20 de janeiro de 2013

Eu vi Django - Livre



Eu era novo demais para assistir Cães de Aluguel (1992) e Pulp Fiction (1994) nos cinemas, não houve a badalação necessária sobre Jackie Brown (1997) para que eu me empolgasse em vê-lo e Kill Bill (2003 e 2004) chegou tarde demais a meu conhecimento para que eu pudesse prestigiá-lo diante da tela grande, mas eu tive o prazer de ver Hitler sendo fuzilado em Bastardos Inglórios (2009) dentro do cinema e mais uma vez tive a honra de ver uma obra-prima de Quentin Tarantino na semana de estreia com Django Livre.  E não, o cara não me decepcionou!

A nova e elogiadíssima empreitada de Quentin Tarantino conta a história de Django (Jamie Foxx), um negro escravo que é alforriado por um misterioso caçador de recompensas alemão chamado King Schultz (Christoph Waltzenquanto é transportado por seu “Sinhô” em algum lugar do Texas americano do século XIX. Django tem uma valiosa informação que renderá a localização de três cruéis irmãos que estão sendo procurados pelo caçador de recompensas, e à medida que ele passa conhecimento sobre seu Modus Operandi ao ex-escravo, mais eles vão se tornando companheiros.


Uma vez que ambos conseguem punir os irmãos Brittle (dentre eles M.C Gainey, o Tom Friendly de LOST), que têm como esporte preferido chicotear escravos, Schultz oferece uma parceria a Django em suas caçadas, ao qual eloquentemente ele responde:

“Matar alguns brancos e ainda receber por isso?? Como não aceitar?”

Daí pra frente os dois caçadores saem em busca de mais recompensas pelo Sul, enquanto esperam o momento propício para resgatar Brunhilde (Kerry Washington), a esposa que Django não vê desde que foram separados ainda na senzala, das garras do poderoso fazendeiro Calvin Candie (Leonardo DiCaprio).


Eu sou muito suspeito para falar de um filme dirigido por Quentin Tarantino porque sou um grande fã de tudo que ele fez até agora, e a meu ver, Django é mais um acerto na consagrada carreira deste, que hoje, é com certeza um dos melhores no ofício que exerce.

O filme não é só uma grande homenagem ao estilo Western, mas é também um apanhado muito grande de referências cinematográficas, daquelas que Tarantino sempre gosta de colocar na tela para deleite da plateia. Ele criou um estilo de filmagem único e uma linha narrativa de roteiro imbatível, que faz o público gargalhar ao mesmo tempo em que corpos e cabeças são explodidos em cena, num banho de sangue crível e ao mesmo tempo bem inserido na tela.


Em Django, são os diálogos e as situações que conduzem a história, e Tarantino não perdeu a mão com o passar do tempo. Pelo contrário. Ele continua sendo o único diretor/roteirista que consegue manter uma plateia empolgada sentada diante de uma tela enquanto duas pessoas conversam simplesmente em cena. Os diálogos afiadíssimos dão ao público a oportunidade de apreciar as atuações memoráveis dos brilhantes atores que o diretor escolhe a dedo para seus papeis, e como não podia deixar de ser, Christoph Waltz, o homem que nos fez torcer por um nazista com seu Hans Landa de Bastardos Inglórios, retorna tão inspirado quanto em seu papel anterior, criando as melhores situações de Django – Livre


É impressionante a naturalidade com que Waltz, que na verdade é austríaco e não alemão como Schultz, constrói seus personagens, dando-nos a nítida sensação de que ele está se divertindo em cena. Até que Django assuma o papel como personagem principal do filme, é do Dr. Schultz todo o foco (e isso leva em torno de 45 minutos de filme), o que não quer dizer que ele dá todo o espaço ao companheiro negro posteriormente. É divertido vê-lo atuar (mesmo quando ele se deleita mandando chumbo em bandoleiros), e não me admire que o ator de 57 anos leve para casa o Oscar de Ator Coadjuvante de 2013, assim como levou o Globo de Ouro e o próprio Oscar em 2010, na mesma indicação.


Outro que se destacou e muito em cena foi o sempre surpreendente Leonardo DiCaprio, que deixou há muito tempo a sombra congelante do garoto Jack de Titanic para trás. Mesmo o cara já tendo trabalhado com nomes como Martin Scorsese em cinco filmes e consolidado uma carreira forte de ator ao longo dos anos, dá-se a impressão de que ele sempre tem que provar que ele não é só mais aquele “rostinho bonito” de Titanic. Em Django, como o vilão da história, ele se sai muito bem em cena, contracenando de igual pra igual inclusive com Christoph Waltz e Samuel L. Jackson, esse aliás, impagável como um velho serviçal da família de Calvin Candie. Seus papeis de “estressadinho”, como em Os Infiltrados (2006) sempre fizeram sucesso, e em Django ele acaba puxando um pouco dessa característica, embora seu personagem tenha na ponta da língua o texto sagaz de Tarantino, desta vez, o que lhe confere várias possibilidades de interpretação.


Não há nenhum elo fraco na escolha de elenco, e todos estão muito bem em suas atuações, incluindo o oscarizado Jamie Foxx, que nos faz torcer por seu herói negro e que nos faz igualmente querer vingança por tudo aquilo que ele passou em sua vida de escravo. As expressões faciais que Foxx confere ao assustado Django do início do filme, e todo seu controle sob as pressões psicológicas aos quais é submetido pelo personagem de DiCaprio mais tarde, são notáveis, bem como a transformação pela qual o personagem passa quando se torna, enfim, um caçador de recompensas. 


Kerry Washington, que vive a sofrida escrava Brunhilde, que fala alemão e que possui o nome de uma princesa de uma antiga lenda germânica, é outra que não decepciona durante as cenas de tensão e tortura, e na falta de uma heroína como a Beatrix Kiddo (Uma Thurman) de Kill Bill ou a Shoshana (Mélanie Laurent) de Bastardos Inglórios, temos ao menos a mocinha em perigo a ser resgatada pelo herói.


As homenagens de Tarantino aos filmes Western vão além do clima de Velho Oeste, dos cenários belíssimos de um Texas invernal, cowboys e bandidos, e fora a trilha sonora que inclui algumas músicas de Ennio Morricone (compositor que criou as trilhas mais famosas de Faroeste do cinema e que já trabalhou com Tarantino em Bastardos Inglórios) as homenagens continuam com a participação (“amigável”, segundo os créditos) do próprio Franco Nero, o ator italiano que ajudou a popularizar o gênero Western Spaghetti, e que faz uma ponta no filme em uma cena que, dizem, faz uma “crítica velada” ao UFC e todas essas lutas que usam o massacre como espetáculo.


Django – Livre está na lista dos melhores trabalhos de Tarantino, e apesar de nos apresentar situações de certo modo até previsíveis (como o “aperto de mão” de Schultz em Candie), o final de Django com a família Candie ou do banho de sangue exageradíssimo que acaba se tornando o resgate de Brunhilde, o filme é extremamente divertido, além de funcionar como uma aula de cinema moderno, e de como dá para se tratar de um assunto delicado como a escravidão e o preconceito racial de uma maneira respeitosa, sem ter que apelar para a pieguice ou colocar panos quentes demais, como na maioria das vezes acaba acontecendo ao se mexer com temas complicados de se lidar. 
Com Django, Tarantino mostrou que o outro lado, aquele que acaba sendo explorado pela imposição do mais forte, nem sempre precisa ser retratado como a vítima. Foi assim com os judeus vingativos de Bastardos Inglórios e agora com os negros em Django. Quem serão as estrelas do próximo longa tarantinesco? Os homossexuais?


Não é a toa que Tarantino já levou para casa o Golden Globes 2013 de Melhor Roteiro, e que seu filme está disputando cabeça a cabeça o Oscar de melhor filme com o premiado Lincoln de Steven Spielberg, que curiosamente, também fala de escravidão e segregação. 

Estou na torcida para que Django ganhe como melhor filme, ou que pelo menos Tarantino leve o Oscar por roteiro. Ele merece a premiação.



NOTA: 9,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...