28 de março de 2022

No Ritmo do Coração do Oscar 2022

No ritmo do coração do Oscar 2022


Aconteceu na última noite, em Los Angeles, a 94ª cerimônia do Oscar. Com poucas surpresas entre os vencedores e uma festa razoavelmente melhor que a do ano anterior — bastante sem ritmo ainda por conta da pandemia de Covid-19 —, a maior premiação do cinema foi ciceroneada pelas atrizes Regina Hall (Todo Mundo em Pânico), Amy Schumer (Descompensada) e Wanda Sykes (Família Upshaw), mas quem acabou roubando a cena desta vez foi um dos apresentadores dos anos anteriores...

COM BARRACO!

Sem mais delongas, vamos ao listão dos campeões e campeãs — Campion, hein? Hein? — da celebração com alguns comentários breves deste que vos fala.

DUNA

Como já era previsto por 11 entre 10 especialistas em cinema, Duna de Denis Villeneuve foi o grande vencedor da noite e papou 6 dos 12 prêmios que disputava. 

O filme levou por Efeitos Visuais — derrotando os rivais da Marvel Studios Shang Chi e a Lenda dos Dez Anéis e Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa —, Melhor Fotografia (feita por Greig Fraser), Melhor Montagem (Joe Walker), Melhor Direção de Arte (Patrice Vermette e Zsuzsi Sipos), Melhor Som e Melhor Trilha Sonora, composta por Hans Zimmer


No Ritmo do Coração Oscar 2022
Duna e Denis Villeneuve


Nesse quesito, aliás, Duna foi muito elogiado, principalmente por quem teve a oportunidade de assistir ao filme num cinema de qualidade.

Apesar de fazer a limpa nos prêmios técnicos — algo merecido, porque o filme é muito bem executado —, como eu havia adiantado no post sobre os 10 Indicados ao Oscar de Melhor Filme, Duna não tinha muitas chances na categoria principal da noite e adiou por mais um ano a expectativa de quem esperava que outra obra dirigida por Denis Villeneuve levasse o maior prêmio da Academia. Vale lembrar que A Chegada — dirigido por Villeneuve — foi consagrado Melhor Filme em 2017.

MELHOR FIGURINO E MELHOR MAQUIAGEM

O live-action de Cruella da Disney disputava poucos Oscars, mas faturou o de Melhor Figurino (para Jenny Beavan), o que não deixa de ser justo, já que o filme fala justamente sobre moda e caprichou nesse quesito. 


No Ritmo do Coração do Oscar 2022
Jessica Chastain e um dos figurinos de Cruella


O prêmio de Melhor Maquiagem e Penteados foi para Os Olhos de Tammy Faye (Michael Showater) e o filme consagrou também Jessica Chastain como Melhor Atriz por seu papel principal no mesmo longa, batendo a já veterana em Oscars, Olivia Colman, de A Filha Perdida — o único que conferi das indicadas a Melhor Atriz.

DOCUMENTÁRIO E CURTA DE ANIMAÇÃO

A categoria Melhor Documentário de Longa-Metragem premiou Summer Of Soul do diretor Questlove, enquanto o Melhor Curta-metragem em Live-Action foi dado a The Long Goodbye, dirigido por Aneil Karia e escrito e estrelado por Riz Ahmed (de O Som do Silêncio), que foi quem subiu ao palco para receber a estatueta.

O melhor Curta-Metragem de Animação foi para o simpático A Sabiá Sabiazinha — disponível na Netflix e com a voz da eterna Scully de Arquivo X, Gillian Anderson. Já o Melhor Documentário de Curta-Metragem ficou com A Rainha do Basquetebol de Proudfoot, que derrotou Audible — sobre um time de futebol americano formado por garotos surdos — e Onde Eu Moro, doc que fala sobre moradores em situação de rua nos EUA, dirigido pelo brasileiro Pedro Kos.

Eu não assisti ao vencedor da noite nessa categoria por pura falta de acesso ao filme, mas assisti a Audible e Onde Eu Moro através da Netflix. Ambos são filmes tocantes e não importasse o que os demais concorrentes apresentassem de inovador, eu podia jurar que o prêmio ficaria com um dos dois por conta dos temas delicados que tratam. Em especial Audible, num ano que o Oscar resolveu premiar as diversidades.

Mas tal qual Jon Snow, eu não sei de nada!

NÃO FALAMOS DO BRUNO NESSE POST

Era esperado que a Disney faturasse mais um prêmio com Encanto em Melhor Animação  o que já se tornou até "lugar comum" para o estúdio do Mickey nessa categoria — e tendo em vista o tremendo sucesso que a trilha sonora do desenho fez no mundo todo — as músicas são REALMENTE muito pegajosas. No entanto, seria bacana se a Academia inovasse esse ano e trilhasse novos caminhos, dando o Oscar à A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas, que em termos de diversão, é muito melhor que Encanto.


No Ritmo do Coração do Oscar 2022
A Família Madrigal contra a Família Mitchell


Como se não bastasse "Dos Oruguitas" (de Lin-Manuel Miranda) da trilha sonora de Encanto disputar o prêmio de Melhor Canção Original, ainda tivemos um número musical de "Não Falamos do Bruno" ao vivo no Oscar, interpretado por Becky G e o porto-riquenho Luis Fonsi. E claro que a letra ficou na cabeça por mais 24 horas consecutivas!

SEM TEMPO PARA MORRER, IRMÃO

Por falar em música, quem levou para casa a estatueta de Melhor Canção Original foi Billie Eilish com "No Time To Die" da trilha de 007 - Sem Tempo Para Morrer. A cantora disputava o prêmio com ninguém menos que Beyoncé — em sua performance de "Be Alive" de King Richard: Criando Campeãs — e acabou vencendo após performar a canção ao vivo no palco ao lado do irmão Finneas O'Connel


No Ritmo do Coração do Oscar 2022


Além de Be Alive, confesso que não ouvi nenhuma outra das demais indicadas a Melhor Canção, mas No Time To Die tem um ar melancólico excelente que combinou muito com o clima de despedida de Daniel Craig da franquia 007. Muito antes do filme estrear, a música já fazia parte da minha playlist no Spotify e se tornou fácil uma das mais ouvidas em 2021. Estava torcendo bastante por ela.



BELFAST E NO RITMO DO CORAÇÃO

Acusado de montar um filme especificamente para ganhar o Oscar, Kenneth Branagh acabou provando aos invejosos que VALE SIM A PENA lançar um produto pré-fabricado e foi condecorado por contar a sua própria história em Belfast. Branagh fez um discurso forte sobre legado ao receber o Oscar de Melhor Roteiro Original — escrito por ele — e fez bonito na cerimônia.


No Ritmo do Coração do Oscar 2022
Kenneth Branagh e Belfast


A estátua de Melhor Roteiro Adaptado foi para No Ritmo do Coração (Coda) e a própria diretora — e escritora — Sian Heder subiu ao palco para receber a honraria, em seu vestido deslumbrante de "luzes de discoteca" como ela mesma descreveu. 


No Ritmo do Coração do Oscar 2022
Sian Heder


O filme é uma adaptação de um longa-metragem francês (La Famille Bélier) e após sair da posição de "azarão" nas maiores casas de apostas, conseguiu também o prêmio máximo da noite, que foi recebido pelos produtores, a diretora e parte do carismático elenco.

Vários momentos me causaram comoção ao longo da noite de premiação e ver um dos meus filmes preferidos entre os 10 indicados ganhar a disputa foi um dos que me encheram os olhos de lágrimas. Coda realmente me tocou de uma maneira muito particular e assim que terminei de assistir, tive a certeza que estaria acrescentando mais um filme na minha não tão longa lista de filmes da vida

Merecidamente por seu trabalho maravilhoso como o pai da protagonista "ouvinte" em No Ritmo do Coração, Troy Kutsur fez história ao ser consagrado como o primeiro ator surdo a conquistar o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Falando em libras no palco, o artista agradeceu ao apoio da família, ao elenco que o ajudou a realizar o filme e à diretora Sian Heder por acreditar em seu trabalho. 


No Ritmo do Coração do Oscar 2022
Troy Kutsur



ARIANA DEBOSE

Diferente da categoria Melhor Atriz, que comentei só ter assistido a um dos filmes pelas quais as artistas tinham sido indicadas ao prêmio, em Melhor Atriz Coadjuvante, tive a chance de assistir a TODOS os trabalhos pontuados e devo concordar com a Academia em coroar Ariana DeBose como a melhor — não que isso faça alguma diferença, claro!


No Ritmo do Coração do Oscar 2022


Como salientei em minha crítica a Amor, Sublime Amor (West Side Story), DeBose simplesmente ofusca o papel da protagonista do filme vivida por Rachel Zegler e não só desempenha um trabalho maravilhoso no campo dramático, como também dá um show nas sequências de dança do musical.


No Ritmo do Coração do Oscar 2022
Cena de West Side Story


Apesar do talento inegável de Judi Dench (Belfast), Jessie Buckley (que interpreta a versão mais jovem da personagem de Olivia Colman em A Filha Perdida) e de Kirsten Dunst (Ataque dos Cães), não achei que houvesse em seus trabalhos, aqui específicos, nada demais que as alçasse ao posto de Melhor Atriz Coadjuvante. Nenhuma delas rouba a cena ou mesmo se destaca a ponto de ganhar um prêmio por isso, diferente do que acontece com Ariana. 

Aunjanue Ellis como a mãe das irmãs Venus e Serena em King Richard era a única em pé de igualdade com DeBose para disputar com ela nesse ano e qualquer uma das duas que vencesse seria justo, como acabou sendo. 

JANE CAMPION CAMPEÃ

Considerado o grande injustiçado da 94ª edição do Oscar, Ataque dos Cães levou apenas um dos 12 prêmios que disputou, mas acabou consagrando a neozelandesa Jane Campion como Melhor Diretora, batendo ninguém menos que Steven Spielberg (Amor, Sublime Amor) e Paul Thomas Anderson (Licorice Pizza).


No Ritmo do Coração do Oscar 2022
Vera Holtz... digo, Jane Campion


Campion já havia disputado um dos prêmios de maior prestígio do cinema em 1994, pela direção de O Piano, e na ocasião, ela perdeu a estatueta justamente para Steven Spielberg, que venceu por A Lista de Schindler

Além de Campion, agora apenas mais duas mulheres podem dizer que já ergueram o Oscar de Melhor Direção, e a neozelandesa se junta à chinesa Chloé Zhao, que levou em 2021 por Nomadland e à norte-americana Kathryn Bigelow, que venceu em 2009 pelo filme Guerra ao Terror.


No Ritmo do Coração do Oscar 2022

 

Que orgulho dessas mulheres, hein?

DIRIJA MEU CARRO

Drive My Car (Doraibu Mai Kā), meu favorito absoluto na noite do Oscar, não levou Melhor Filme, mas foi devidamente premiado na categoria Melhor Filme Estrangeiro, o que já serviu para fazer justiça a uma das obras de arte mais delicadas sobre luto que já tive o privilégio de assistir nessa vida. 


No Ritmo do Coração do Oscar 2022


O filme japonês preenchia todos os requisitos necessários para faturar a estátua principal da cerimônia por ser, de fato, o melhor entre os indicados, mas acredito que vencer a categoria destinada a filmes de fora dos Estados Unidos já signifique alguma coisa. 

Tomara que agora as plataformas de streaming tragam Drive My Car para os seus catálogos e que mais pessoas tenham acesso a essa beleza oriental da sétima arte. 

A pergunta que não quer calar é: o que, afinal, a assistente do Ryusuke Hamaguchi estava anotando naquele caderninho na hora da entrega do prêmio?


No Ritmo do Coração do Oscar 2022
Será que a assistente estava com um Death Note só anotando os nomes de quem não aplaudisse?


UM MALUCO NO PEDAÇO vs. TODO MUNDO ODEIA O CHRIS

Para fechar o post, é interessante salientar aqui que já era justo HÁ MUITO TEMPO que a Academia premiasse o talento de Will Smith como Melhor Ator — bateu na trave em 2002 depois da sua atuação em Ali e em 2007, por A Procura da Felicidade — e que não é justo dizer que o Oscar "deu o prêmio de consolação" ao eterno Fresh Prince Of Bel-Air como o fez com Leonardo DiCaprio em O Regresso (2015).


No Ritmo do Coração do Oscar 2022


Assim como citei com Kirsten Dunst em sua categoria, Benedict Cumberbatch — o maior concorrente de Will Smith esse ano — fez mesmo um trabalho muito bom em Ataque dos Cães, mas não consegui enxergar nada em sua interpretação que fosse excepcional ou fora da curva como o próprio ator conseguiu em seu papel de Alan Turing de O Jogo da Imitação (2014). 

Por sua vez, Andrew Garfield é um dos melhores atores da sua geração — entre os Homens-Aranha é com certeza o intérprete de Peter Parker mais completo, não no personagem em si, mas em sua carreira — e Tick, Tick, Boom! é um ótimo filme, especialmente pela carga emocional imposta por Garfield no papel do diretor de teatro musical Jonathan Larson.

Porém, King Richard TINHA que ser a consagração da carreira de Will Smith por um dos pontos que o próprio ator salientou em seu discurso de agradecimento; a questão de tanto ele quanto seu personagem elevarem a família em primeiro lugar.


No Ritmo do Coração do Oscar 2022
Cena de King Richard: Criando Campeãs


Embora distintos em vários pontos, Richard e Smith acabam se "encontrando" no quesito amor de família e o tapa na cara do apresentador e comediante Chris Rock, apenas minutos antes de Will receber a estatueta de melhor ator, só corrobora com essa atitude "familiar", já que ele saiu de seu papel de ator diante de zilhões de espectadores pelo mundo para se colocar no papel de marido, defendendo a esposa (Jada Pinkett-Smith). 


No Ritmo do Coração do Oscar 2022
"Slap!"


Mais do que questionarmos se Rock merecia ou não o tabefe, é necessário entendermos o que realmente motivou Smith a ter aquela atitude e para quem assistiu, isso ficou bem claro. 

O discurso de vitória foi forte e carregado de emoção — do lado de lá e de cá da tela — e para quem acompanhou toda a trajetória de Will, desde Um Maluco no Pedaço, passando por Bad Boys, MIB, até chegar na sua primeira disputa pelo Oscar em 2002, não tem como não ficar realmente comovido pela consagração de um dos atores mais carismáticos da sua geração, mesmo tantos anos depois de ele já ter feito por merecer isso. 


No Ritmo do Coração do Oscar 2022


Seja como for, é difícil acreditar que em plenos anos 2022 todas as fofocas de um Oscar estariam girando em torno do dia em que Um Maluco no Pedaço SENTOU A MÃO na cara do Todo Mundo Odeia o Chris, não é mesmo?

É como se a nossa adolescência estivesse em conflito e nós não soubéssemos de que lado deveríamos ficar.

Afinal, o tapa foi bem dado ou não?

A cara da Lupita Nyong'o lá atrás enquanto o Will xingava o Rock foi o que entregou na hora do acontecido que os dois atores não estavam encenando uma briga e sim partindo para as vias de fato na real.


No Ritmo do Coração do Oscar 2022


P.S - Esse ano a Academia resolveu colocar em votação popular cinco dos momentos considerados mais icônicos do cinema e o vencedor foi a sequência em que o Flash (Ezra Miller) usa a Força de Aceleração para voltar no tempo e salvar a Liga da Justiça

A cena pode ser vista no polêmico Zack Snyder's Cut - Justice League lançado há um ano e caiu no gosto popular, vencendo a reunião dos Homens-Aranha em Spider-Man: No Way Home e o momento "Avante Vingadores" de Avengers: Endgame.


No Ritmo do Coração do Oscar 2022


Mano... nem sei o que dizer. Eu nem lembro direito dessa cena. Depois de quatro horas de enrolação, perto do fim do Snyder cut, eu já estava morrendo de sono e nem saberia descrever o que acontece nesse momento do filme. Independente da cena ser boa ou não, nada vai superar o "Avengers Assemble" dito pela primeira vez em Vingadores: Ultimato. Naquele momento, eu já estava cagado de lágrimas no cinema e nunca mais, provavelmente, vou sentir sensação parecida numa sessão. Foi de arrepiar. 

Snyder cut de cu é rola perto disso!

P.S. 2 - Rever o trio Uma Thurman, Samuel L. Jackson e John Travolta reunido mais uma vez para celebrar os 28 anos de Pulp Fiction no palco do Oscar foi outro dos momentos mais emocionantes da noite. Eu só não chorei porque estava me vendo representado pela careca do Travolta e rindo com a referência à maleta misteriosa do filme cujo conteúdo até hoje ninguém sabe do que se trata... exceto o Tarantino.


No Ritmo do Coração do Oscar 2022


NAMASTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...