20 de novembro de 2011

Os Mercenários 2 e a expectativa [ATUALIZADO]

Enquanto o aguardadíssimo Os Mercenários 2 não chega às telas (ô 2012, vem logo!) decidi me contentar comprando a Edição Especial do primeiro filme, que além de ter um disco só de extras, vem numa embalagem caprichada com título em alto-relevo e cor especial. Do jeito que todo colecionador gosta.
Passei boas três horas revendo o filme e vibrando com as cenas de ação impactantes, e não resisti em saborear cada um dos minutos de making of, cenas deletadas e erros de gravação que recheiam o disco de extras.

Acompanhando a narração do próprio Sylvester Stallone (que dirigiu e escreveu a história), não há como não se emocionar com tudo que rolou nos bastidores do filme até seu lançamento, e assistir todos esses astros reunidos em cenas de pancadaria e matança desenfreada é como ver um sonho sendo realizado. Poucos filmes me fizeram reviver a infância e adolescência como Os Mercenários, e esse tipo de fita já fazia falta nos dias atuais.

Eu já havia assistido o making of de Rocky Balboa e me impressionado com toda a dedicação que Sly tem não só em dirigir como também em produzir seus filmes, mas com Os Mercenários, embora ele não admita isso na polêmica entrevista da Comic Con San Diego (explosões, Brasil, macacos e mimimimi), houve um maior cuidado com esse filme. Sly sabia que estava criando algo icônico, e que Os Mercenários traria de volta aquele clima que estava morto desde que ele, Schwarzenegger e Van Damme haviam se afastado do cinema de ação.

Como diretor ele é exigente, detalhista, controlador e perfeccionista. Ele comanda todas as cenas, faz questão que tudo esteja como ele pensou à princípio, mas trata para que seus atores se sintam suficientemente à vontade para atuarem, como se eles não estivessem sob o comando de um verdadeiro militar. Sim. Sly mais parece um general comandando uma tropa por trás das câmeras, e talvez seja daí que vem aquela energia que sentimos ao ver o filme. Há um toque de realidade mesmo durante as cenas intensas de luta, e embora admitamos que Os Mercenários não seja nenhuma obra-prima do cinema moderno (e na verdade quem se importa com isso??), o filme já é sim um grande clássico do gênero.

É bem interessante ver o making of e sentir a aproximação que acabou ocorrendo entre os caras do elenco. Terry "Pai do Chris" Crews é definitivamente um sujeito hilário, e não perde uma só chance de sacanear com alguém ou fazer algum tipo de piada nos bastidores. O próprio Sly por vezes parece bem à vontade mesmo atrás das câmeras e Jason Statham é outro que parece ser mesmo um sujeito "boa praça", apesar dos personagens sisudos que está acostumado a interpretar no cinema.
Outro ponto interessante no making of é a visita de Stallone e o elenco do filme à academia de jiu jitsu onde treinam Antônio Rodrigo "Minotauro" e Anderson Silva, e ambos aparecem com destaque, conversando em inglês com Sly.


Minotauro, por sua vez, faz uma participação no filme como um dos soldados do general Garza, o ditador que comanda a republiqueta onde Stallone e os Mercenários chegam para explodir tudo e salvar a mocinha, vivida por Gisele Itié.

Pra quem esteve em Marte durante os últimos anos, é válido lembrar que boa parte da fita foi filmada no Brasil, em algumas comunidades do Rio de Janeiro, e chegou a rolar aquele estresse devido as declarações de Stallone sobre o povo brasileiro e a recepção que teve por aqui, além de criticar o BOPE e seu símbolo, posteriormente.
Curiosamente... O símbolo usado para o segundo pôster de Mercenários é bem similar ao próprio desenho do BOPE...

A Edição Especial de Mercenários vale sim ser adquirida para quem, assim como eu, é fã não só de Stallone, Schwarzenegger e Bruce Willis, mas do cinema de ação brucutu dos anos 80 e 90 como um todo.
A união desses caras mais Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren, Randy Couture e Terry Crews é um dos acontecimentos mais fenomenais dos últimos tempos, e isso só faz aumentar os méritos de Stallone em ter conseguido juntar esse pessoal todo e ainda criar um filme bem acima da média do que estávamos vendo recentemente.

Com o perdão da má palavra, mas PUTA QUE PARIU!!
Eu já estava acompanhando as últimas notícias das filmagens de os Mercenários 2 e vibrando com cada foto que vinha sendo publicada pelos próprios astros envolvidos nas redes sociais, mas quando vi o pôster oficial da produção, tudo que pude falar foi o eloquente palavrão que mencionei no parágrafo anterior.
Os Mercenários 1é um clássico, isso ninguém duvida, mas exceto a cena em que Stallone, Schwarzzas e Willis se encontram brevemente na igreja (os melhores cinco minutos de filme dos últimos 10 anos!) e a luta entre Jet Li e Lundgren, embora todo o filme seja recheado de momentos emblemáticos, não tivemos AQUELE momento "Caralhooo", digno dos grandes encontros do cinema. Ainda faltava algo, sentíamos que aquilo podia melhorar, e as notícias acerca do roteiro do 2º filme simplesmente alertou todos os fãs para aquilo que estava com cara de ser o acontecimento mais extraordinário de todos.
A primeira grande notícia era que Jean Claude Van Damme havia sido integrado ao elenco, e que melhor que isso, ele viveria o vilão da história. Van Damme não tardou a movimentar seu facebook com fotos das filmagens, parecendo animado em estar de volta às grandes produções, uma vez que seus últimos filmes haviam sido lançado direto para home video (ainda usam esse termo?). Uma declaração sua de que seu personagem participaria de lutas com praticamente TODO O ELENCO alvoroçou a galera, e me pôs a pensar em quanto essa sequência vai ser explosiva.

Pra quem não lembra, Van Damme já havia sido convidado para a primeira reunião, mas teria se recusado a participar, segundo boatos, apenas porque teria que perder uma luta para Jet Li.
Colocando as frescuras de lado e vendo a grande oportunidade que havia perdido após sentir o sucesso de Os Mercenários, o baixinho belga decidiu não recusar um segundo convite, e provavelmente conseguirá alavancar sua carreira novamente, quem sabe voltando ao mainstream do cinema de ação, lugar de onde ele se afastou desde que começou a se envolver com drogas e confusões.
Se suas alegações sobre o roteiro são mesmo verdadeiras, teremos um espetáculo de combates pra nenhum fã botar defeito, considerando que as cenas de luta de Os Mercenários foi um de seus pontos altos. Só de pensar em ver Van Damme contra Jet Li (se é que Li estará mesmo no filme), ou contra Randy Couture ou repetindo a luta de Soldado Universal contra Dolph Lundgren já dá pra sentir a adrenalina subir, e a vontade que 2012 chegue logo só aumenta.
A segunda grande notícia sobre Os Mercenários 2 foi a presença de Deus Chuck Norris, o senhor de todos os sortilégios no set de filmagem.

Eu não consigo sequer imaginar um papel que faça jus a onipotência do maior praticante de roundhouse kick do universo (ele o sujeito que encarou o próprio Bruce Lee e sobreviveu), no filme idealizado por Stallone, mas que estou muito curioso para saber e ver essa participação mais do que especial de Norris em Os Mercenários 2 isso não tem como negar. Já pensou se rola uma luta dele contra qualquer um dos artistas marciais do elenco? Como diria o Galvão, "Haaaaaja, coração, amigo!".
Se o roteiro vai seguir de perto a história iniciada no primeiro filme ainda é incerto, tudo que foi divulgado é a seguinte sinopse:
"Os mercenários estão de volta e desta vez é pessoal! Depois que Tool (Mickey Rourke), a alma do grupo, é brutalmente morto em uma missão, seus camaradas juram vingança - mas não são os únicos sedentos por sangue. A bela e selvagem filha de Tool, Fiona, embarca em sua própria missão de vingança, mas complica a situação quando é capturada por um cruel ditador que planeja destruir o movimento de resistência a que se opõe. Agora Barney e os mercenários devem arriscar tudo para salvar a moça e a humanidade."

Não me parece que o plot de que Barney (Stallone) e seus amigos traíram a confiança de Church (Willis) será utilizado na sequência, o que é uma pena. A sinopse me parece muito rasa e lembra muito a história do primeiro filme, mas como eu disse antes, quem se importa com roteiro??
Os Mercenários 2 promete fazer a maior reunião de astros do cinema brucutu de todos os tempos, e se tem algum fã mais preocupado com a história do que a reunião deles em si só tenho uma coisa a dizer:


Estou na adrenalina com esse filme, e se já rolou uma lágrima ao ver o primeiro pôster, imagino o que acontecerá quando soltarem o primeiro trailler!!

O roteiro de Os Mercenários 2 ficou a cargo de David Agosto e Ken Kaufman. Simon West (Con Air, Tomb Raider) assume a direção, deixando Sly apenas como o cicerone da festa.
Os Mercenários 2 estreia em 17 de agosto de 2012 e eu estarei lá, comendo pipoca e vendo as rugas e as pelancas de meus heróis em 3D.
Até lá é bom que o mundo não acabe e que Chuck Norris nos abençoe!
chuck norris j25c325b3ia Pictures, Images and Photos


NAMASTE!
E saiu a sinopse oficial:


Os Mercenários estão de volta e desta vez é pessoal ... Barney Ross (Sylvester Stallone), Lee Christmas (Jason Statham), Yin Yang (Jet Li), Gunnar Jensen (Dolph Lundgren), Toll Road (Randy Couture) e Hale Caesar (Terry Crews) -
e os novos membros Billy the Kid (Liam Hemsworth) e Maggie (Yu Nan) a bordo – se reúnem novamente quando o Sr. Church (Bruce Willis) pede que eles executem um trabalho aparentemente simples.
Aparentemente seria dinheiro fácil para Barney e seu bando de mercenários das
antigas, mas quando as coisas correm mal e um deles é assassinado brutalmente, Os Mercenários resolvem buscar vingança no meio do território hostil, onde todas as probabilidades estão contra eles.
Eles estão de volta, causando estragos, morte e destruição no meio das
forças inimigas, e ainda terão que lidar com uma ameaça inesperada de última
hora - seis quilos de plutônio, o suficiente para mudar o equilíbrio de poder no mundo. Mas isso não é nada comparada com a sede de vingança que os
move em rota de colisão com o adversário que barbaramente assassinou o seu irmão.
Tudo isso feito da maneira DOS MERCENÁRIOS!



Chega logo 2012!

Um comentário:

  1. Excelente post, pensei que só eu gostava desse tipo de filme e tinha adorado Mercenários 1.
    Alias, me diverti mais vendo mercenários do que o hypado avatar.
    Abraços

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...