28 de junho de 2020

Review - Harleen e Destino Adiado


Para quem acompanha o Blog, não é nenhuma novidade que a minha mídia preferida é a textual. Desde criança sempre me expressei MUITO melhor escrevendo do que falando, cantando ou interpretando — Sim, pra quem não sabe, eu fui ator dramático por três anos e encenei duas peças na Broadway* —, mas de vez em quando eu acabo me arriscando por outros caminhos e saio das trevas para levar meu — parco — conhecimento aos ouvintes de podcast



A convite do meu amigo de longa data Antonio Pereira dos Caras da TI, eu escapei da quarentena e arrastei minha pança lá para o balcão do Boteco do Infinito, desta vez para recomendar a HQ Harleen do ilustrador e roteirista croata Stjepan Šejić. A obra faz parte do selo Black Label da DC, e mostra uma história de origem da Arlequina ANTES dela conhecer a loucura desencadeada pelo Coringa



O primeiro de três volumes mostra uma faceta pouco explorada nos quadrinhos da psiquiatra Harleen Quinzel e como seu trabalho a levou a conhecer de perto os mais perigosos internos do Asilo Arkham



Para quem é fã das histórias do Batman, a HQ tem uma cacetada de citações e inserções de personagens muito conhecidos do universo do morcego, mas para quem está chegando agora, caindo de paraquedas somente após os filmes do Esquadrão Suicida e Aves de Rapina — ambos estrelados pela Arlequina — também consegue acompanhar tranquilamente, não sendo necessário nenhum conhecimento adicional de mais de 80 anos de gibis. 



No segundo bloco do bate-papo de boteco, o Antonio recomenda a Graphic Novel Destino Adiado (Le Sursis) de Jean-Pierre Gibrat, artista francês — ah, vá! — que assina a arte e o roteiro da HQ. Muito além das histórias de linha com super-heróis, Gibrat leva o leitor a mergulhar no drama do personagem Julien Sarlat, um jovem soldado francês que é dado como morto numa malfadada missão e que é obrigado a assistir por de trás de uma persiana, do local onde está escondido, o próprio funeral além de ter que espiar de longe sem poder tocar Cécile, sua grande paixão. 



O autor conduz a narrativa de forma sublime, reflexiva e intimista, dando ao leitor um espetáculo visual de raríssima qualidade com seus desenhos realistas e a colorização aquarelada. A arte de Gibrat é um caso à parte dessa grandiosa obra — tida por muitos como a mais importante criada pelo artista — que o pessoal do Pipoca e Nanquim trouxe ao Brasil com exclusividade, tendo à venda também no site da Amazon


Quer saber mais detalhes das duas obras? 

Dá uma conferida lá na nossa conversa no Boteco do Infinito, bloco especial de quadrinhos do site Os Caras da TI. Puxa uma cadeira, pede uma cerveja e seja bem-vindo! 


Clique na imagem para ouvir o podcast

Quem quiser conferir, eu estive no Boteco do Infinito também para falar sobre Desafio Infinito e Black Hammer na edição número 1 do programa:






E na edição 2 eu fui lá falar sobre Homem Aranha: Negócios de Família e Conan, o Bárbaro






P.S. - Pra quem achou a arte de Destino Adiado semelhante a do Milo Manara, o rei europeu do quadrinho de putaria, o Jean-Pierre Gibrat também assina as ilustrações da HQ erótica Pinocchia:




* Sério que cê acreditou que eu fui ator de peça na Broadway? Sério mesmo? Fui nada. Era meu sonho ter participado de Cats... Mas pensando bem... Melhor não!



NAMASTE! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...