito melhor e não estariamos a ponto de OPA colocar uma MILITAR TOTAL ESTILO GETULIO na presidencia. E nada de dizer q ninguem sabe disso. Coloquem no google q se acha tudo sobre esse projeto de getulio.
    Viva o CQC que embora mais da metade do programa foi de futebol, lembra que epoca estamos e nos mostraram um pouco mais do LIXO q temos em brasilia.
    Quero muito q o Brasil perca, de preferencia pra Argentina, so pela rixa idiota q ha. Mas se for por algum timinho q o idiota do galvão bueno em toda sua pre potencia diz ser de 5 categoria, vai ser tão bom quanto.
    Quando esse inferno for aqui em 2014, se deus quiser espero poder ir fazer mochilão no alasca e ficar em locais onde nem o celular pegue ( sim existe locais assim)para n ouvir nem meio som de vuvuzela, nem a voz de nenhum narrador chato e muito menos de nenhum GOL.
    Sem mais delongas.. FODA-SE seleção ^^
    bjs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...