31 de março de 2017

Trailer 2 - Homem Aranha De Volta ao Lar


Era o sonho de quase todo mundo que o Homem Aranha voltasse para as mãos da Marvel Studios, já que a Sony não vinha fazendo um bom trabalho com o personagem desde Homem Aranha 2 (2004), aquele ainda dirigido por Sam Raimi e que ATÉ HOJE é visto como o MELHOR FILME sobre o Amigão da Vizinhança nos cinemas. Após o acordo da Sony com a Marvel, que incluía a inserção do Aranha no universo Marvel de Homem de Ferro, Hulk, e Os Vingadores, que possibilitou a participação do herói aracnídeo já no filme Capitão América - Guerra Civil, cabeças explodiram no mundo todo, e os fãs que haviam ODIADO o reboot de Marc Webb acabaram recebendo de braços abertos o NOVO Homem Aranha de Tom Holland



Dois trailers depois e há alguns meses da estreia do PRIMEIRO filme do Aranha pela Marvel, já podemos tirar algumas conclusões do que podemos esperar para essa ousada empreitada. 

A bagaça é dirigida por Jon Watts, diretor americano de 35 anos que não dirigiu NADA RELEVANTE em sua curta carreira em Hollywood, e que provavelmente só foi chamado à bordo devido sua "maleabilidade" em aceitar ordens, algo que dificilmente aconteceria com um diretor mais tarimbado. Seja como for, as cenas de ação do segundo trailer parecem muito bem montadas, assim como o ritmo do filme, que precisava ser algo condizente com a apresentação do personagem no universo, o que foi MUITO BEM FEITO em Guerra Civil com os irmãos Russo, os melhores diretores de cenas de ação da atualidade em poder da Marvel. 


Está quase tudo lá. O trailer tem ação, tem porrada, tem o Aranha usando sua agilidade e tem piadinha (característica que MAIS FALTOU nos três primeiros filmes de Sam Raimi), mas algo claramente incomoda nos trechos usados, e ele atende pelo nome de Tony Stark.



Aiiinnnn, Rodman! Mas o Tony Stark é massa! Ele é legal, ele é lindo e vai tomar no seu cu!

Sim, caro Padawan. Nós sabemos a importância de Tony Stark e seu Homem de Ferro para o universo Marvel, e como provavelmente NADA disso existiria agora se o primeiro filme do Cabeça de Lata não tivesse dado certo, mas acho extremamente FORÇADA a inserção do personagem como algo mais do que uma pequena participação especial em De Volta ao Lar. No trailer vemos Tony como um mentor de Peter Parker, algo que chegou a acontecer nos quadrinhos na época da Guerra Civil, quando então Peter revelou sua identidade secreta para o mundo e passou a morar na Torre dos Vingadores junto a Mary Jane e a Tia May



Nesse período, Peter se apegou a Stark, que aproveitou dos conhecimentos científicos do rapaz para criar um vínculo com ele, servindo-lhe meio que como um "paizão". Assim como no filme, Stark chegou a projetar um traje tecnológico para Peter e ele se tornou o Aranha de Ferro, ostentando inclusive, as mesmas cores do Homem de Ferro. 



Claro que mais tarde isso tudo deu merda, e quando Peter percebeu que estava do lado errado da Guerra Civil, ele foi abandonado por Stark, que pouco fez para impedir que uma horda de vilões liquidassem o Aranha pouco antes dele se juntar ao Capitão América (no lado contra o registro de super-heróis) e voltar a usar o uniforme clássico de tecido. 



Obviamente que NADA DISSO vai acontecer no cinema. Nunca que eles vão colocar o Tony Stark de Robert Downey Jr. como vilão da história, já que ele é o carro-chefe da Marvel, mas não dá pra dizer que não incomoda ver o gênio, bilionário, playboy e filantropo dando lição de moral no jovem Peter Parker após o fiasco com a barca partida ao meio. Convenhamos... Em seus três filmes solo e também em A Era de Ultron, o PRÓPRIO Tony Stark é o responsável pela criação de todas as ameaças (direta ou indiretamente) que ele e os Vingadores enfrentam, o que não o gabarita para pagar de moralista para o Homem Aranha colegial. 



Falando em colegial, o fato do Aranha ainda frequentar a escola deve incomodar muita gente, mas é importante lembrar que as primeiras histórias do herói lá no anos 60 escritas por Stan Lee e desenhadas por Steve Ditko cobriam justamente esse período da vida dele, onde ele tinha que se virar para deter seus inimigos enquanto tinha que ir a escola e fazer seu dever de casa. Além de Ned Leeds (no filme interpretado por Jacob Batalon) e da garota dos sonhos de Peter interpretada pela atriz Zendaya (que muitos acreditavam ser a nova Mary Jane, mas que nas sinopses é descrita como "Michelle"), poucos personagens do cânone do universo do Aranha são apresentados, o que nos faz acreditar que a ideia é abrir espaço para novas caras, a não ser que o contrato com a Sony limite até mesmo os coadjuvantes. Vai saber.



Em algum ponto do trailer, Tony Stark pede o traje do Homem Aranha de volta após passar-lhe um sermão sobre "poderes e responsabilidades" (criando a grande frase de impacto "se você não é nada sem esse uniforme você não deveria usá-lo"), e é possível perceber que existem MUITAS cenas no trailer em que o Homem Aranha aparece usando seu primeiro traje, aquele improvisado que aparece na gravação do Youtube ainda em Guerra Civil, o que nos leva a crer que o herói vai ficar em algum momento SEM seu traje tecnológico e vai ter que se virar na base do improviso. 



Aiiiinnn, Rodman! Como você é burro! Essas cenas são ANTES dele se tornar o Homem Aranha oficialmente!

Eu conseguiria acreditar nisso se no trailer ele não aparecesse enfrentando o Abutre com esse uniforme tosco, além do Shocker! Meu palpite é que Tony Stark pega de volta o traje que criou para o Homem Aranha, mas que em vez de pendurar as chuteiras, Peter veste seu velho uniforme e sai as ruas para provar que não precisa de uma roupa cheia de traquitanas para ser um verdadeiro herói. #ChupaTonyStark



Já tinha sido mencionado que o Shocker (ou "Homem Acolchoado") seria o segundo vilão do filme, mas no trailer vemos muito pouco dele para tecer qualquer comentário. O Abutre de Michael Keaton é mesmo a grande ameaça do Cabeça de Teia, e é importante citar que qualquer coisa que fizessem minimamente para "enfodecer" o Abutre no cinema já seria um grande avanço, já que nos quadrinhos o vilão é só um velhinho careca numa roupa justa com asas. Pensa na vergonha que seria isso em IMAX?



O visual do Abutre com aquela asa que mais parece um drone gigante, além da máscara e das garras, parece bem mais ameaçador do que na sua versão das HQs, o que somado ao talento de Keaton (mais do que provado em Birdman) deve render um trabalho bom de interpretação, uma vez que a Marvel, tirando o Loki em Avengers, costuma ERRAR feio nos antagonistas de seus filmes. A conta de vilões ruins é imensa nos treze filmes feitos até agora pelo estúdio, e não é possível que ninguém do alto escalão tenha percebido isso até hoje! 



Pra finalizar minha crítica, é impossível não citar essa necessidade que o Homem Aranha tem de tirar a porra da máscara durante as lutas em todos os filmes em que aparece. A minha vida toda eu vi Peter Parker escondendo sua identidade secreta a todo custo para que ninguém descobrisse que ele e o Homem Aranha eram a mesma pessoa nos quadrinhos, e para que isso não recaísse sobre seus entes queridos, mas nos filmes, para mostrar a cara dos atores e para justificar seus salários (já que metade das aparições do Homem Aranha são criadas em CGI!) o desgraçado precisa estar sem máscara cena sim, cena não, seja na frente dos amigos, da namorada ou do seu inimigo mortal. Por que não, né? 



Queria estar mais empolgado para ver Homem Aranha: De Volta Ao Lar, mas como comentei aqui no trailer da Liga da Justiça, não devo mais ter essa capacidade de me empolgar com trailers. Que venha Julho para acompanharmos em tela grande essa bagaça, e que o Tio Ben nos abençoe para que tenhamos PELO MENOS um filme melhor que Homem Aranha 3, O Espetacular Homem Aranha e O Espetacular Homem Aranha 2 - A Ameaça de Electro

NAMASTE! 

2 comentários:

  1. Eu sentia a mesma indignação nos outros filmes do Aranha com isso da máscara. Os atores parecem sempre colocar o ego acima do personagem. Acho que só Batman do Bale e o Bane não tinham essa necessidade.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas imagens desse filme. Pessoalmente achei bom. Sempre acompanhei os filmes do homem aranha, e quando soube que lançaria o Homem Aranha filme 2017, esperei com todo o meu ser a estréia. Devo dizer que me surpreendeu. Realmente vale a pena todo o trabalho que a produção fez, cada detalhe faz que seja um grande filme. Se alguém ainda não viu, eu recomendo amplamente, vocês vão gostar com certeza.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...