30 de novembro de 2010

Adeus, Frank Drebin!

"Eis um teste para saber se você terminou sua missão na Terra: se você está vivo, não terminou."


Richard Bach




A missão de Leslie Nielsen, esse ator canadense de 84 anos que figurou nas comédias mais engraçadas de todos os tempos, terminou aqui na Terra no dia 28 último, vítima dos efeitos de uma pneumonia. Falar sobre morte nunca é uma experiência agradável, em especial porque nada podemos afirmar com precisão sobre ela a não ser o fato de que ela abraçará a todos nós mais dia ou menos dia (mais dia, de preferência). Já que é assim, melhor fazer dessa homenagem a Leslie Nielsen a menos mórbida possível.

Não pretendo me estender aqui falando de sua longa carreira (entre cinema e televisão foram mais de 60 anos), de seus papéis mais importantes ou de sua vida pessoal (que eu nem conheço). Minha homenagem é focada em Frank Drebin, o detetive atrapalhado que Nielsen interpretou na série cinematográfica Corra que a Polícia vem aí (Naked Gun), e que me acabou de tanto rir nas saudosas tardes em frente à TV da minha adolescência.

Gosto demais dos três filmes da série, mas em especial me lembro do segundo, em que Frank tem que deter poderosos fornecedores de petróleo que sequestram um brilhante cientista cujo projeto para se obter energia de forma barata no futuro desinteressam tais industriais. Com muita confusão e situações hilárias (em falta hoje no cinema pastelão) Frank acaba detendo Quentin Hapsburg ("Hambúguer Quentinho" como diria Márcio Seixas na dublagem) e seus capangas, sem que antes tenha matado todo mundo de rir.

Poucas foram as comédias que me cativaram da forma como os filmes de Leslie Nielsen o fizeram, e esse feito é graças a sua presença em cena e a sua interpretação engraçadíssima. Embora seja uma situação triste a morte desses grandes astros, a parte boa é que sua obra jamais morre e Leslie Nielsen será para sempre capaz de me fazer rir na pele do pior detetive de todos os tempos, imortalizado em seus filmes.

Sua passagem aqui foi duradoura, e seu legado será igualmente duradouro. Creio que enfim podemos dizer Missão cumprida, Frank! Obrigado pelas tardes de riso ininterrupto e divirta bastante esse pessoal aí onde quer que você esteja!

Corra que a Polícia vem aí 2 1/2:





Corra que a Polícia vem aí 33 1/3:





Esses filmes são muito bons! Pena que as comédias de hoje sejam tão fracas e sem criatividade.

NAMASTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...