Páginas

11 de janeiro de 2020

Os personagens mais POPULARES da Marvel


Se tem uma coisa que o consumidor de cultura pop gosta é de fazer lista, por isso, o CBR (Comic Book Resources) elencou em 2019 os 50 personagens mais populares da Marvel Comics dos últimos 12 anos, disponibilizando em seu site o resultado. O ranking foi feito pelos leitores do CBR e aponta o sobe e desce de posição da popularidade dos personagens desde 2007

Claro que de 2007 pra cá MUITA COISA mudou com relação a exposição de alguns personagens em outras mídias que não as HQs, e é bem óbvio que esse fator interfere bastante nessa lista. 

Vamos começar aqui comentando as 10 primeiras posições desse ranking e alguns pontos que precisam ser mencionados.


O Amigão da Vizinhança ter se mantido no topo da lista de popularidade desde 2007 não deve ser surpresa para ninguém, já que há muito tempo o personagem é o carro-chefe da Marvel nos gibis e fora deles - visto aí a treta entre Marvel Studios e a Sony pelos direitos do Aranha nos cinemas -, mas o segundo lugar do Capitão América, admito, foi uma surpresa pra mim. O fator simbolismo deve influenciar bastante nesse resultado para os americanos, já que Steve Rogers, guardadas as devidas proporções, representa o tal sonho americano. Duvido muito que ele se manteria em segundo lugar nessa lista se a pesquisa fosse um pouco mais abrangente, além do solo estado-unidense. 


Mas Rodman, os filmes da Marvel Studios popularizaram bastante o bandeiroso pelo mundo.

Sim, isso nem tem como se discutir. O Capitão América hoje em dia é tão popular pelo mundo quanto o Homem Aranha devido sua caracterização nos cinemas, mas o ranking do CBR começou a ser produzido em 2007 quando nem o primeiro filme do Homem de Ferro tinha estreado nos cinemas. Naquela época, o Capitão já era o segundo mais popular por lá e se manteve até 2019, o que prova que ele já era bem querido mesmo quando era só um personagem de gibis. 


Em seguida, oscilando de sétimo para terceiro lugar vem o Carcaju canadense, que no Brasil, com absoluta certeza, devido sua popularização crescente desde a animação da Fox Kids que passava na TV Colosso e também pelo trem desgovernado que foi a fase de Chris Claremont e Jim Lee nas HQs, jamais perderia para o Capitão América em popularidade. A exposição massiva do personagem nas HQs nas últimas três décadas nem tem como se comparar com outros da Marvel - talvez só o Aranha faça frente - e assim como o Batman da DC, acabou acontecendo uma saturação de Wolverine na Marvel, já que o baixinho invocado vendia bem e aparecia em tudo quanto é capa de gibi por conta disso. 


Entre os anos 90 e os anos 2000 provavelmente só não rolou crossover entre Wolverine e a Barbie!

Mas agora para tudo que vamos comentar do Demolidor ocupando a quarta posição, acima de pesos pesados (hehehe!) como Hulk, Thor e Homem de Ferro, simplesmente os três membros fundadores dos Vingadores. O Demônio da Cozinha do Inferno não só mantém a posição desde 2015 como em 2007 esteve à frente do Wolverine em popularidade. Vocês também não ficam surpresos com isso?


Aiiin, Rodman, mas teve a série dele na Netflix e...

Cala boca, jovem padawan! A série só estreou em 2015 e mesmo que tenha tido um relevante sucesso no serviço de streaming, ainda era um produto de nicho, o que não explica como o personagem conseguiu ficar melhor posicionado que o James "Fucking" Howlett em 2007. Até a quarta posição que hoje ele ocupa é bem questionável, já que, apesar dos famosos arcos de Frank Miller, Brian Michael Bendis e Mark Waid nos gibis, o Demolidor nunca foi personagem do time A da Marvel, tendo sua revista ameaçada de cancelamento algumas vezes ao longo de seus 50 anos (quase 60!) de história. Porra! E eu admito isso mesmo adorando o Demolidor!

Ver o Thor uma posição acima do Hulk também é estranho, mas é compreensivo, já que se compararmos os arcos nos gibis, o Thor sempre teve histórias mais caprichadas do que o Golias Esmeralda. 


No Brasil, para termos de comparação, acredito que o Hulk seja TOP 5 de popularidade da Marvel, já que até nossos avós são capazes de reconhecê-lo em outras mídias graças ao sucesso da série protagonizada por Lou Ferrigno na década de 70. Ainda comparando os dois personagens, o Incrível Hulk teve um título próprio lançado pela Editora Abril por longos anos, enquanto as histórias do Thor eram jogadas em títulos "emprestados" como Heróis da TV, Superaventuras Marvel e até do Homem Aranha. Duvido que minha mãe, por exemplo, saiba o nome do "cara loiro que carrega um martelo à tiracolo", mas ela sabe quem é o "cara verde boladão". 

Porra, Doutor Destino na sétima posição


Que carai de ranking é esse que elenca o Doutor Destino acima de todas as super-heroínas importantes da Marvel e acima até do Magneto, que aparecia em vários episódios da animação dos X-Men dos anos 90 e também de X-Men Evolution? Consigo defender outras posições aí, mas admito que nem eu consegui entender o que o soberano da Latvéria faz nesse top 10.  

Aiiinn, Rodman, mas teve os filmes do Quarteto Fantástico e...


Nem os membros do Quarteto Fantástico estão nesse ranking de dez mais populares, jovem padawan! Usar os filmes como justificativa nem cola! 


Já disse no Blog algumas vezes que o Doutor Destino é um dos meus vilões favoritos da Marvel, mas ele não estaria nem em um top 20 de mais populares em uma lista minha. Mas enfim! Seja como for, os leitores do CBR (esses 5882 que votaram nele!), assim como eu, também devem estar esperando uma adaptação decente do Von Doom na telona, agora que a Marvel Studios assumiu a Fox. Oremos!


E o Homem de Ferro, hein? Apesar do tsunami Robert Downey Jr. e o que o cara representou pro MCU nos cinemas, parece que a popularidade do personagem não cresceu tanto assim nos gibis por conta disso. O Cabeça de Lata chegou a figurar FORA dos 10 mais em 2007 e a posição mais alta que alcançou foi a 7ª, não superando nem mesmo seu arqui-inimigo Doutor Destino em popularidade. 


Todo mundo sabe que antes do MCU o Homem de Ferro era só um mero personagem perdido ali nas fileiras dos Vingadores e seus quatrocentos e oitenta e seis membros, e provavelmente, se não fosse o reconhecimento por conta dos filmes, ele nem estaria entre os 20 mais.  
        
O Ciclope é um personagem que sempre dividiu muitas opiniões e eu falei de sua rivalidade com o Wolverine lá nos primórdios do Blog do Rodman (num dos primeiros posts). Eu particularmente nunca conheci ninguém que gostasse do cara (exceto eu mesmo!), e vi ano após ano o famoso líder dos X-Men tendo que virar uma espécie de cria do Magneto para enfim ganhar algum respeito nas HQs, algo que até hoje é questionável. Vê-lo entre os 10 mais populares é bem surpreendente, no entanto. No Brasil - e também no ranking dos antigos produtores da 20th Century Fox! - Scott Summers não deve ficar nem entre os 100 mais populares dado o desprezo que sentem por ele. 


O mestre do magnetismo também está muito bem colocado na lista (10º), o que não surpreende, já que sua popularidade também foi elevada graças a sua fase como o principal inimigo de Charles Xavier e de seus X-Men nos anos 90. Por consequência, o Magneto era figurinha carimbada nos jogos de videogame, em camisetas e tudo quanto era produto sobre os mutantes.


O restante da lista não chega a ser tão surpreendente, mas contém algumas injustiças como Deadpool (13º) ser mais popular que a Tempestade (16º), Kitty Pryde (17º) e que a Jean Grey (18º). Aliás, falando das heroínas, todas estão muito mal posicionadas, o que denota que a falta de diversidade - e representatividade -  é uma questão que ainda vai demorar longos anos para ser resolvida. Nenhuma mulher da Marvel figura entre os 10 mais, e personagens queridíssimas - ou que pelo menos deveriam ser - só vão aparecer depois da posição 15. Mulher Hulk em 20º, Capitã Marvel em 22º e a Vampira em 25º. 


O público de quadrinhos ainda é bem conservador e destaca homens héteros e brancos como seus representantes principais, deixando de lado personagens de outros gêneros, raças e credos. 

Só como termo de comparação, a personagem negra mais bem colocada (Tempestade) também é a primeira mulher a aparecer na lista. O Pantera Negra está em 27º (até aí compreensivo, já que ele nunca foi lá muito popular até aparecer nos filmes) e depois dele só vai aparecer o Luke Cage em 38º! O Homem Aranha Miles Morales, apesar dos esforços contínuos da Marvel de o tornar popular, inclusive o colocando como o protagonista da excelente animação Homem Aranha no Aranhaverso, nem sequer aparece na lista dos 50 mais, assim como a verdadeira Capitã Marvel Mônica Rambeau e o Blade


E aí tem o momento das gargalhadas, já que para os leitores do CBR, o Punho de Ferro (24º) é mais importante que a Vampira, que o Fera (26º), Pantera Negra, Feiticeira Escarlate (28º) e o Gambit (29º).

O bosta do Cavaleiro da Lua (31º) está mais bem posicionado na lista que a Viúva Negra (33º), o Sr. Fantástico (34º), Venom (39º) e o Visão (40º)


A Mulher Invisível, primeira heroína da Marvel, criada lá na década de 60 por Stan Lee e Jack Kirby aparece em 42º lugar e a Mulher Aranha aparece em 47º lugar, um pouco abaixo da Capitã Britânia Betsy Braddock (45º) que por anos foi conhecida como uma das personalidades de ninguém menos que a Psylocke!! Quase não aparece na lista.  


Como dizem por aí, gosto é que nem cu, cada um tem o seu e ninguém tem nada com isso. A lista do CBR obviamente não representa unanimidade entre os fãs dos quadrinhos da Marvel no mundo todo e possui MUITAS injustiças, mas é apenas uma lista. O público americano pensa muito diferente do brasileiro, por exemplo, e é comum que por lá eles elenquem o Doutor Destino entre os 10 mais. Os caras votam no Donald Trump para Presidente, o que pode se esperar de um povo assim, não é mesmo?*

Para você que gosta de listas, ao longo desses 10 anos de existência do Blog do Rodman eu postei algumas delas por aqui. As mais populares são, a já citada lista da Wizard dos 200 Maiores Personagens de HQs (publicada em 2010), Meu Top 10 Maiores Vingadores, Top 10 Maiores Surras das HQs e o post do Blog mais visualizado pelos punheteiros desse Brasil, o já clássico Top 10 As Mais Gostosas da Marvel

NAMASTE!

* Claro que nesse caso é o roto falado do rasgado, já que no Brasil não estamos tão melhores, táokey!

Nenhum comentário:

Postar um comentário