O afrouxamento do isolamento social devido a pandemia do COVID-19 já começou em muitos estados do Brasil e como a doença está longe de ser erradicada definitivamente, alguns de nós ainda continuam em casa. Falar de entretenimento parece até algo estupidamente banal uma hora dessas, mas temos que levar em consideração a nossa sanidade mental tendo em vista que os noticiários não são NADA animadores. Nesse Combo Breaker vou destacar quatro séries (e mais um sneak peek) que assisti recentemente. Convido você que ainda não enlouqueceu para conferir comigo no replay as indicações!
ARREMESSO FINAL
Como já contei aqui algumas vezes, eu nunca fui do tipo
atlético na época da escola e chegava a ser sofrível na maioria dos esportes
que exigia um pouco de coordenação física ou força. Bem... eu era bom jogando
Queimada... Não sei se isso conta!
Seja lá por qual razão, eu tenho ótimas lembranças de jogos
de basquete que participei nas aulas de educação física e na casa de amigos, e
apesar de ser péssimo no bola ao cesto, eu adorava jogar. Estamos falando do final da década de
90 e é muito provável que sem saber eu já estava sendo influenciado pela magia do time do
Chicago Bulls e a liderança incrível de Michael Jordan.
The Last Dance é um documentário em formato de série que
narra toda a trajetória da última temporada da melhor equipe de basquete que já
existiu na história. Ao longo dos 10 episódios (e eu não saberia dizer qual
deles é mais épico!), a série conta tudo que aconteceu em quadra e nos
bastidores da temporada 97-98, a última em que Michael Jordan atuou pelo Bulls.
Embora a história seja focada no astro nascido na Carolina do Norte e que sonhava jogar Beisebol como o pai,
todo episódio mostra um personagem diferente que ajudou Jordan a conquistar os
seis títulos de campeão da NBA durante a década de 90. Com depoimentos de
monstros como Scottie Pippen, Dennis Rodman, Horace Grant, Toni Kukoc, Steve
Kerr, além do próprio técnico que conduziu o time ao hexacampeonato Phill
Jackson, Arremesso Final é um excelente apanhado histórico de uma época que
relembra não só as conquistas como também as derrotas profissionais e pessoais
dos jogadores.
Pippen, Rodman, Grant e Kukoc |
O documentário mostra que Michael Jordan não se tornou o
melhor jogador da liga americana de basquete por acaso ou por um golpe de sorte, mas sim
que ele conquistou o topo do mundo por sua impressionante determinação, além de
um espírito competitivo invejável, algo que acabava contagiando os colegas de
equipe. Jordan treinava muito para ser o cara decisivo, o líder do grupo, e
quando as glórias por seu trabalho duro começaram a vir – em especial após a
conquista dos dois primeiros títulos em 91 e 92 -, ele começou a se tornar cada
vez mais cheio de si, causando algumas cisões dentro do Chicago Bulls.
Nos
próprios depoimentos da série, alguns dos já citados companheiros de equipe e também alguns
de seus principais rivais da época o acusam de ser um baita pau no cu durante
os treinos. Jordan não só exigia que todos seus companheiros de equipe
estivessem no mesmo nível que ele como também menosprezava quem não chegava lá,
o que criou algumas situações tensas no vestiário. Seja como for, era
justamente essa “pau no cuzisse” que fez com que os diferentes times – um entre
91 e 93 e outro entre 96 e 98 – do Chicago Bulls alcançassem o topo.
Jordan era o “cara mau” que pegava no pé dos jogadores menos inspirados do time nos treinos, mas também era o cara da liderança, aquele que tomava a responsabilidade para si e conduzia a equipe toda à vitória. É fantástico acompanhar esse paralelo entre o sujeito bem-humorado nas entrevistas e o tremendo babaca que ele se tornava para provocar os colegas e exigir deles o máximo em quadra, mas foi exatamente por essas características que nós tivemos o privilégio de ver um dos jogadores mais completos da NBA atuando no seu auge.
Phill Jackson e Jordan |
Jordan era o “cara mau” que pegava no pé dos jogadores menos inspirados do time nos treinos, mas também era o cara da liderança, aquele que tomava a responsabilidade para si e conduzia a equipe toda à vitória. É fantástico acompanhar esse paralelo entre o sujeito bem-humorado nas entrevistas e o tremendo babaca que ele se tornava para provocar os colegas e exigir deles o máximo em quadra, mas foi exatamente por essas características que nós tivemos o privilégio de ver um dos jogadores mais completos da NBA atuando no seu auge.
Arremesso Final é bom não só para quem quer ver as
impressionantes jogadas de Jordan frente ao Chicago Bulls, suas cestas quase
impossíveis, as provocações que ele recebia por ser o melhor de todos – e isso
só servia para motivá-lo ainda mais – os momentos decisivos contra os
principais times nas finais – como o Lakers em 91, a batalha campal contra o
duro time do Detroit Pistons em 90 ou o Utah Jazz por duas vezes entre 97 e 98 -, mas
também para quem procura reviver – ou viver pela primeira vez – a emoção de
acompanhar um esporte que pode ser decidido nos detalhes. Tudo isso pela visão
do cara que fez tudo isso se tornar possível.
Essa foi uma série que eu acompanhei degustando cada
episódio. Devido a carga dramática imposta já no primeiro capítulo, eu vi que
não dava para simplesmente maratonar desesperadamente os 10 episódios para acabar logo. The Last
Dance exige um pouco mais de atenção aos detalhes e claro um ótimo som, já que
a trilha sonora é um tanto quanto especial. Eu não sei dizer se eu ter
assistido boa parte daqueles jogos na época causou uma sensação de nostalgia
em mim, mas lembrando aqui não teve um episódio em que eu não fui às lágrimas.
Salvo a nostalgia que existia em mim – além daquele desejo reprimido de ter jogado basquete por mais tempo – os capítulos são carregados de lembranças dos tempos de infância dos jogadores, bem como toda sua carreira entre os dias de luta e os dias de glória. Entre os erros e acertos narrados pelo próprio Pippen, pela loucura quase desenfreada de Dennis Rodman - dentro e fora de quadra - ao fugir dos treinos e a tocante história de vida de Steve Kerr – que perdeu o pai ainda na juventude – certamente o que não faltam são momentos dramáticos em Arremesso Final.
Salvo a nostalgia que existia em mim – além daquele desejo reprimido de ter jogado basquete por mais tempo – os capítulos são carregados de lembranças dos tempos de infância dos jogadores, bem como toda sua carreira entre os dias de luta e os dias de glória. Entre os erros e acertos narrados pelo próprio Pippen, pela loucura quase desenfreada de Dennis Rodman - dentro e fora de quadra - ao fugir dos treinos e a tocante história de vida de Steve Kerr – que perdeu o pai ainda na juventude – certamente o que não faltam são momentos dramáticos em Arremesso Final.
Steve Kerr |
A própria primeira aposentadoria de MJ ao final da temporada
93-94, motivada pelo assassinato brutal de seu pai após um assalto é um dos
pontos altos da série. Michael não só decidiu se aposentar no auge, após a
conquista de três títulos da NBA como aceitou o desafio de mudar de esporte, indo
praticar Beisebol como uma forma de homenagear o pai. A mudança física pela
qual ele teve que se submeter para encarar os desafios do Beisebol são narradas
pelo próprio Jordan no documentário, sendo mostrado em paralelo com a temporada
menos inspirada do “novo” Bulls sem Jordan, liderado em quadra agora por Scottie
Pippen. O filme Space Jam (1996) se passa nesse período de transição de MJ do
Basquete ao Beisebol e depois do retorno ao Bulls para a temporada 95-96. O longa também tem cenas muito emocionantes no começo e no final – já que o meio é só a
galhofada com participação do elenco animado de Looney Tunes -, mostrando MJ em
ação.
Vale a pena assistir, Rodman?
Ô se vale, jovem padawan! O documentário não é feito só para
quem teve a oportunidade de assistir os jogos da melhor equipe do Chicago Bulls
da história ao vivo, mas também para qualquer entusiasta do basquete e mesmo
para galera que só pôde acompanhar a era pós-Michael Jordan, primeiro com o
reinado de Kobe Bryant – que participa brevemente na série – e mais
recentemente com LeBron James, ambos no Lakers.
Seja pela melancolia e solidão da quarentena, seja pelo saudosismo de rever a magia de Michael Jordan – ou Black Superman – nas quadras, seja porque o documentário dirigido e roteirizado por Jason Hehir é realmente emocionante, eu chorei e não foi pouco assistindo cada capítulo. Taí um documentário que certamente vou querer rever em algum momento da vida. Parabéns pelo acerto, Netflix.
Seja pela melancolia e solidão da quarentena, seja pelo saudosismo de rever a magia de Michael Jordan – ou Black Superman – nas quadras, seja porque o documentário dirigido e roteirizado por Jason Hehir é realmente emocionante, eu chorei e não foi pouco assistindo cada capítulo. Taí um documentário que certamente vou querer rever em algum momento da vida. Parabéns pelo acerto, Netflix.
NOTA: 10
P.S. – O meu apelido “Rodman” nada tem a ver com o Dennis
Rodman. Isso veio de um personagem que eu e meu grupo de atividades da
faculdade precisou criar para a “produção” de action figures em um projeto
avaliativo. “Rod” vem de meu nome Rodrigo com a fusão de “Man”, algo como
SuperMan, Iron Man... Nome de heroizinho.
P.S. 2 – Eu acompanhei as temporadas de 95 a 99 da NBA pelo
canal Band, que transmitia regularmente na época. Meu irmão sempre foi um
grande entusiasta de tudo quanto é esporte e ele sempre trazia revistas
esportivas estampadas com as caras de Magic Johnson e Jordan na capa. Peguei
gosto pelo basquete assistindo com ele os jogos da NBA, mas confesso que após a
segunda aposentadoria de Jordan e com o fim da transmissão dos jogos na Band,
eu meio que perdi o interesse depois. Hoje jogo NBA Live no smartphone e essa é
a única maneira que tenho de matar um pouco daquela vontade de jogar basquete da
infância.
P.S. 3 – Só quem viveu na época sabe a febre que se tornou a
turma Looney Tunes após o lançamento do filme Space Jam. Camisetas, mochilas,
bonés estampados com os personagens jogando basquete vendiam que nem água e na
escola praticamente todo mundo desfilava com algum ornamento estampado pelo
Pernalonga, Patolino e os queridinhos e preferidos Taz e Piu Piu. Isso
só aumentava a popularidade em torno do basquete, em especial o da NBA.
Qualquer regata por cima da camiseta que eu colocava eu já me sentia O jogador
de basquete, só faltava dizer aquela frase icônica de As Branquelas ouvindo Hip
Hop:
Como eu estava ficando bem mais alto que a maioria da
molecada da mesma idade, já queria logo alcançar a tabela da quadra da escola
com meus saltos. Mas era só vontade de ser jogador mesmo. Quando o jogo começava
não conseguia acertar nenhum arremesso! Hehehe! Até hoje sonho que estou em
quadra treinando arremessos incessantemente sem nunca acertar nenhum. Trauma é
foda!
P.S. 4 - Arremesso Final também dá uma pincelada em como a mídia jornalística pode ser mordaz com um astro em ascensão. Após a conquista dos três primeiros títulos com o Bulls, Jordan estava tão em evidência no mundo que tratou-se de tentar derrubá-lo do trono, entre outras coisas publicando rumores de que ele tinha dívidas com jogo e que inclusive a morte de seu pai teria sido ocasionada por conta disso. Difícil não traçar um paralelo com a própria história de Michael Jackson que foi massacrado pela imprensa durante a década de 90 e até próximo de sua morte justamente porque era um astro no topo do mundo, o que incomodava muita gente.
P.S. 6 - Os momentos finais do documentário mostrando os últimos minutos da partida eletrizante entre o Bulls e o Jazz em 98 ao som de "Present Tense" do Pearl Jam ficou ainda mais emocionante.
A música sofre um crescente quando Jordan está prestes a fazer a cesta decisiva do jogo e não tem como não ir às lágrimas quando ela atinge seu auge. Lindo demais esse trabalho de edição.
CONTROL Z
Para quem já acompanhou a primeira temporada de 13 Reasons
Why recentemente a série mexicana Control Z não deve surpreender muito, já que
trata praticamente dos mesmos assuntos só que dessa vez do outro lado do muro
do Trump.
Carlos Quintanilla |
Criada por Carlos Quintanilla e produzida pela Lemon Studios
para a Netflix, a série conta em 8 capítulos a história dos alunos de uma
escola de Ensino Médio que da noite para o dia começam a ser ameaçados de ter
os seus segredos digitais revelados por um hacker. Com mensagens do tipo “eu
sei o que vocês fizeram no verão passado” publicadas através de um perfil fake na
internet, o personagem que fica oculto até próximo do sétimo episódio,
chantageia as vítimas através do celular e pede que elas escolham entre os
amigos quem vai ser o próximo a ser chantageado, isso para que o hacker não
exponha seus segredos. Quem não aceita o desafio duvidando de sua veracidade
acaba sendo exposto, o que coloca a série numa consonância muito boa com o que
tem acontecido recentemente no mundo, com as últimas ações do grupo ativista
Anonymous e com as exposições de conversas íntimas de subcelebridades no Twitter também feita por um perfil desconhecido.
Ana Valeria Becerril como Sofia |
A personagem principal é a problemática Sofía (Ana Valeria
Becerril), garota com uma capacidade muito boa de observar os outros e de
deduzir onde elas estiveram, o que fizeram ou com quem estavam. Ela é quase uma Xeróqui
Rolmes só que é vista como a freak do rolê por ter passado alguns dias num
sanatório, após sua incapacidade em lidar com a morte do pai.
Embora rejeitada
por todos, Sofía não faz o tipo tímida, e vai para cima para defender os colegas
mais fracos do bullying nosso de cada dia ou para confrontar verbalmente os
demais alunos. Toda a história inicial gira em torno dela e de suas capacidades
de dedução, fazendo com que ela acabe atraindo a atenção do aluno novato Javier
(Michael Ronda), que é filho de um importante jogador de futebol mexicano e de Raúl
(Yankel Stevan), o filho de político corrupto.
Enquanto investiga a verdadeira identidade do hacker e as razões que ele tem para expor os segredos mais íntimos dos alunos do colégio, Sofía acaba se envolvendo tanto com Javier quanto com Raúl, embora esse último tenha mais afinidade com o grupo que sempre rejeitou Sofía pela suposta tentativa de suicídio que a levou ao hospício.
Enquanto investiga a verdadeira identidade do hacker e as razões que ele tem para expor os segredos mais íntimos dos alunos do colégio, Sofía acaba se envolvendo tanto com Javier quanto com Raúl, embora esse último tenha mais afinidade com o grupo que sempre rejeitou Sofía pela suposta tentativa de suicídio que a levou ao hospício.
Michael Ronda (Javier) e Yankel Stevan (Raúl) |
Control Z fala de temas muito controversos e que atualmente –
infelizmente – faz parte do cotidiano da maioria das escolas por aí. Assim como
a polêmica 13 Reason Why – que atualmente conclui a história em sua quarta
temporada – a série mexicana mete o dedo na ferida de assuntos bem dramáticos
como o bullying, o assédio, a homofobia, a transfobia, o suicídio e até mesmo o
homicídio nas escolas.
Não tem o mesmo aviso de gatilho emocional que 13RW acabou recebendo antes dos episódios, mas deveria, já que fala quase das mesmas coisas, embora de um jeito menos pop.
Não tem o mesmo aviso de gatilho emocional que 13RW acabou recebendo antes dos episódios, mas deveria, já que fala quase das mesmas coisas, embora de um jeito menos pop.
A fotografia e a edição da série são particularmente muito
boas e antes de saber que se tratava de um produto mexicano, eu achei que fosse
produzida na Espanha, como a hoje mundialmente famosa La Casa de Papel. As
atuações se não são primorosas, são ao menos competentes e o destaque fica
mesmo para a protagonista Ana Valeria Becerril que faz uma personagem esquisitona
diferente do que estamos acostumados. Ela chega quase a ser popular junto aos
colegas e tem uma capacidade impressionante de fazer amizades, conversando com
eles e até mesmo aconselhando.
A série ainda traz a adição da atriz Zion Moreno, que assim
como sua personagem na série, a Isabela, também é trans na vida real.
Os episódios de Control Z são curtos (cerca de meia hora
cada) e a série dá para ser acompanhada sem grandes problemas de entendimento.
A narrativa é dinâmica e com certeza você não vai precisar de um vídeo
explicativo no Youtube para entender o final. Obviamente a série já foi
renovada para uma segunda temporada e como fez com a própria 13RW e com
Stranger Things – que se alongaram desnecessariamente -, a Netflix vai querer
faturar em cima.
NOTA: 8
P.S. - É impressionante o nível social da molecadinha em Control Z. A maioria dos alunos da escola é rica, tem seu próprio carrão ou anda montada na grana. Esquecendo os estereótipos mexicanos - sombreiro, poncho, novelas, etc, etc - quase nem dá para acreditar que a história se passa no México ou que eles tem mesmo a idade para frequentar o Ensino Médio. E aqueles malucos barbados com cara de velho amigos do bad boy Gerry (Patricio Gallardo)? Como explicar aqueles malucos no colegial?
P.S. 2 - E para parar de pensar em portunhol depois que vê a série? É viciante assistir Control Z em seu idioma original e mais difícil ainda parar de querer imitar o sotaque depois. Fiquei pensando em espanhol umas duas semanas ainda depois de ver a série! Hehehe!
P.S. 3 - Nada me tirava da cabeça que o Patricio Gallardo era o sósia mais jovem do Wagner Moura. Além da aparência, o ator parece até que estava imitando os trejeitos do brasileiro, como aquela expressão aparvalhada mexendo rapidamente a cabeça e piscando o olho quando seu personagem está desconsertado.
Achei igual!
Achei igual!
Eu gostei muito da primeira temporada de Sex Education e
fiquei surpreendido positivamente por essa série britânica criada por Laurie
Nunn. Com o passar do tempo a gente acaba se acostumando a assistir todo tipo
de enlatado americano tratando sempre as peripécias da descoberta sexual
adolescente em comédias toscas e escatológicas, mas apesar de ter sim uma dose
de humor, Sex Education não trata a puberdade de uma maneira idiotizada. Alguns
temas são levados muito a sério, tanto que a série é definida como uma comédia
dramática.
Otis (Asa Butterfield) e Jean (Gillian Anderson) |
O personagem central da narrativa é o jovem Otis Milburn
(Asa Butterfield, que foi um dos candidatos a Homem Aranha/Peter Parker antes
de Tom Holland) que mora sozinho com a mãe, a Dra. Jean Milburn (Gillian
Anderson), que é uma espécie de especialista em comportamento sexual, usando
sua própria casa como consultório. Retraído sexualmente, incapaz até mesmo de
se masturbar solitariamente no quarto, Otis enfrenta graves problemas para se
relacionar com as garotas. Embora domine toda a teoria da coisa, o garoto nunca
fez nada na prática, o que o leva a confrontar ao longo dos episódios da série
os próprios traumas de infância que o levaram a ser tão travado.
O melhor amigo de Otis é o engraçadíssimo Eric (Ncuti Gatwa)
que começa a temporada como o alívio cômico e termina como o grande elemento
dramático da trama, tendo que conviver com toda a homofobia e preconceito da
sociedade a seu redor.
Por ser do tipo “gay espalhafatoso”, Eric acaba sendo hostilizado por bullies ao longo da história e o momento em que ele finalmente decide “sair do armário” para seu pai é um dos momentos mais comoventes da temporada.
Por ser do tipo “gay espalhafatoso”, Eric acaba sendo hostilizado por bullies ao longo da história e o momento em que ele finalmente decide “sair do armário” para seu pai é um dos momentos mais comoventes da temporada.
O amor platônico de Otis é a problemática e errática Maeve
(Emma Mackey), personagem que é conhecida em toda a escola por sua voracidade
sexual. Um de seus apelidos pejorativos é “Morde Bolas” e a garota é rejeitada
por boa parte das demais colegas de escola por fazer o tipo – segundo elas –
vagabunda. Claro que esse é seu plot inicial e até o fim da temporada Maeve
acaba passando por reviravoltas incríveis, incluindo o de ensinar um pouco de
sororidade às amigas.
É ela que vê em Otis o talento que ele tem para aconselhar os demais colegas com seus problemas sexuais – puxando daí um pouco do conhecimento da sua própria mãe que é psicóloga – após ajudar o bullie Adam Groff (Connor Swindells) a lidar com o tamanho da sua piroca – potencialmente enrijecida por uma super dosagem de Viagra. A partir da resolução do problema de Adam, que quase nunca consegue chegar ao orgasmo, Maeve decide que vai usar os talentos conselheiros de Otis para que ambos faturem uma grana, e em sociedade, eles começam a marcar consultas secretas pela escola com os adolescentes problemáticos.
Emma Mackey |
É ela que vê em Otis o talento que ele tem para aconselhar os demais colegas com seus problemas sexuais – puxando daí um pouco do conhecimento da sua própria mãe que é psicóloga – após ajudar o bullie Adam Groff (Connor Swindells) a lidar com o tamanho da sua piroca – potencialmente enrijecida por uma super dosagem de Viagra. A partir da resolução do problema de Adam, que quase nunca consegue chegar ao orgasmo, Maeve decide que vai usar os talentos conselheiros de Otis para que ambos faturem uma grana, e em sociedade, eles começam a marcar consultas secretas pela escola com os adolescentes problemáticos.
Enquanto Otis alimenta sua admiração secreta pela amiga, a
garota se envolve com a promessa da natação competitiva Jackson Marchetti
(Kedar Williams-Stirling), com quem transa pelos corredores da escola constantemente.
Filho de duas mães extremamente cautelosas com sua criação e seu
desenvolvimento esportivo, Jackson acaba encontrando empecilhos em assumir um
namoro mais sério com Maeve e toda sua “fama” pela escola, o que faz com que
eles sejam apenas amigos de transa por um longo tempo. Quando um acidente acaba
ocorrendo pela natureza do envolvimento sexual dos dois, é Otis quem está lá
para apoiar Maeve emocionalmente, sem que o atleta Jackson sequer desconfie do
que realmente aconteceu. A visita de Maeve à clínica de aborto é outro dos
momentos de alta dramaticidade da série.
Sex Education responde de forma muito adulta questões que todo
mundo que já foi adolescente um dia já se fez ou ainda faz. Além disso, a criadora Laurie Nunn não teve pudor em abordar temas
mais sensíveis e atuais como a orientação sexual e as questões de gênero,
usando bem os personagens Eric, Adam e as mães de Jackson nesse intento.
Todo o elenco jovem é realmente muito bom, tanto os dramáticos quanto os cômicos, mas é a experiência da eterna Dana Scully de Arquivo X que faz boa parte da diferença na série. Como a mãe superprotetora de Otis, Gillian Anderson nos convence na pele da Dra. Jean, e são hilários seus momentos com o filho retraído, tentando lhe passar sua experiência de vida de maneiras, digamos nada ortodoxas.
Todo o elenco jovem é realmente muito bom, tanto os dramáticos quanto os cômicos, mas é a experiência da eterna Dana Scully de Arquivo X que faz boa parte da diferença na série. Como a mãe superprotetora de Otis, Gillian Anderson nos convence na pele da Dra. Jean, e são hilários seus momentos com o filho retraído, tentando lhe passar sua experiência de vida de maneiras, digamos nada ortodoxas.
Jean também possui um apetite sexual acima da média e a constância
com que troca de parceiros sexuais – por sua incapacidade de se fixar em um
relacionamento após o divórcio - bem como a vasta gama de brinquedos sexuais
que possui, acaba constrangendo Otis em certo ponto. Em meio a tantas novidades
britânicas no elenco jovem, Gillian é certamente um dos grandes destaques no
quesito experiência. E como ela está inteirona no auge de seus 51 anos!
Sex Education possui uma segunda temporada completa na
Netflix – que eu só não vi ainda porque estava colocando as demais em dia
primeiro – e uma terceira já está a caminho.
NOTA: 10
COMMUNITY – 1ª Temporada
Noooossa, Rodman! Falando de série velha! Credo! Nem vou
ler!
Não tem problema, jovem padawan. Eu posso viver com isso.
Community é uma série já encerrada que foi transmitida entre
2009 e 2015. Criada por Dan Harmon e produzida pelos irmãos Anthony e Joe Russo
– que provavelmente você já ouviu falar – a sitcom revelou inúmeros talentos da
comédia e do drama dos anos 2000, e mesmo quem nunca ouviu falar da série deve
poder reconhecer pelo menos um ou dois rostos no elenco principal. Com
episódios curtos de menos de trinta minutos, Community faz rir com um humor
inteligente e nonsense na maioria das vezes, do tipo que Friends ou How I Met Your
Mother sabiam fazer muito bem também, embora estejam menos adequadas aos tempos
atuais.
Dan Harmon e os Irmãos Russo |
Além da diversidade étnica, etária e de gênero do elenco
principal, Community é muito feliz em conseguir abordar temas polêmicos com
piadas muito bem inseridas pela própria característica de cada personagem. Um
exemplo disso é que a maioria das piadas machistas e conservadoras são
especialmente faladas pelo personagem Pierce (vivido pelo veterano Chevy Chase),
que é mesmo um velho retrógrado aceito pelo grupo de estudos do curso de espanhol.
Quem desfere as intolerâncias religiosas nas falas é quase sempre Shirley (Yvette Nicole
Brown), personagem que é a mãe de família divorciada e a cristã do grupo.
Da mesma forma que as piadas étnicas sobre árabes ou muçulmanos são direcionadas a Abed (Danny Pudi) e as raciais direcionadas a Troy (Donald Glover), existem várias referências a Britta (Gillian Jacobs) ser lésbica devido seu comportamento mais descolado, embora ela não seja realmente. Um dos episódios da primeira temporada fala justamente sobre a intolerância religiosa e como eles conseguem lidar entre si com suas diferentes crenças apesar de tudo.
Chevy Chase e Yvette Nicole Brown |
Da mesma forma que as piadas étnicas sobre árabes ou muçulmanos são direcionadas a Abed (Danny Pudi) e as raciais direcionadas a Troy (Donald Glover), existem várias referências a Britta (Gillian Jacobs) ser lésbica devido seu comportamento mais descolado, embora ela não seja realmente. Um dos episódios da primeira temporada fala justamente sobre a intolerância religiosa e como eles conseguem lidar entre si com suas diferentes crenças apesar de tudo.
Brincando de falar sério, Community é um
delicioso passatempo entre um filme e outro que a gente assiste nos canais de
streaming e apesar de não possuir uma linha evolutiva como as demais séries,
com uma trama única de começo, meio e fim, ela possui um ponto central que é a tensão
sexual que existe entre Jeff (Joel McHale) e Britta.
Joel McHale |
Jeff é um advogado que tem a licença cassada e que por isso,
mesmo na maturidade, é obrigado a voltar à universidade para se reciclar e recuperar a licença de advogar. Cheio de si e com uma arrogância exacerbada,
Jeff acaba entrando para o grupo de estudos das aulas de espanhol ministradas
pelo lunático Ben Chang (Ken Jeong), com o único intuito inicial de conquistar
Britta.
A loira se faz de difícil e ao longo da temporada é essa tensão sexual entre eles que move a história, mesmo ambos tendo outros parceiros românticos durante os episódios. Típico mote de sitcom mas que prende nossa atenção para enfim ver no que vão dar todas aquelas insinuações, encontros e desencontros.
Gillian Jacobs como Britta |
A loira se faz de difícil e ao longo da temporada é essa tensão sexual entre eles que move a história, mesmo ambos tendo outros parceiros românticos durante os episódios. Típico mote de sitcom mas que prende nossa atenção para enfim ver no que vão dar todas aquelas insinuações, encontros e desencontros.
Quem também ganha destaque no grupo de estudos é a inocente
e esperta Annie (Alison Brie), a caçula entre eles. Com mania de organização e
extremamente metódica, Annie é a protegida dos malucos, e é engraçado que Jeff e
Britta acabam agindo como pais postiços dela no decorrer da temporada, além
dela ser também protegida pela mãezona Shirley. Apaixonada por Troy desde a
época do colégio, apesar de nunca ter confessado isso a ele – que a vê nada
mais como a menina feia da escola – Annie acaba tendo outros romances na
história, mesmo Jeff tentando impedir que os outros tenham uma conotação sexual sobre
ela.
Antes de assistir Community eu não conhecia Alison Brie, mas
confesso que fiquei apaixonado por ela ao longo dos episódios. Sua personagem é
a mais carinhosa do grupo, mas quando o episódio é focado nela, em geral, gera
muitas risadas, já que por alguma razão ou outra ela acaba perdendo a paciência
quando não conquista algum de seus objetivos (como não conseguir que todo o
grupo se mantenha unido no próximo semestre, mesmo com todos eles tendo
concluído o curso de espanhol).
Boatos dizem que a atriz está cotada para
interpretar a Mulher-Hulk num vindouro seriado da verdona, mas até agora nada
foi confirmado. Nos quadrinhos da Marvel, Jennifer Walters tem um senso de humor muito
exacerbado, o que a meu ver, seria muito bem interpretado por Brie, que também já estrelou
a série Glow sobre o circuito de luta profissional feminina.
Se alguém me pedisse para escolher apenas um dos personagens
principais eu teria dificuldades, já que em sua medida, todos eles são muito
bem executados por seus intérpretes. Além de Jeff, vivido pelo ator e
comediante de stand-up Joel McHale – que atuou pouco em Hollywood e sempre em
papeis pequenos – certamente a dupla formada por Troy e Abed ganha destaque no
quesito nonsense. Todas as referências nerds de seriados e filmes partem de
Abed, enquanto Troy rouba a cena com suas imitações, sua expressão corporal e
os trejeitos engraçados.
Outro elemento importante da série são as inserções do
professor charlatão de espanhol vivido pelo já hilário Ken Jeong, figurinha
carimbada na maioria dos filmes de comédia, em especial a trilogia Se Beber Não
Case. Jeong faz um tipo de professor sem qualquer tipo de paciência para
lecionar e que aparece metido nas situações mais improváveis na primeira
temporada. Não é à toa que ele é a capa da série na Netflix, sendo com certeza
um dos rostos mais memoráveis do elenco.
Ken Jeong |
Community tem seis temporadas e é realmente uma pena que eu
só consegui assistir agora que está disponível na Netflix. Assim como Sex
Education, eu dei uma parada nela para poder colocar as demais séries em dia,
mas logo volto a acompanhar, já que tem sido minha principal fonte de diversão
nessa maldita quarentena.
P.S. - São muitos episódios ainda na primeira temporada, mas o 22º "Modern Warfare" foi especialmente engraçado para mim com a batalha de Paintball pelo direito de escolher as matérias do próximo semestre. Community tem a incrível capacidade de trazer outros gêneros para dentro da comédia, e mesmo como um episódio "de ação", eu chorei de rir dessa porra!
P.S. - São muitos episódios ainda na primeira temporada, mas o 22º "Modern Warfare" foi especialmente engraçado para mim com a batalha de Paintball pelo direito de escolher as matérias do próximo semestre. Community tem a incrível capacidade de trazer outros gêneros para dentro da comédia, e mesmo como um episódio "de ação", eu chorei de rir dessa porra!
P.S. 2 - Para quem já prestou bem atenção nos filmes da Marvel dirigidos pelos Irmãos Russo deve ter percebido a participação de alguns atores de Community em pontas de algumas cenas. Danny Pudi é um dos guardas de acesso da base da SHIELD que é rendido pelo Capitão América pouco antes dele destruir os porta-aviões da Hydra no terceiro ato de Capitão América - Soldado Invernal. Jim Rash, que faz o reitor Craig na série é o assistente puxa-saco do MIT que pede um investimento aos professores para Tony Stark após seu discurso inicial em Capitão América - Guerra Civil. Já Ken Jeong é o segurança do depósito onde a van do Homem Formiga está largada, no primeiro ato de Vingadores - Ultimato. Donald Glover, que provavelmente foi o ator (e cantor) de maior expressão saído da série, também faz uma ponta em Homem Aranha - De Volta ao Lar, como Aaron Davis, um malandro que é interrogado pelo Aranha em um estacionamento. O filme não é dirigido pelos Russo, mas fica aí a lembrança.
NOTA: 10
NOTA: 10
Sneak Peek - Brincando com Fogo
Atraído pelo tema e também por sua chamativa capa, resolvi
dar uma olhada no reality show Brincando com Fogo e foi uma das experiências
mais surreais que tive com esse tipo de entretenimento. Dispostos a ganhar um
prêmio bom em dinheiro, um grupo de gostosas e saradões de vários lugares do
mundo – de língua inglesa – embarcam numa aventura de confinamento, sem saber
ao certo que a disputa envolvia o NÃO-contato sexual ou físico entre eles.
Basicamente, ganharia a bolada quem não pegasse ninguém na casa, o que cria as
situações de tensão do programa.
Com os estímulos à flor da pele, os inicialmente 10
participantes – depois esse número aumenta e diminui de novo – a galera é tentada
com inúmeras situações que os colocam contra a parede, dispostos
inclusive a fazê-los quebrar a principal regra do jogo que é a abstinência.
A ideia do programa é boa sim, mas relembrando aqui os 7
episódios principais mais o especial de encerramento, não consigo me lembrar de tantos
bons momentos assim do reality. Cada um dos participantes está claramente
vivendo um personagem diferente ali dentro – tipo BBB, sabe? – e não existe
aquela naturalidade que a gente vê em programas brasileiros do tipo.
Outra das desvantagens de Brincando com Fogo é a de não mostrar nem que seja de relance os momentos mais quentes que acontecem na casa. Não tem nem nudez! Os participantes estão o tempo todo de biquínis, sungas ou roupas curtas, mas nudez mesmo não rola. Até no PPV do Big Brother a gente vê mais nudez do que nesse reality!
Outra das desvantagens de Brincando com Fogo é a de não mostrar nem que seja de relance os momentos mais quentes que acontecem na casa. Não tem nem nudez! Os participantes estão o tempo todo de biquínis, sungas ou roupas curtas, mas nudez mesmo não rola. Até no PPV do Big Brother a gente vê mais nudez do que nesse reality!
Mas Rodman, o intuito do programa não é justamente mostrar
aos participantes que as relações deles com as demais pessoas não podem se
resumir somente a sexo?
Essa é exatamente a ideia, caro padawan, mas até mesmo a
relação pela qual mais torci na casa, envolvendo Rhonda e Sharron acaba não
dando em nada ao final do programa, o que frustra a premissa inicial comandada pela androide Lana.
Já a superficialidade do casal Francesca e Harry conseguiu superar o final do programa, mesmo eles se mostrando dois tremendos babacas ao longo do seriado quase todo, quebrando as regras sucessivas vezes e fazendo o prêmio em dinheiro diminuir um bocado de vezes.
Já a superficialidade do casal Francesca e Harry conseguiu superar o final do programa, mesmo eles se mostrando dois tremendos babacas ao longo do seriado quase todo, quebrando as regras sucessivas vezes e fazendo o prêmio em dinheiro diminuir um bocado de vezes.
Brincando com Fogo não chega a ser empolgante e no máximo
diverte ao longo dos quase 60 minutos de cada episódio. Destaque nesse quesito
para a narradora que conversa com o espectador cheia de ironias, Desiree Burch.
Ela é a única razão pela qual eu dei alguma risada vendo o reality, mas não
passa muito daí. Para quem curte o tipo de cara bombado deve valer alguma coisa
assistir, já para quem curte a beleza feminina mais brasileira, o programa é um
pouco decepcionante. Vamos ver como vai ser a versão BR do reality, já que a
Netflix já anunciou que vai rolar. E você? Toparia passar sem sexo só para
ganhar uma bolada em dinheiro?
NOTA: 6
NAMASTE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário