20 de junho de 2012

Quem é o maior herói da Marvel?


Há alguns meses publiquei no Blog do Rodman uma pesquisa para descobrir, dentro do público que acessa o site, qual era o filme mais esperado de 2012, entre Batman Dark Knight Rises, O Espetacular Homem Aranha, O Hobbit e Os Vingadores, e o resultado foi favorável aos Maiores Heróis da Terra.
Para alguns, não foi nenhuma surpresa, até porque, o filme dos Vingadores, dentre os concorrentes, era aquele que mais tinha cheiro de novidade, uma vez que tanto Batman quanto Homem Aranha já eram figurinhas carimbadas no cinema e o Hobbit era visto como uma sequência direta da trilogia do anel de Peter Jackson.
Pois bem. Passado o hype do filme dos Vingadores e praticamente às vésperas da estreia do filme do Cabeça de Teia, decidi desta vez, perguntar aos leitores quem é o maior herói da Marvel na atualidade, até para ver o quanto o cinema e outras mídias televisivas influenciam no resultado dessas pesquisas.
70 leitores se pronunciaram e o maior herói Marvel da atualidade é:



Com 33% dos votos, o Vingador Dourado é o preferido do público da última semana, desbancando pesos pesados de popularidade como Homem Aranha (27%) e Wolverine (24%), que vencia a disputa com folga nas primeiras semanas em que a enquete foi lançada. O Sentinela da Liberdade mostrou que ainda é visto como uma bandeira ambulante que não desperta tanto interesse na molecada e ficou na lanterninha, com apenas 14% dos votos.


O resultado dessa pesquisa reflete bastante que a popularidade dos super-heróis condiz com sua exposição atual na mídia, e atualmente, apesar de o Capitão América estar no mesmo filme em que o Homem de Ferro estrela nos cinemas, Tony Stark e todo seu carisma é o cara da vez para o público geral.
É engraçado notar que na Marvel sempre tem alguém diferente no topo da preferência do público, enquanto que na Distinta Concorrente, o Batman ocupa essa posição quase que sem concorrência há décadas.


Na década de 80 e até a metade dos anos 90, o Homem Aranha era o personagem mais importante da Marvel, sendo referenciado sempre como o símbolo da editora do Tio Stan Lee, deixando caras como o Hulk, e os até então desconhecidos Vingadores em segundo plano (notem que aqui estou me referindo ao público geral e não a leitores habituais). Com a explosão dos títulos dos X-Men nos anos 90, os desenhos de Jim Lee, a animação dos mutantes para a TV e os roteiros de Chris Claremont, o Wolverine começou a ganhar notoriedade, até se tornar o maior produto de vendas da Casa das Ideias. O heroi com garras de adamantium tornou-se na década seguinte o principal personagem da editora, e os efeitos disso refletem até hoje nas vendagens da Marvel. Ele não só faz parte de praticamente todas as equipes de super-heróis como também estampa a maioria das capas das demais edições, sempre fazendo participações especiais em revistas com menor vendagem, ajudando a alavancá-las.
Hoje, quando falamos em popularidade, no entanto, a imagem do Homem de Ferro vem em primeiro lugar, o que é compreensível, uma vez que o personagem teve dois filmes de relativo sucesso, ganhou ainda maior relevância nas próprias histórias em quadrinhos ajudando a arquitetar a Guerra Civil, sendo o responsável indireto pela Invasão Skrull, chegando para resolver O Cerco e ainda sendo representado pelo excelente Robert Downey Jr. nas telonas. 
Que essa rotatividade de personagens populares permaneça assim na Marvel, e que nomes como Demolidor, Luke Cage e Doutor Estranho um dia também tenham seu lugar ao sol como líderes de vendagens e de acalanto popular.

NAMASTE!   

18 comentários:

  1. Acho que a opinião de apenas 70 pessoas não pode ser considerada como consenso geral. Sem falar que as bilheterias de todos os três filmes do Aranha foram muito superiores às dos filmes do vingador blindado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você.
      Apenas 70 pessoas nem de longe representam o público em geral, mas a enquete só foi colocada no ar pra provar o quanto a popularidade de um herói é medida pela sua exposição atual, e não por seu histórico.
      Tanto é que no início, quem estava ganhando era o Wolverine, que pra quem lê quadrinhos, é com certeza o mais popular hoje em dia.

      Excluir
  2. Alguem pode me explicar este site?

    http://www.playbook.k6.com.br

    É isso mesmo que eu to pensando? Não é possível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. alguém pode me explicar pq esse imbecil fica estragando os comentários de todos os blogs?

      Excluir
  3. O problema é que essa é uma falsa popularidade. Iron Man pode estar no topo dessa enquete, mas provavelmente ela foi respondida em sua grande maioria por pessoas que só viram os filmes. Esquecem-se que a personalidade tão cativante do Iron Man dos filmes, é retirada do Universo Ultimate e não do Universo Normal. Acredito que pelo menos 90% daqueles que votaram nele não o conhecem nas HQs.
    Guerra Civil não serve de base para argumentar ao favor de sua popularidade. Quem leu a saga sabe disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você.
      Os públicos de cinema e quadrinhos são bem diferentes. O pessoal que só conhece os filmes vai pelo hype do momento. Aposto que assim que sair o filme do Aranha, o Homem de Ferro despenca da popularidade de novo.
      Muita gente nem sabia quem era Homem de Ferro até uns 5 anos atrás.
      Quanto a Guerra Civil, discordo de você. Tanto as edições de Extremis quanto de Guerra Civil, serviram pra criar um novo público para o Homem de Ferro, seja a favor ou contra ele. Nunca tinha visto uma exposição tão grande ao personagem nos quadrinhos quanto nessa época, e olhe que o acompanho há pelo menos uns 20 anos!

      Excluir
  4. Baixe os melhores filmes da TV. www.baixarfilmes.tv

    ResponderExcluir
  5. Tudo o que acontece no Brasil e no mundo, os melhores Reviews de Jogos, Filmes e Séries, Conteúdo Exclusivo, Celebridades e Fofocas Quentes, Muito Humor, tudo sobre Saúde e Bem estar, tudo o que há de novo no mundo da Tecnologia, Automóveis, os melhores assuntos para que gosta de Turismo, e para o pessoal mais jovens ou mais nerd todas as tiras de Memes. Tudo isso e muito mais você confere na Flowit.com.br !

    E se você é bloggueiro, temos uma Gerenciador Exclusivo para você, basta criar uma conta e de cara ganha um painel administrativo com Uploader de Imagem totalmente gerenciador por você. Título e Imagem em um link é você quem escolhe, tudo isso sem cobrar um centavo, acessa: Flowit.com.br

    ResponderExcluir
  6. Concordo com a pesquisa. Já quanto aos comentários: mimimimi não votaram no personagem favorito, mimimimi essa pesquisa não vale... lol

    ResponderExcluir
  7. "Hobbit era visto como uma sequência direta da trilogia do anel de Peter Jackson."... Parei de ler aqui, se informe melhor para poder informar melhor seus internautas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Cara, não sou eu quem vê o Hobbit como uma sequência de o Senhor dos Anéis. Deixei claro no texto que o filme será visto como tal pelo PÚBLICO MÉDIO, ou seja, o pessoal que não está por dentro da cultura pop. Sempre soube que O Hobbit foi o primeiro livro de Tolkien sobre os hobbits

      Excluir
  8. NA DC O SUPERMAN """""SEMPRE"""""" FOI O PREFERIDO. GOSTO DO BATMAN, MAS SEU COMENTÁRIO QUE ELE É O PREFERIDO REVELA SEU GOSTO PESSOAL. BASTA VER A QUANTIDADE DE TATUAGENS DO SUPER, USADAS POR ADULTOS. A GRANDE E ENORME QUANTIDADE DE CRIANÇAS QUERENDO A CAPA PARA VOAR. O PROBLEMA DELE, SEMPRE FOI DIRETORES COM POUCO CONHECIMENTO SOBRE A MITOLOGIA DELE, FILMES COM "HISTORINHAS" DE AMOR COM LOIS LANE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para o público médio (aquele que não lê quadrinhos), imagino que o Superman seja o mais icônico sim, mas pra quem lê, o Batman está na frente da popularidade. É só frequentar qualquer fórum de bate-papo que a gente percebe o quão "fiéis" são os fãs do Morcego.
      Meu herói de infância era o Superman, e mais tarde se tornou o Homem Aranha.

      Excluir
  9. O Homem Aranha é imbatível conosco os leitores, mas com a turma que só conecem os herois na versão retalahda do cinema pode ser outros mas é só momento.

    ResponderExcluir
  10. O MAIOR HERÓI DA MARVEL SEMPRE FOI E SEMPRE SERÁ O "HOMEM ARANHA". ELE NÃO É MEU PREFERIDO, MAS CONTRA EVIDÊNCIAS DE MAIS DE 40 ANOS NÃO HÁ COMO LUTAR. A POPULARIDA DO IRON MAN É SOMENTE PELA DIVULGAÇÃO DOS FILMES ATUAIS. QUANDO O ESPETACULAR HOMEM ARANHA ESTREAR TODAS AS PREFERÊNCIAS VOLTAM PARA ELE. NÃO SE ESQUEÇA QUE A MAIOIRIA DOS VOTANTES NADA SABEM OU ACOMPANHAM OS GIBIS DOS HERÓIS.

    ResponderExcluir
  11. Os maiores herois marvel sao homem aranha e wolverine, dois personagens muito fodas, apesar da marvel esta cagando nos personagens ultimamente

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...