16 de setembro de 2023

Redescobrindo Quem Manda Já Morreu de Marcos Rey

Quem Manda já morreu Marcos Rey


Eu li "Quem Manda já Morreu" pela primeira na época da escola, há mais de vinte anos e, confesso, que não me lembrava muito do enredo. 

Conforme fui relendo agora, em pleno século XXI, foi como se a história toda retornasse com força à minha mente.

Isso, é claro, não me impediu de REDESCOBRIR o livro, nem tampouco me entreter novamente com essa fantástica história de investigação detetivesca com uma inenarrável pitada de humor — e sarcasmo — impressa por Edu — o estudante de Comunicação —, que não só é o protagonista como também o narrador.

Quem Manda já morreu Marcos Rey


As situações em que ele, o tio Palha — o detetive que pegou um leão quase que literalmente na unha — e a versátil Coca Gimenez — uma uruguaia quarentona que faz as vezes de secretária, maquiadora e cantora de Tcha tcha tcha — se envolvem ao longo da narrativa com uma perigosa máfia são muito empolgantes. Cada novo momento consegue surpreender o leitor de uma maneira muito positiva e, mesmo depois de tanto tempo, me vi como um acompanhante novato desse enredo delicioso.

"Quem manda já morreu" não chega a ser um primor e nem é um dos livros mais inspirados do meu eterno autor nacional favorito, Marcos Rey, mas cumpre com excelência o seu papel de entretenimento literário, e é, com certeza, mais um de seus ótimos trabalhos como escritor infanto-juvenil. 

Quem Manda já morreu Marcos Rey


Afinal, se você leu e não ficou com o "Tchin Tchimbá-tchimbá! Uule-lá-lá" cantada na Montanha de Ali na cabeça, ou não saiu por aí imitando o sotaque do "homem do cravo" dizendo "espertchinho" a torto e a direito, volte duas casas e leia com mais atenção!

Recomendadíssimo!


P.S. - Eu lembro que na primeira vez que li o livro, eu ficava falando em voz alto o "espertchinho" de Bristol, o mafioso que sequestra Edu no enredo, imitando o sotaque estrangeiro do cara. Bons tempos de adolescência!


Avalie o seu livro preferido no Skoob. É gratuito e você ainda pode engajar os trabalhos literários de novos autores.

O meu livro, "Rastros de um Obsessão" também pode ser avaliado pela plataforma. Prestigie os autores nacionais!

Skoob avalie

 

Se você vê valor no trabalho de Rod Rodman e quer contribuir com QUALQUER VALOR, manda PIX!


Estamos passando por questões de saúde que necessitam de dim-dim para sanar. Desde já, agradeço o apoio!



Quer me ajudar de outra forma, que tal adquirir o meu primeiro livro físico, Rastros de Uma Obsessão? O link para acesso está logo abaixo!




NAMASTE! 

2 comentários:

  1. Obrigado por compartilhar sua perspectiva perspicaz sobre este tópico!

    ResponderExcluir
  2. Há algum tempo acompanho seu blog e suas novas postagens nunca deixam de me impressionar.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...