21 de julho de 2010

Um Encontro Explosivo no Cinema!


Domingo passado resolvi deixar a preguiça de lado e fui ao cinema conferir Encontro Explosivo, estrelado por Tom Cruise e Cameron Diaz. Era um dia perfeito para ver um bom filme, clima agradável, ótima companhia e acima de tudo, poucas adolescentes desesperadas na fila, até porque a onda Eclipse já passou um pouco.
O filme, dirigido pelo quase desconhecido (pelo menos para mim) James Mangold, que dando uma olhada no Wikipedia descobri que também dirigiu outros filmes com duplas famosas como Johnny & June, Kate & Leopold e o clássico Garota Interrompida, é um misto muito saboroso de ação com comédia, ambas muito bem dosadas, diga-se de passagem. O fato de ter me divertido bastante assistindo ao filme, e mais ainda de ter aprovado a direção de Mangold só me deixa ainda mais envergonhado de não o tê-lo conhecido antes, uma vez que exceto ter visto duas ou três cenas de Kate & Leopold (com Meg Ryan e Hugh Jackman), não vi nenhum dos outros filmes citados, e muito menos os outros da lista "filmográfica" do diretor (Os Indomáveis, Identidade...). Preciso rever meus conceitos cinematográficos ou voltar a frequentar a locadora!
Durante um bom tempo do filme me senti como se assistisse a um novo capítulo da saga de Ethan Hunt, de Missão Impossível, porque o personagem de Cruise é exatamente o mesmo: um espião destemido e cheio de habilidade. Se não fosse a presença sempre cativante e tesloucada de Cameron Diaz, daria pra dizer com certeza que Encontro Explosivo era mais um filme da série MI.
A história do filme não apresenta nada muito inovador, mas isso não empobrece o roteiro de forma alguma. Não é um filme para se levar a sério (Embora o Missão Impossível 2 não parecesse também querer ser levado a sério) e exatamente por isso se torna uma ótima opção de lazer despreocupado. Não chega a ser descerebrado como Transformers ou As Panteras e nem agride a inteligência alheia, mas não é nada mais do que uma fonte de risos em alguns momentos.
Como bem vociferou em todas as entrevistas (e provavelmente será exibido nos extras do DVD) Tom Cruise filmou ele mesmo as cenas mais perigosas do filme (assim como ele vem fazendo há muito tempo) sem a ajuda de dublês, mas algo que dá para se notar, e nem chega a causar tanta estranheza em um filme de ação, é que muitas das cenas são gravadas diante do recurso do Chroma Key, o que tira bastante aquela sensação de "perigo" pelo qual Cruise alega ter passado durante as filmagens.
Cientologia à parte, eu gosto dos filmes de Cruise, e não me lembro de ter visto algum que fosse verdadeiramente ruim (embora eu ainda esteja enrolando para ver o DVD de Operação Valquíria que tem lá em casa e não possa dizer com certeza), e a beleza plástica de Cameron Diaz e seu bom humor criam um ambiente muito animador à Encontro Explosivo. Embora seu rosto já não seja mais tão bonito quanto o era em sua estreia em o Maskara, Cameron ainda apresenta um corpo exuberante (detalhe na cena em que ela aparece de biquini vermelho) e seu charme nos faz esquecer que a idade chegou.

June Havens (Cameron): "Como eu vim parar dentro desse biquini?" (após acordar de um desmaio)
Roy Miller (Cruise) : "Eu fui treinado para desarmar uma bomba no escuro com um clipe e uma bala de menta, acho que consigo vestir um biquini em você sem ter que te olhar... E eu não estou afirmando que fiz isso."

Esse diálogo é sensacional.


Nota 8 para o filme. Ótimo divertimento.


P.S.


Lostimaníaco que sou, não poderia deixar de citar a participação de Maggie Grace (A Shannon da 1ª, 2ª e 6ª Temporada) como April, a irmã caçula de June Havens.
Além disso, no elenco também aparece Peter Sarsgaard como um agente traíra que quer passar a mão num artefato criado por um jovem Nerd cujas propriedades podem revolucionar o que se conhece como fonte de energia. Sarsgaard será o vilão Hector Hammond do filme Lanterna Verde, película que tem estreia prevista para o ano que vem, se os deuses Nerds assim o permitirem.
Nos traillers, pude conferir pela primeira vez em tela grande "Os Mercenários", o filme que não vai deixar pedra sobre pedra, além do novíssimo "Predadores", que estreia essa semana.


Aqui a sinopse completa de Encontro Explosivo para quem ainda não viu, e abaixo o trailler do filme.





NAMASTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...