7 de março de 2015

Agents of SHIELD - Mid-Season 2ª Temporada


Para quem esperava uma Segunda Temporada de Agents of SHIELD  mais próxima do universo dos Quadrinhos da Marvel, ou pelo menos que utilizasse mais elementos do próprio universo cinematográfico da Casa das Ideias tomou outro banho de água fria na cabeça, já que a série parece mesmo ter a tendência de se fechar em seu mundinho nos apresentando personagens novos ou utilizando personagens obscuros, daqueles com a qual quase ninguém se importa.

Nossa, Rodman! Quer dizer que Agents of SHIELD está uma bosta?

Apesar dos pesares, não, caro padawan. Se você conseguir abstrair que está assistindo uma série de super-heróis sem super-heróis (assim como Gotham é uma série do Batman SEM o Batman), talvez você consiga até se divertir, mas tenha a convicção que você não vai ver nada de muito bombástico nos episódios com relação ao que já vimos nos filmes Marvel.

Depois que a HIDRA se revelou infiltrada até mesmo nos escalões mais altos da hierarquia da SHIELD no filme do Capitão América (que eu resenhei aqui) fodendo a porra toda, a organização acabou sendo forçada a se dissolver, o que tornou seus agentes, em especial aqueles que não haviam sido corrompidos pelo regime nazi-fascista da HIDRA, em foras-da-lei. Sendo perseguidos de perto pelo General Glenn Talbot (Adrian Pasdar, o Nathan Petreli de Heroes) os ex-agentes decidem continuar na ativa sob o comando do novo pica grossa Phil Coulson (Clark Gregg), que começa a reunir uma nova equipe depois que a sua quase foi destruída.


Da antiga equipe restam Skye (Chloe Bennet), que deixou de ser apenas a hacker e que agora é uma agente de campo, treinada nos paranauês das pancadarias por sua nova O.S Melinda May (Ming-Na Wen, a tiazona mais gata da TV!) e Fitz (Iain De Caestecker), que após a trairagem de Grant Ward (Brett Dalton) vista na primeira temporada, acabou com sequelas cerebrais e problemas de fala. No começo da temporada Jemma Simmons (Elizabeth Henstridge) não faz parte da equipe principal, mas logo depois descobrimos que ela está em uma missão secreta, infiltrada no covil da HIDRA.


Trip (B.J. Britt) que já havia dado as caras na temporada anterior e Mack (Henry Simmons) são os reforços do grupo de Coulson, enquanto Izzy (Lucy Lawless, mais conhecida como Xena) e Hunter (Nick Blood) funcionam mais como “colaboradores”, usando seus talentos de mercenários para dar uma força pro chapa Coulson. Em diálogos rápidos é explicado que Isabelle “Izzy” Hartley já trabalhou com o diretor da SHIELD em um passado remoto, mas a relação da nova equipe com a antiga não é algo com a qual os roteiristas se preocupam em nos explicar, assim como a passagem de tempo entre o fim da primeira temporada e o começo da segunda. Como Skye se tornou uma porradeira fodona em tão pouco tempo? Há quanto tempo a equipe de Hartley e Hunter estão ajudando Coulson?


Enfim. Ligue o foda-se você também.

Já no primeiro episódio, essa nova equipe é feita quase em pedaços, enquanto numa missão quase que suicida os agentes procuram recuperar um artefato classificado como ultra-secreto que foi roubado dos depósitos da SHIELD depois que a agência foi dissolvida. O Obelisco, como é chamado o troço todo trabalhado nas macumbas alienígenas, é tão secreto, que ele está na lista dos itens “inclassificáveis” da SHIELD, e num rápido vislumbre da década de quarenta, pouco após a derrota do Caveira Vermelha (fato desenrolado, claro, em Capitão América: O Primeiro Vingador), vemos a Agente Peggy Carter (Hayley Atwell) e o Comando Selvagem aprisionando os últimos remanescentes da HIDRA, bem como seu atual comandante, Daniel Whitehall (Reed Diamond), que como seu antigo mestre de cara vermelha, também se interessava por artefatos místicos. 


Enquanto Whitehall é encarcerado e interrogado pela Agente Carter, o Obelisco é armazenado como um objeto de alta periculosidade, embora na época, ninguém soubesse seu real poder e sua real importância.


No tempo presente, vemos Coulson liderando sua equipe de agentes a fim de reaver um dos quinjets da SHIELD que está muito bem guardado em uma instalação militar. Sequestrando o General Talbot e fazendo com que Trip se passe por um militar de alto escalão, ele e a equipe invadem a instalação, e enquanto May e Skye conseguem reaver o quinjet após um conflito com alguns soldados, a equipe de Izzy e Hunter acaba encontrando o Obelisco, objeto que a HIDRA já vinha tentando colocar a mão. Por falar em “colocar a mão”, a Xena acaba se dando mal quando toca o objeto, o que causa uma necrose quase que instantânea em seu braço. Obrigados a fugir dali, Izzy e Hunter acabam sendo emboscados por Crusher Creel (Brian Patrick Wade), um cara capaz de absorver as características físicas do que toca e revestir todo seu corpo (ou partes dele) com elas. Sim, pra quem não ligou o nome ao personagem, Creel é o Homem Absorvente das HQs. 


Após o acidente de carro, Izzy acaba morrendo (o que não dá pra entender esse desperdício da atriz Lucy Lawless que só durou UM EPISÓDIO) e Hunter se finge de morto, sendo aprisionado pelos homens de Talbot logo depois. Creel fica com o Obelisco, o levando direto para Daniel Whitehall, que a essas alturas dos acontecimentos já conseguiu sair da prisão com uma aparência muito mais jovem do que deveria. Como alguém que esteve presente na Segunda Guerra Mundial poderia aparecer hoje em dia como alguém que tem uns quarenta anos?


Sempre foi do desejo dos fãs que Agents of SHIELD entrasse no universo fantástico da Marvel e que lidasse mais com a questão dos super poderes, habilidades além da imaginação e personagens capazes de manipular essas tais habilidades. Não dá pra dizer que a mid-season da série (com 10 episódios) não tenha feito isso, embora de forma ainda bem mais modesta do que esperávamos. Além do tal Obelisco, que mais tarde se mostra um artefato de origem Kree chamado de Divinador pelo próprio Whitehall e depois confirmado pelo “Doutor” (Kyle MacLachlan), vemos a origem da longevidade do próprio Daniel explicada quando então ele disseca uma mulher chinesa que possuía os poderes de não envelhecer (seria algum tipo de fator de cura?). 


Essa mulher, vista pela primeira vez na época da Guerra, reaparece nos anos oitenta com a mesma aparência, o que intriga Whitehall. Quando ela toca o Divinador e nada acontece (diferente de todos os infelizes que foram automaticamente carbonizados ao tocá-lo), ele percebe que a mulher possuiu algum tipo de habilidade especial. Fazemos a ligação entre a origem daqueles dons da “imortalidade” com o que mais tarde é mencionado com a chegada de “anjos azuis” vindos do céu, fazendo menção ao Krees, que nas HQs possuem a pele azul, assim como vimos em Os Guardiões da Galáxia (lembram-se de Ronan, o Acusador?) e na própria primeira temporada de Agents of SHIELD, quando Coulson descobre que aquilo que o ressuscitou é na verdade um composto químico extraído de um alienígena Kree.


Toda essa quizomba entre os tais anjos azuis e o Divinador serve para introduzir, afinal, os Inumanos no universo Marvel (que aportam nos cinemas só em 2018, como visto aqui, nesse post). Pra quem não sabe, os Inumanos possuem origem Kree, e os primeiros deles que andaram pela Terra, foram originados da raça galáctica e suas névoas terrígenas, que causam mutações genéticas em seres humanos comuns. Depois que Coulson descobre o que, afinal, o trouxe de volta à vida (lembram-se que ele foi dado como morto em Vingadores?), de forma irresistível o diretor da SHIELD começa entalhar marcas indecifráveis na parede, sem saber o porque daquilo. 


Quando ele descobre que outros ex-agentes da SHELD que foram vítimas de induções hipnóticas para esquecerem de sua vida regressa também são capazes de entalhar os tais símbolos sem razão aparente, Coulson percebe que há uma ligação por trás de tudo aquilo, o que o leva a conclusão que os tais símbolos unificados formavam uma espécie de mapa para uma cidade oculta (referência a Attilan, a cidade dos Inumanos?). 


Ao final do mid-season, descobrimos que a cidade esconde vários segredos que tanto a SHIELD quanto a HIDRA querem descobrir, e o desfecho da história se dá quando Raina (Ruth Negga), que é uma agente tripla, ora se dizendo da HIDRA, outra ajudando a SHIELD e outra se mostrando uma aliada desde sempre do Doutor, se apossa do Divinador e o deixa liberar suas propriedades. 


Quando uma névoa (terrígena??) atinge tanto Skye e Trip quanto a própria Raina, o episódio de meio de temporada termina nos mostrando que os três personagens foram alterados pelas propriedades mutagênicas oriundas do Divinador. 


Aí vêm os Inumanos!

Personagens


 Foi bacana na primeira temporada da série a virada de roteiro ocasionada quando Ward se mostrou um agente da HIDRA infiltrado na SHIELD. Tudo o que pensávamos do personagem era uma farsa, e aprendemos logo a odiá-lo quando ele começou a tramar seus planos malignos junto de seu superior John Garret (Bill Paxton), que (puxa vida!!) também era um agente da HIDRA infiltrado. Na segunda temporada, Ward está muito mais maquiavélico, e depois que ele consegue fugir da prisão em que Coulson o colocou, ele não tarda a colocar seus planos em prática, se juntando a Daniel Whitehall e o Doutor para destruir os antigos colegas, e quem sabe no caminho, reconquistar o amor de Skye. Ward está tão fodasticamente maldoso que ele mata o próprio irmão mais velho, explodindo o coitado em sua casa.


O time de Coulson foi reforçado por Trip e Mack nessa segunda temporada, mas é uma pena que os dois personagens não puderam ser tão bem desenvolvidos nessa metade da série, ficando ambos sempre em segundo plano. Trip até participa de algumas missões de campo, mesmo que sem muito destaque, mas a maior parte do tempo vemos Mack na base da equipe ou servindo de mecânico em sua oficina ou servindo de babá para o atormentado Fitz, agora que seu intelecto parece ter sido reduzido após o acidente que quase o matou junto de Simmons


No episódio 10, enquanto Trip parece ter sido explodido em BH pela névoa que saiu do Divinador, Mack se tornou um zumbi super-forte depois que caiu numa espécie de poço na cidade inumana, e só Odin sabe o que será dos dois personagens no restante da série! Aguardemos!


Pra quem queria ver algum vingador em Agents of SHIELD a presença da Harpia Bobbi Morse vivida pela delicinha da Adrienne Palicki meio que supriu esse desejo. Chamada de volta à campo por Coulson para resgatar Simmons das garras da HIDRA (uma vez que ela estava infiltrada), Bobbi é integrada ao time principal, e ao mesmo tempo que serve como mais uma porradeira nas missões usando seus infalíveis bastões (que ela também usa como arma nas HQs) ela ainda tem tempo de reviver sua relação de amor e ódio com o ex-marido Hunter


Além de charmosa, a atriz se mostrou bem talentosa nas cenas dramáticas, e de todos os novos personagens adicionados, a Agente Morse é de longe o mais bem aproveitado, já que não deixou de aparecer um episódio sequer depois de sua estreia. Ainda nada foi mencionado sobre a possível relação de Bobbi com o Gavião Arqueiro, nos cinemas vivido por Jeremy Renner, mas aposto que ninguém reclamaria se isso fosse mostrado na série. Pra quem não lembra, nas HQs, o Gavião e a Harpia já foram casados.


Agora que temos a Harpia em Agents of SHIELD e a Skye toda trabalhada nas artes da porradaria, o que não falta é mulher saindo no tapa na série. Nessa arte, no entanto, ninguém manda melhor que Ming-Na Wen, a Agente Melinda May, que a meu ver protagonizou as melhores cenas de luta da segunda temporada. No quarto episódio, May acaba sendo emboscada por um dos aliados de Whitehall e a Agente 33 (Maya Stojan), uma ex-agente da SHIELD que foi induzida hipnoticamente a colaborar com a HIDRA. Quando ela se recupera, ela é obrigada a encarar sua versão maligna, uma vez que a Agente 33 usa uma máscara tecnológica com as suas feições. 


A cena de porradaria entre as duas é sensacional, com coreografias de luta de dar inveja em qualquer coreógrafo de Arrow (que atualmente tem pecado bastante em suas cenas de ação)! Aliás, nesse quesito, AOS manda muito bem, já que desde a primeira temporada as cenas de combate são sempre muito realistas, quase ao estilo que vemos em Capitão América 2 – O Soldado Invernal. Além disso, aos 51 anos, Ming-Na Wen está em belíssima forma, não deixando nada a dever às tetéias Chloe Bennet e Adrianne Palicki. Nesse mesmo episódio ela aparece numa pista de dança num vestido prateado colado e vou te dizer, hein! Ê lá em casa!


Falando na Skye, descobrimos nesse finzinho de meia-temporada que ela é na verdade FILHA do Doutor e da mulher chinesa dissecada por Daniel Whitehall, e que seu verdadeiro nome é Daisy. Nos quadrinhos, Daisy Johnson é a agente especial da SHIELD Tremor (que possui poderes sísmicos), que deu as caras pela primeira vez na Guerra Secreta escrita por Brian Michael Bendis


Depois de algum tempo, descobriu-se que ela era filha ilegítima do vilão Calvin Zabo, o Mister Hyde, o que nos leva a crer que o tal “Doutor” mais pra frente venha a se revelar também como o “Monstro”, além do médico. Acho improvável que Zabo seja mostrado na série como ele é nas HQs, e a meu ver essas características de "Médico e Monstro" já foram incutidas no personagem Doutor, em especial quando ele se mostrou capaz de qualquer coisa para ter a filha a seu lado. Alguém aprovaria o Mister Hyde em Agents of SHIELD? Eu sim!


Quando a temporada chegar ao fim farei um resumão dos últimos episódios, até lá convido todos a assistirem a série, já que apesar de parecer bem parada nesse começo, ela apresentou alguns elementos interessantes que valem a pena até mesmo para os exigentes leitores de quadrinhos que assistem cada episódio esperando ver o Homem de Ferro sobrevoando a cidade ou o Capitão América trocando uma ideia com o Coulson. Por enquanto esperem sentados e aproveitem o que a série é capaz de oferecer.

NOTA: 8, por enquanto.


NAMASTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...