Houve um tempo em que o
Superman era para mim O herói definitivo dentre aquelas dezenas de outros
personagens coloridos que eu seguia fielmente nas histórias em quadrinhos. Ele
era o ideal do “bom mocismo” e a personificação do bom caráter, além de ícone
maior e símbolo de inspiração. Com o tempo, seus ideais e seu escoteirismo
deixaram de me guiar, e passei a me identificar mais com outros heróis,
menos simbólicos, talvez, porém mais próximos do que eu pessoalmente era.
Comentei aqui certa vez
sobre o que esperava que o Superman se tornasse no cinema, e uma frase minha
meio que profetizou o que veio a (não ser) Man of Steel, a nova empreitada
cinematográfica do Azulão na tela grande:
“Temos que ver aquele S no peito do cara e nos lembrar do que há de melhor na humanidade ainda. Atualmente precisamos disso.”
Pode parecer
estranho que eu esteja me auto-parafraseando, porém o momento me pareceu
oportuno de mencionar esse texto, logo que sentei para escrever minha resenha
sobre o filme.
Mas e aí,
Rodman? Man of Steel faz jus ao que você esperava do filme lá atrás quando
escolheram o Henry Cavill?
Veremos.
Zack Snyder, o diretor incumbido para trazer
de volta à vida o personagem que parecia estar morto e sepultado para os
cinemas desde Superman Returns (2006) ganhou a molecada quando dirigiu um 300
(filme baseado na HQ escrita e desenhada por Frank “Agora sou Gagá” Miller) bem
fiel a sua fonte de origem, porém ganhou o ódio mortal de muitos nerds gordos e
sebosos ao tentar “melhorar” a obra-prima de Alan Moore e Dave Gibbons,
transportando para as telas Watchmen, tida para muitos como a melhor HQ de
todos os tempos. Enchendo a história de firulas e tornando explícitas passagens
singelas e discretas da HQ de Moore, Snyder não só conseguiu tirar o brilho da
história, como também transformar os personagens medíocres definidos pelo autor
britânico em símbolos do “massaveismo” gratuito, o que incomodou muita gente.
Por outro
lado, tanto em 300 quanto em Watchmen, o “Visionário” diretor de 47 anos
conseguiu alcançar um público muito maior do que o dos quadrinhos no qual seus
filmes eram baseados, e essa galera curtiu o que foi feito. Para o público em
geral, 300 e Watchmen são bons filmes de ação e tanto faz o que aconteceu nas
HQs.
Pensando dessa
forma, os executivos da Warner deram carta branca para que Snyder assumisse um
dos projetos mais ambiciosos do estúdio, que era revitalizar uma franquia que
estava naufragada desde 2006, quando então o insosso Superman Returns estreava
nos cinemas mundiais. Com o Batman de Christopher Nolan indo de vento e popa
(essa é do tempo da vovó!) e os direitos do Superman prontos a retornarem para
as mãos dos familiares dos criadores do personagem (Joe Shuster e Jerry
Siegel), era hora de um investimento maciço no Azulão, e eis que Man of Steel
começou a ganhar forma.
Apesar de
parecer a pessoa certa para a reinvenção do Superman no
cinema, Snyder vinha de dois estupendos fracassos nas bilheterias (a animação A
Lenda dos Guardiões e o pirado Sucker Punch), e a presença de Christopher Nolan
como produtor executivo e Mestre Jedi se fez necessária. Muitos dizem que o
filme só ficou tão bom porque Nolan soube puxar as rédeas de Snyder, mas há
controvérsias sobre isso.
Em Krypton,
papai Jor-El (Russel Crowe) e mamãe Lara (Ayelet Zurer) percebem que o planeta
está entrando em colapso agora que a população usou seus recursos quase que a
exaustão, e tentam avisar o conselho científico que ignora as súplicas dos
representantes da casa de El. Desesperados em meio a possibilidade de uma
extinção iminente, os dois decidem mandar o filho Kal-El recém nascido (o
primeiro bebê nascido por meios naturais no planeta em muito tempo) para que
ele sobreviva em outro planeta, e nele inserem a essência do povo kryptoniano (o
Códex, chave para o renascimento da raça) antes de colocá-lo em sua nave de
escape.
Enquanto o
planeta começa a ruir, uma insurgência militar começa a tomar forma comandada
pelo General Zod (Michael Shannon), que quer para si a chave do renascimento do
povo kryptoniano. Se voltando contra o conselho científico e o próprio Jor-El,
Zod acaba sendo aprisionado na Zona Fantasma, de onde vê de camarote o fim de
seu planeta natal. A nave do pequeno Kal-El vai parar na Terra, Zod arruma um meio de escapar mais tarde com Faora (Antje Traue) e os demais prisioneiros, e o resto todo
mundo sabe.
Tirando a
linha narrativa principal (bebê alien que cai na Terra vindo de planeta
destruído que é criado por pais adotivos do Kansas e que lhe ensinam o valor da
vida), muita coisa na história foi alterada de forma “elegante” por Zack Snyder
e David Goyer (que também escreveu Batman Begins). Há diferenças pouco sutis no
modo como o jovem Clark Kent aprende que com grandes poderes veem grandes
responsabilidades seus poderes devem ser usados para o bem, e a forma
dramática (muito bem representada por Kevin Costner e Henry Cavill) como isso acontece no filme foi um dos pontos positivos nessas mudanças.
Aliás, mesmo que quisessem seguir
alguma linha narrativa dos quadrinhos, Snyder e Goyer ficariam um tanto quanto
perdidos, de tantas origens diferentes que o personagem já teve nos últimos 20
anos!
Abstraindo que
o Superman surgiu antes nas HQs e renegando todo seu passado glorioso nessa
mídia impressa, é hora de conhecer o novo Superman dos cinemas, e ele é
grandioso, assim como todo o universo a seu redor.
O planeta
Krypton recriado para o filme é um dos mundos alienígenas mais fantásticos que
tive o prazer de ver no cinema, e sua mistura de orgânico com uma ciência além
de nossa compreensão é perfeito. Embasbacado em frente à tela do cinema IMAX,
comecei a pensar em como os designers daqueles cenários conseguiam ter tanta
criatividade para bolar algo tão bonito e ao mesmo tempo pitoresco, e como eles
conseguiam imaginar cenários tão fenomenais.
Krypton de Man
of Steel caberia perfeitamente em um dos filmes de Star Wars, e poderia fazer
parte facilmente de galáxias compostas também por planetas como Tatooine, Naboo
ou Coruscant. A parte tecnológica é ainda mais assombrosa tamanha é sua riqueza
de detalhes, e itens como armaduras, veículos e prédios formam um espetáculo
visual de dar inveja a qualquer filme baseado em heróis espaciais (Lanterna
Verde Cof! Cof! Cof!).
A fotografia
do filme é um de seus grandes pontos fortes, e o grupo de designers
responsáveis pelos cenários e apetrechos, em especial na sequência inicial que
mostra o planeta condenado, está de parabéns. Fiquei fascinado.
Falando de
personagens e suas semelhanças com os originais dos quadrinhos, pouco se tem a
acrescentar, uma vez que tirando o próprio Superman, o General Zod e Lois Lane (Amy Adams)
quase nenhum deles é aprofundado. Excetuando talvez Jonathan (Kevin Costner) e
Martha Kent (Diane Lane) que são basicamente o mesmo casal cuidadoso e fofo de
todas as mídias nos quais já foram retratados, todos os demais personagens
apresentam, senão personalidades radicalmente diferentes dos originais, ao menos
nuances de alterações físicas (como o Perry “Black” White de Laurence
Fishburne).
A Lois Lane da lindamaravilhosacoisamaisformosadegata Amy Adams é de longe a melhor Lois Lane já transportada para o cinema, e não só porque ela é linda, mas porque sua personagem se mostra muito mais inteligente e corajosa que suas outras encarnações. Um par de óculos jamais enganaria esta Lois Lane, e apesar da repórter investigativa do Planeta Diário não ser um ponto principal no filme, ela é de extrema importância para o Superman em si, e a forma como ele encara a própria maldição/dádiva de seus poderes.
A Lois Lane da lindamaravilhosacoisamaisformosadegata Amy Adams é de longe a melhor Lois Lane já transportada para o cinema, e não só porque ela é linda, mas porque sua personagem se mostra muito mais inteligente e corajosa que suas outras encarnações. Um par de óculos jamais enganaria esta Lois Lane, e apesar da repórter investigativa do Planeta Diário não ser um ponto principal no filme, ela é de extrema importância para o Superman em si, e a forma como ele encara a própria maldição/dádiva de seus poderes.
Como a própria
origem do Homem de Aço nas HQs é hoje uma colcha de retalhos, dá pra se
perceber alguns fragmentos de várias histórias do personagem ao longo do filme,
e referências a elas é o que não faltam. Duas histórias parecem ter servido de
base principal, “O Legado das Estrelas” de Mark Waid e a origem do Superman
escrita por Grant Morrison para a Era pós-reboot. O resto é uma pitada de lá e
de cá de vários temperos que formam o caldinho que tornou-se Man of Steel,
incluindo aí pálidas homenagens aos dois filmes de Richard Donner.
Como o General
Zod nunca teve uma personalidade muito bem trabalhada todas as vezes que foi
utilizado, seja nas HQs ou em outras mídias, pouco nos importamos com o que
David Goyer “mudou” de seu conceito, uma vez que nada que fosse alterado seria
minimamente perceptível (a menos que ele fosse um vilão afetado como todos os
demais que Snyder dirigiu em seus filmes baseados em HQs). Já que é assim,
vamos tocar logo na ferida: Quem é esse cara de armadura sem a cueca por cima
da roupa?
O Superman
clássico que conheço das HQs até o recente reboot da DC não aparece em Man of
Steel. O filme mostra a história de um bebê kryptoniano que cai na Terra e que
mais tarde encontra na Fortaleza da Solidão (que também não é bem a Fortaleza da Solidão) um traje azul e vermelho que passa
a usar enquanto voa por aí, porém, esse cara não é o Superman.
Muito já foi
questionado a respeito da decisão que o personagem título toma para deter o
General Zod ao fim do filme (Snapt!), e essa decisão, por mais que faça sentido
no roteiro do filme, por mais que faça jus ao que o vilão merecia naquele
momento, não é uma decisão que o personagem que eu aprendi a gostar nas HQs
tomaria. Seguindo o mesmo roteiro, o Superman poderia jogar Zod no vácuo do
espaço ou mesmo jogá-lo no portal da Zona Fantasma antes que ele se fechasse,
mas nas HQs ele jamais tomaria uma atitude como aquela.
Mesmo aos 33
anos, Kal-El ainda é um novato que mal sabe usar suas habilidades especiais
(mesmo assim ele ainda é melhor que o Clark de Smallville que só descobriu como
voar aos 40 anos!), e isso o faz cometer vários equívocos durante sua batalha
épica contra Faora e os demais fugitivos da Zona Fantasma. Não dá pra ignorar o fato de que
muitas pessoas devem ter morrido durante o combate entre Goku e Vegeta o
Homem de Aço e Zod, e que isso poderia ser evitado se o herói fosse mais
experiente, mas nem quero entrar nesse mérito, uma vez que cidades destruídas e
prédios sendo esfacelados pela pancadaria entre mocinhos e bandidos é algo
comum até nos quadrinhos. Nas animações da Warner/DC, por exemplo, Metrópolis
só é reconstruída pra poder ser destruída no dia seguinte, e assim como nos
desenhos, em Man of Steel a cidade parecia deserta enquanto o pau
comia. Vai ver que nos extras do Blu-ray irão explicar que todos haviam sido teleportados pelo Sr. Destino antes da batalha. Sei lá!
Independente de
ser ou não o Superman dos quadrinhos, é certo que o personagem idealizado por
Goyer e Snyder para os cinemas é um novato cujo caráter ainda está sendo
formado (mesmo aos 33 anos!!), e seus erros podem ser perdoados pela linha
narrativa do roteiro, embora isso pareça mais uma desculpa esfarrapada para
tornar o Homem de Aço mais palatável ao público médio que o enxergava como um
bundão que não mata nem mosca.
Embora na
maioria das vezes eu ache que Zack Snyder não passa de um Michael Bay um pouco
mais evoluído, não posso ser hipócrita em dizer que ele construiu um filme ruim
do Superman só porque não gostei o suficiente de sua visão para Watchmen. Man
of Steel NÃO É um filme ruim. Visualmente, ele chega a ser impecável, possui um
design espetacular especificamente para cenários alienígenas e para tecnologia, e soube recriar com competência as motivações do personagem título. Seja pela
competência de Kevin Costner ou pela inteligência do texto escrito para ele,
Jonathan Kent convence como um pai super protetor ao mesmo tempo em que ele
ajuda a construir o caráter de Clark com seus conselhos, e quase fui às
lágrimas com o desfecho da relação entre pai e filho lá pela metade do filme, o
que nos é contado em flashbacks.
Outro ponto
positivo do filme são as atuações. Praticamente todos os atores dão show de
interpretação em cena, mesmo aqueles que aparecem pouco, e quase posso dizer
que eles formam o time perfeito para representar os personagens do universo do
Superman. Não há como não se convencer que a Lois Lane de Amy Adams é a maior
repórter investigativa do mundo ao descobrir quem é o Superman em seu primeiro
encontro (chupa Margot Kidder!) ou que Diane Lane é a melhor Martha Kent retratada até hoje ao
consolar seu pequeno Clark quando seus poderes se manifestam pela primeira vez
na escola. Até mesmo Michael Shannon convence em seu papel de vilão, e seu Zod,
apesar de possuir uma razão justa para terraformar nosso planeta (foda-se! Vamos
destruir a Terra em pouco tempo mesmo, manda ver, Zod!), me fez ter ódio dele
ao vê-lo ameaçar acabar com toda a população da Terra. Se conseguimos odiar um
personagem, é porque o ator que o interpreta é bom, e isso não dá pra negar!
Os suspiros
pelo cinema a cada close em Henry Cavill (inclusive a meu lado!!) abafaram um
pouco o som do IMAX durante a execução do filme, mas tirando o fato de que esse Superman é mesmo um cara
bonitão, ele também é bom ator, e convenceu nas cenas dramáticas. Longe de ter
o carisma de Christopher Reeve (O verdadeiro Superman), Cavill, no entanto
conseguiu mandar bem quando lhe foi exigido, e fisicamente ele se assemelha
muito ao que todos esperam do maior herói do planeta. Como já havia avaliado
aqui no Review de Imortais, filme protagonizado pelo cara, Cavill se sai bem
nas cenas de ação, e tem tudo para ser o Superman mais emblemático da nova
geração, coisa que, aliás, estávamos precisando depois de terem contratado um
boneco de cera para viver o personagem em 2006.
Mas como nem tudo são
flores...
Vamos ao que me incomodou
nessa bagaça.
Em primeiro lugar, a
edição do filme é uma zona. Presente, passado, futuro, presente, passado...
Nunca sabemos onde exatamente estamos, uma vez que o roteiro não se fixa em
nenhum ponto quase durante o filme todo. Em geral, como aprendemos na cartilha
de blockbusters de Hollywood, os flashbacks são usados com moderação até antes
da metade do filme, e o passado de algum personagem nos é mostrado no início do
mesmo. Em Man of Steel, todavia, isso acontece sem qualquer regra, como se numa
tentativa desesperada de inovar (ou imitar Tarantino) Zack Snyder quisesse
rasgar esse script hollywoodiano e fazer do seu “jeito moleque de ser”. Isso não
chega a incomodar ao ponto de mandarmos o filme à merda mentalmente, mas age
como uma coceirinha atrás da orelha.
O exagero pirotécnico
(algo que também me incomodou muito em Homem de Ferro 3) é o segundo ponto que
mais me deixou #xatiadu. Não sei se com a idade comecei a ficar menos tolerante
a pancadaria desenfreada e chato para caralho para aturar mais de meia hora de
destruições ininterruptas e um quebra-pau que não parecia ter fim, mas as cenas
finais de combate entre Superman e os “visitantes” kryptonianos chegaram a me
deixar cansado no cinema.
A meu ver, Zack Snyder
passou um pouco dos limites nas cenas de luta, mas pelo visto essa medida de enfiar
porradaria goela abaixo do espectador foi proposital, uma vez que as reclamações
mais frequentes quanto a Superman Returns era que o filme dava sono. “Ah, é? O
Superman de Bryan Synger não tinha ação? Então toma!”, deve ter pensado o
Visionário. Não vi nenhum moleque falar mal das cenas massa véio do filme, então
deve ser coisa de velho mesmo.
Acho que eu não teria
reclamado se ao menos as cenas de luta tivessem sido melhor coreografadas ou
melhor executadas. Uma das coisas que sempre critiquei ainda nas animações da
DC (e olhe que adoro quase todas!) era justamente esse exagero. Cada episódio
de Liga da Justiça, por exemplo, destruía uma cidade diferente, e pra mim,
existem cenas melhores de luta a serem exploradas do que simplesmente ficar
jogando o adversário feito peteca pelas paredes. Eu conseguiria roteirizar
cenas muito melhores. Sorry!
Como disse antes, a meu ver, o Superman precisa inspirar aquele heroísmo clássico e típico de épocas mais inocentes, porém, durante o filme todo não há sequer uma cena que cause essa sensação de inspiração ou mesmo de heroísmo.
Mas Rodman, ele consegue deter aqueles tentáculos de filme pornô japonês num ato de bravura e...
Ah! Vai a merda! Aquilo é ato de bravura??
Em todo filme de herói que se preze, há pelo menos uma cena que serve como inspiração, aquela em que a trilha sonora aumenta e nos enche de adrenalina para torcer pelo personagem (como o Homem Aranha freando o trem em Spider Man 2!), e esse Superman não consegue fazer isso em nenhum momento. O fator emoção aparece no filme, mas não como simbologia de virada de roteiro ou mesmo de catarse. Embora o símbolo "S" em seu peito signifique esperança, o Superman de Man of Steel não inspira esperança em ninguém, e mais uma vez a linha narrativa colabora para acharmos que ele ainda não é o herói que conhecemos, mas que vai se tornar no futuro.
Aham, sei!
Como disse antes, a meu ver, o Superman precisa inspirar aquele heroísmo clássico e típico de épocas mais inocentes, porém, durante o filme todo não há sequer uma cena que cause essa sensação de inspiração ou mesmo de heroísmo.
Mas Rodman, ele consegue deter aqueles tentáculos de filme pornô japonês num ato de bravura e...
Ah! Vai a merda! Aquilo é ato de bravura??
Em todo filme de herói que se preze, há pelo menos uma cena que serve como inspiração, aquela em que a trilha sonora aumenta e nos enche de adrenalina para torcer pelo personagem (como o Homem Aranha freando o trem em Spider Man 2!), e esse Superman não consegue fazer isso em nenhum momento. O fator emoção aparece no filme, mas não como simbologia de virada de roteiro ou mesmo de catarse. Embora o símbolo "S" em seu peito signifique esperança, o Superman de Man of Steel não inspira esperança em ninguém, e mais uma vez a linha narrativa colabora para acharmos que ele ainda não é o herói que conhecemos, mas que vai se tornar no futuro.
Aham, sei!
Nem preciso criticar aqui as aparições ao estilo Mestre Jedi de Jor-El abrindo portas e dando sugestões de ação mesmo depois de morto (e isso não é SPOILER!!) apenas para justificar o salário de Russel Crowe, né? Então tá.
Sou marvete de criação,
embora a primeira HQ que li na vida tenha sido da DC (comentei aqui sobre
o assunto), mas isso em nada nublou minha percepção acerca de Man of Steel. Eu queria
realmente que esse filme fosse o melhor do ano, que chutasse bundas nas
bilheterias e que batesse Homem de Ferro 3.
Minha expectativa aumentou muito depois que vi o primeiro trailer, mas o desfecho do filme me decepcionou a tal ponto que minha nota diminuiu consideravelmente ao ver o Superman fazer o Zod parecer uma galinha indo pro abate, embora ela tenha voltado a se elevar ao ver o pequeno Clark no quintal da fazenda brincando de super-herói com a capinha nas costas... Segunda vez que fui às lágrimas durante o filme.
Minha expectativa aumentou muito depois que vi o primeiro trailer, mas o desfecho do filme me decepcionou a tal ponto que minha nota diminuiu consideravelmente ao ver o Superman fazer o Zod parecer uma galinha indo pro abate, embora ela tenha voltado a se elevar ao ver o pequeno Clark no quintal da fazenda brincando de super-herói com a capinha nas costas... Segunda vez que fui às lágrimas durante o filme.
Man of Steel não é feito
para os fãs que o personagem conquistou ao longo desses 70 e tantos anos de existência,
e sim para a nova geração que solta pipa e joga bola. Os conceitos antiquados de
justiça e esperança estão tão mortos quanto os zumbis de The Walking Dead
atualmente, e o que os novos fãs querem é um personagem que não se difere dos
demais, mas que aja com colhões na hora de resolver o assunto com os vilões. Como
sou velho, ainda sou do tempo em que o Superman me inspirava a ser o melhor que
eu pudesse, e que representava o bem acima de tudo, a analogia perfeita de um alienígena
com poderes divinos que vem à Terra e decide se apequenar, sendo humilde o
suficiente para entender que tirar uma vida, por pior que ela fosse, o
rebaixaria a ser tão cruel e vil quanto os inimigos que ele jurou combater. Pode
parecer babaca, mas é meu pensamento quando imagino a palavra herói.
Até hoje, não vi
representação melhor do que significa ser o Superman num mundo tão violento
quanto na animação Superman X Elite que resenhei aqui. Por isso, fecho minha
argumentação à minha nota a Man of Steel citando essa ótima história escrita
por Joe Kelly.
Ps.: Amy Adams é a Lois
Lane mais linda de todos os tempos, mas Teri Hatcher ainda mora no meu coração.
Ps.2: Henry Cavill pode
ser lindo, tesão, bonito e gostosão... Mas ainda come a poeira de Christopher
Reeve no quesito ícone.
Ps.3: Graças a Deus não
vimos Lex Luthor nesse filme do Superman. Não aguentava mais ver esse desgraçado
em todas as versões para mídia do Azulão!
Nota: 8
NAMASTE!