22 de janeiro de 2020

Crise nas Infinitas Terras - PARTE 5


LEGENDS OF TOMORROW – EPISÓDIO 1 (Temporada 5)

Todos os Paragons acordam no dia seguinte em suas casas e descobrem que o universo foi realmente salvo por eles. Algo inusitado, no entanto, acontece e os heróis que antes moravam em Terras diferentes, agora residem na mesma Terra, a Terra-Prime, além de descobrirem que Lex Luthor é uma espécie de herói nacional reconhecido por todos! 


Como dito anteriormente, é mais ou menos isso que acontece na saga escrita por Marv Wolfman para as HQs. Na época, a DC estava virando um sururu maluco, e conforme eles iam adicionando personagens de outras editoras a sua, comprando as que estavam falindo e forçando a falência (COF! COF! Fawcett Comics!) de outras, eles meio que inventavam que cada grupo de heróis pertencia a uma Terra Paralela qualquer. Com o tempo, isso começou a ganhar proporções gigantescas e uma grande confusão na cabeça dos leitores. Quem é de que Terra? Esse Robin aqui é de onde? E esse Superman velho? E esse Flash com o penico alado na cabeça?

A batalha final contra os Dementadores do Antimonitor
Se a gente for notar, a mesma coisa estava acontecendo nas séries da CW, em especial em The Flash, que na falta de criatividade, sempre se jogava o argumento de que o "fulaninho da vez era de outra Terra" e já era. Após a morte prematura do Harrison Wells na primeira temporada (até hoje o melhor vilão que o Flash já teve em live-action!), a cada temporada eles usavam um “Harrison Wells” diferente, vindo de outra Terra, e vamos combinar que isso perdeu a graça já na terceira vez que aconteceu. Tom Cavanagh é um ator versátil e empresta todo seu talento para sempre criar um Wells diferente a cada temporada, mas isso passou dos limites há muito tempo. Até a Canário Negro (Katie Cassidy) que morreu lá na quarta temporada de Arrow (ou quinta, sei lá!) foi trazida de volta de uma dessas Terras Paralelas, e usaram a desculpa que ela era uma espécie de “gêmea malvada” da verdadeira Laurel Lance de outro mundo, a Sirene Negra.



Ao final do episódio de Legends of Tomorrow, temos vislumbres de outras Terras que continuam existindo além da Terra-Prime (incluindo a Terra-12 com a Tropa dos LANTERNAS VERDES, a Terra-19 do Monstro do Pântano, a Terra-9 com os Titãs, a Terra-21 com a Patrulha do Destino e a Terra-96 com o Superman do Christopher Reeve, interpretado pelo Brandon Routh), o que quer dizer que nem todos os personagens se juntaram... Ainda. 



Por algum tempo, até que exista outra Crise, ainda teremos uma caralhada de Batmen espalhados por aí, um para cada série que esteja precisando de audiência!

Com certeza o ponto alto do episódio são as homenagens que, tanto o mundo quanto os heróis, prestam ao falecido Oliver Queen, deixando bem clara a importância do Arqueiro Verde para esse universo televisivo. É difícil não se emocionar com esse “fim de uma era” que a despedida do Arqueiro causa, em especial para quem acompanhou essas séries engatinharem uma a uma, surgindo de dentro da série principal que era Arrow


O destino do Time Arrow e seus personagens será decidido nos dois últimos episódios da série que irão ao ar ainda esse ano, e outro spin-off dará as caras, acompanhando a partir de então a vida de Mia Smoak e os demais herdeiros de John Diggle, Lyla e do Cão Raivoso (Rick Gonzalez), sob a tutela das Canários Laurel Lance e Dinah Drake (Juliana Harkavy).


Mia Smoak, Laurel Lance e Dinah Drake

O último cameo do crossover é a aparição do próprio escritor Marv Wolfman, que aparece logo no início do episódio tietando o Flash e a Supergirl, explicando que agora eles fazem parte do mesmo mundo, a Terra-Prime. 

Marv Wolfman

As interações entre eles agora podem ocorrer de forma muito mais fluída, sem a necessidade daquele teleportador criado pelo Cisco Ramon, já que eles moram a algumas cidades de distância. O mais irônico da aparição de Wolfman, em cena com os dois personagens é que ele foi o responsável PELA MORTE de ambos em sua versão Crise nas Infinitas Terras para os gibis. Tanto Barry Allen quanto Kara Danvers morrem pelas mãos do Antimonitor, mortes que só seriam desfeitas muitos anos depois, após várias outras Crises na DC.



O episódio termina com Barry Allen formando uma espécie de “Liga da Justiça” com o Superman, a Supergirl, a Batwoman, a Canário Branco, o Caçador de Marte e o Raio Negro, e eles usam como sede a antiga instalação dos laboratórios STAR, que aparece lá no crossover Invasão, prédio que lembra muito o Hall da Justiça dos Superamigos - quem pegou pegou a referência ao macaco Gleek nos instantes finais do episódio! Quais serão os próximos crossovers? Façam suas apostas!


P.S. - O surgimento do personagem Ryan Choi no crossover muito provavelmente deve significar uma passagem de bastão, já que nos quadrinhos, Choi foi uma das identidades do Eléktron. Há algum tempo o ator Brandon Routh afirmou que, assim como Stephen Amell de Arrow, iria se "aposentar" de seu papel de Ray Palmer na série Legends of Tomorrow, e é bem provável que nessa nova temporada os heróis viajantes do tempo ganhem um novo Eléktron, vivido agora pelo ator Osric Chau

P.S. 2 - Além de Arqueiro Verde e as Canários, outro spin-off do Arroverso que foi anunciado pela CW é do Superman, que vai mostrar as aventuras solo de Clark (Tyler Hoechlin) e Lois (Elizabeth Tulloch) criando o pequeno Jonathan. Seria a continuação de Lois & Clark dos nossos sonhos ou uma forma de tornar relevante esse Superman baixinho que é tão insosso nos crossovers?

P.S. 3 - Por mais que a gente critique as lutas sem graça e alguns efeitos visuais meia-boca de Crise nas Infinitas Terras, é importante salientar o esforço criativo DESGRAÇADO que os produtores precisam ter para juntar TANTA GENTE com tantos personagens diferentes interagindo entre si num mesmo lugar, sem que isso descambe para uma salada de frutas intragável. Apesar de muitos dos produtores serem os mesmos das 5 séries, as equipes criativas e o elenco são completamente diferentes, e juntar todo mundo numa história minimamente coesa, sem que haja furos no roteiro - e isso pensando também em cada série individualmente ANTES e DEPOIS do crossover - não deve ser uma tarefa fácil. A gente reclama de fã chato e pau no cu que a gente é mesmo. Mas parabéns a todos os envolvidos. 

As outras partes do review podem ser encontradas aqui:


NAMASTE! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...