2 de agosto de 2011

Capitão América: Primeiro Vingador

Embora seja um personagem conhecido pelas velhas gerações, um herói que, para muitos, representa o nacionalismo exacerbado dos estado-unidenses, o sujeitinho que veste uma bandeira americana e que usa uma tampa de lata de lixo como arma, o Capitão América nunca foi um ícone das grandes massas, ao contrário de caras como Superman, Batman ou Homem Aranha. Pergunte à sua mãe quem é o Capitão América. É provável que ela tenha uma razoável ideia de quem seja, mas a reação não seria a mesma se lhe perguntasse quem é o Superman, por exemplo: “Quem? O bonitão que de tão apressado sempre esquece a cueca para fora da calça?”. Com o filme do Sentinela da Liberdade sendo lançado com relativo sucesso, isso tende a mudar, e toda uma nova geração (que não é muito fã de quadrinhos) saberá quem é o Capitão América.



Nerd que é nerd estava apreensivo com o filme Capitão América: O Primeiro Vingador, e razões para isso existiam aos montes. Joe Johnston, o diretor, estava desacreditado depois de falhar miseravelmente à frente do esperado Lobisomem, filme de suspense que contava com astros da grandeza de Anthony Hopkins e Benicio Del Toro no elenco. Chris Evans nunca convencera antes num papel sério em toda sua carreira, sendo mais reconhecido por papeis galhofeiros como em Não é mais um besteirol americano e na pele do próprio Tocha Humana dos fraquíssimos Quarteto Fantástico 1 e 2. Como que um cara que conseguiu interpretar um Johnny Storm com maestria (sim, porque o Tocha é a cara de Evans!!) poderia fazer um Steve Rogers com competência, sendo notória a disparidade de personalidade entre ambos personagens? Só um ator de grande gabarito e muito talento aceitaria tal desafio, e vamos combinar que ninguém botava muita fé em Evans. O terceiro fato que deixava todo mundo com a pulga atrás das duas orelhas era a forma errônea como muitas pessoas sempre estereotipavam o Capitão, vendo-o como nada além do que uma bandeira americana ambulante, um “representantezinho do imperialismo superior norte-americano”. Se você também acha isso do personagem, recomendo que você leia o arco “O Soldado Invernal” de Ed Brubaker republicado recentemente e cale sua maldita boca de uma vez! É só o que tenho a dizer sobre isso.


Mas, Rodman, com tantos motivos para esse filme ser taxado como uma bomba, como ele pode ter sido tão bem recebido pelo público?
A resposta é simples, caro Padawan, o filme é extremamente divertido, seguindo a linha que a Marvel Studios já tem estabelecido há algum tempo desde Homem de Ferro, e por isso talvez, tenha arrecadado US$ 65,8 Milhões só no primeiro fim de semana de exibição.
Se você não aterrissou de Marte agora, deve ter um razoável conhecimento que está sendo produzido um filme dos heróis mais poderosos da Terra, os Vingadores, e o filme do Capitão América contém várias referências de ligação entre todos os demais personagens já apresentados no cinema, como o Homem de Ferro, o Hulk e o Thor, e esse é um dos muitos elementos que fazem do filme, item de visualização obrigatório antes do grande show (estou falando dos Vingadores, meu filho).
A primeira hora da fita faz de forma muito competente a apresentação do personagem, e acreditem ou não, o público cria empatia com o Steve Rogers fracote de Chris Evans logo de cara. Tal qual um Peter Parker (que para muitos, incluindo a mim mesmo é o símbolo do loser), Steve Rogers não apresenta nenhum vigor físico apesar de sua coragem e de seu bom coração, o que o faz ser reprovado em todos os testes para servir o exército americano pelo qual ele incessantemente se submete, chegando até a falsificar seu nome e seu local de nascimento para tanto. Sim, muitos fracotes na plateia devem ter se identificado com o personagem nesse período de humilhações que o filé de borboleta sofre por seu físico pouco desenvolvido, mas o que torna Rogers diferente dos demais é justamente sua coragem em enfrentar os desafios não importando o quão grande eles sejam, e é isso que o faz ser escolhido pelo Dr. Erskine como cobaia para o experimento do soro do supersoldado, e isso que o torna atraente para o público no cinema.

O filme de Joe Johnston adiciona com maestria elementos que nos remetem com facilidade às demais produções da Marvel. Assim, não demoramos para perceber que o objeto de cobiça do vilão Caveira Vermelha, um dissidente das forças nazistas de Hitler, é de origem asgardiana (o lar do Thor) e que pertenceu ao próprio Odin. O Cubo Cósmico, que nos quadrinhos é um artefato capaz de criar todo tipo de ilusão e alterar a realidade é retratado como uma fonte de energia inesgotável, embora saibamos que as possibilidades de uso sejam maiores, mas o artefato é utilizado como uma ponte para a criação do reator ARK, que nos filmes do Homem de Ferro é a fonte dos poderes energéticos da tecnologia do Vingador Dourado. Como Howard Stark, o pai de Tony aparece com certa relevância no filme e demonstra grande interesse, assim como o filho, em projetar todo tipo de traquitana, a inspiração para aquela que viria a ser a maior maravilha tecnológica do século XXI (o próprio reator ARK) fica clara, embora Stark (o pai) só tenha contato com o artefato no final do filme.


Não há um link visível entre Primeiro Vingador e Hulk, mas pra quem se lembra do filme do Golias Esmeralda dirigido por Louis Leterrier não deve ter achado dificuldades em ligar o próprio experimento que criou o Abominável e o Capitão América, já que eles mencionam o soro do supersoldado, trunfo do exército que nunca mais pode ser reproduzido com a morte de Erskine pelo capanga do Caveira Vermelha.
Os filmes estão muito bem amarrados até aqui, criando um ótimo argumento para Vingadores. Disso os fãs não podem reclamar (e olhe que esse bando de nerds são especialistas em encontrar erros e furos de roteiro).


Até certo ponto Capitão América segue uma linha bem fiel à das HQs e apesar do universo cinematográfico da Marvel ter muito mais elementos que remetam à versão Ultimate, o Steve Rogers que vemos na tela é o sujeito pacato e centrado do universo 616 (a Marvel tradicional) e não o autoritário e violento líder dos Supremos.
Uma vez conquistado o público, o personagem começa a demonstrar sua força de caráter em cena, o que reforça a crença do Dr. Erskine (Stanley Tucci) de que ele é realmente o sujeito certo para o teste do supersoro, a despeito da opinião do Coronel linha dura Chester Phillips (Tommy Lee Jones), que não o acha apto ao papel de um supersoldado (mas também, quem acharia?).
A história começa a destoar das revistas em quadrinhos quando apresenta James “Bucky” Barnes (Sebastian Stan) tendo praticamente a mesma idade que Rogers, e ambos já possuindo uma amizade fora dos campos de guerra. Bucky é um soldado graduado que inclusive já está com uma missão na Inglaterra marcada para executar, enquanto Rogers nem se quer conseguiu ingressar no exército.


Outras disparidades são criadas com o intuito de entrelaçar a história com os demais personagens do universo cinematográfico da Marvel, e os roteiristas colocam o pai de Tony Stark, Howard (Dominic Cooper), como um dos criadores da tecnologia que permite bombardear o corpo do frágil Steve Rogers com os raios vita, que servem de intermediário entre o soro criado por Erskine e a cobaia. No filme fica subentendido que a falta dos raios vita é que deixam o dissidente nazista Johann Schmidt (Hugo Weaving) desfigurado, apesar dele possuir o mesmo vigor físico que posteriormente Rogers ganha, e Stark entra na jogada justamente por conta disso. Também é Stark quem projeta o escudo circular usado por Rogers na guerra e também seu uniforme.
Quando enfim o herói magricelo é recompensado por ter um espírito corajoso num corpo tão frágil, tornando-se mais forte e vigoroso, o projeto Renascimento (que não chega a ser denominado assim durante o filme) é considerado um sucesso, mas o Dr. Erskine é assassinado por um espião da Hidra, grupo nazista criado por Johann Schmidt (o Caveira Vermelha), fazendo com que o segredo do soro se perca para sempre. Provando o sucesso do experimento, Rogers caça sozinho o espião que foge do local, e antes de se suicidar o vilão lhe conta quem o mandou e a quem ele serve. Hail Hidra!


Daí pra frente o filme mergulha de vez no clima heroico, mas diferente do que se pensa, mesmo provando ser um homem acima dos limites físicos comuns, Steve ainda assim é rejeitado pelo exército (que entrara no projeto esperando um batalhão de supersoldados e não um só homem), e passa a ser uma espécie de corista para as forças armadas, representando o símbolo americano em filmes e comerciais. Frustrado por não ser nada além do que um boneco propagandista, Rogers recebe o incentivo que necessita de Peggy Carter (Hayley Atwell), a oficial do governo que fica encarregada de instruir o jovem recruta. A moça lhe diz que ele deve fazer mais com os poderes que recebeu (sabe o lance de que grandes poderes trazem grandes responsabilidades? Então!), e quando ele recebe a notícia de que o batalhão de Bucky sofreu um ataque na Inglaterra e que muitos soldados foram capturados e mortos, Steve enfim cria coragem para desafiar as ordens do Coronel Phillips e vai para o front com a ajuda da própria Peggy e de Howard Stark.


Resultado: O Capitão não só salva o amigo como também liberta o pelotão americano feito de refém pelas forças da Hidra (cujos membros principais formam o Comando Selvagem, grupo que na HQ é liderado por Nick Fury), deixando de ser assim um símbolo de patriotismo e se tornando um verdadeiro herói. Nesse resgate, o Capitão encara pela primeira vez o Caveira Vermelha e percebe que seu inimigo é tão forte quanto ele devido o soro ingerido anos atrás.
Não é explicado como, mas de repente, a partir de então, Steve Rogers se torna um supercombatente sem nunca antes ter estado em uma guerra, e se mostra um hábil lutador, além de um estrategista habilidoso. É certo que se passam alguns anos desde seu primeiro encontro com o Caveira (ou pelo menos me pareceu isso), mas me incomodou a forma meio que instantânea com que Steve aprendeu a manusear seu escudo (nas HQs é dito que há toda uma técnica para o arremesso) bem como algumas armas de batalha e veículos. O fato é que junto com o Comando Selvagem de Dum Dum Dugan (Neal McDonough, o Bison do sofrível A Lenda de Chun Li) o Capitão começa a fazer uma limpa nas forças da Hidra, destruindo os planos de conquista de Schmidt apesar das armas “vaporizadoras” projetadas pelo cientista-chefe do nazista, Dr. Zola (Toby Jones) com base na fonte de energia do Cubo Cósmico.

Quando Zola é aprisionado, o Coronel Phillips descobre que o objetivo do Caveira é a conquista! A conquista! CONQUISTA! E coloca seus homens em alerta, levando o Capitão a confrontar o vilão cara a cara. O desfecho da história se modifica, quando em vez de cair de um avião não tripulado com explosivos no Ártico, vendo seu parceiro Bucky sendo feito em pedaços pela explosão (ou pelo menos foi assim que imaginávamos que tudo havia acontecido) o Capitão derrota o Caveira dentro de um bombardeiro e leva o avião (que explodiria Nova York) com segurança para o Ártico ficando assim perdido por anos, congelado no interior da bagaça.


Assisti a uma sessão em 3D, mas devo salientar que, diferente do filme do Thor, o recurso adiciona muito pouco ao filme em si, sendo restrito a dar profundidade a cenas de tomadas aéreas ou para aproximação de objetos. Em um dado momento, um dos mais interessantes, o escudo do Capitão América rebate na parede e parece que vem em direção ao espectador (quase me abaixei nessa hora!).
O CG utilizado no filme não é nenhuma maravilha da tecnologia moderna, mas não chega a incomodar, como na cena em que Steve Rogers salta sobre carros para caçar o assassino do Dr. Erskine, onde claramente é usado um personagem em CG. O efeito do escudo rebatendo e voando em direção aos adversários ficou muito bem executado apesar de rápido (assim como o Mjolnir em Thor), e é o arame-fú que mais causa estranheza, quando o Capitão é obrigado a saltar entre grandes distâncias (para se salvar na ponte onde ele resgata o Bucky e para escapar da explosão de um tanque da Hidra). Existe a forma certa e a errada de se usar o arame-fú, e decididamente são raros os filmes que acertam na utilização dos cabos que suspendem os atores em cenas de ação. Capitão América não foge à regra.

O efeito digital que transformou o marombado Chris Evans num baixote raquítico é de tirar o chapéu. O efeito já havia me impressionado nos primeiros trailers lançados no começo do ano, mas vê-lo em tela grande por quase uma hora e não notar nenhum defeito é algo digno de nota. Tanto o efeito quanto a interação dos demais atores com o Evans magricelo não deixa nada a dever para o dramático O Curioso Caso de Benjamim Button, filme estrelado por Brad Pitt e que se utiliza dos mesmos artifícios para transformar o marido da Angelina Jolie num velhinho cheio de reumatismo.


Joe Johnston conseguiu fazer funcionar muito bem a primeira hora do filme e o roteiro é todo conduzido de forma a fazer o público aceitar o personagem de Chris Evans. Como os demais filmes da Marvel, no entanto, a produção peca por algumas inconstâncias, as quais eu listo a seguir as que mais me incomodaram:
-Não querendo tirar o mérito do Capitão América, mas qual foi a grande dificuldade do Caveira Vermelha em subjugar quantos exércitos ele quisesse com as armas produzidas a partir do poder do Cubo? Vejam bem, as armas vaporizavam os inimigos, com duas daquelas em mãos eu mesmo seria capaz de acabar com meio exército americano, e tudo que conseguimos ver em cena é o Capitão e o Comando Selvagem deitando e rolando sobre os soldados da Hidra, passando por eles como quem espanta moscas.
-O plano maquiavélico do Caveira era explodir as grandes capitais do mundo. E o que mais?
O cara tinha um artefato místico em mãos capaz das mais variadas formas de destruição, e tudo que ele conseguiu fazer com isso foi montar algumas bombas e ameaçar explodi-las nas capitais mais importantes do mundo? Pô! Até o Sebastian Shaw de X-Men First Class tinha um plano mais ambicioso! (E olhe que achei o plano do mutante uma bela de uma porcaria!)


-O que mais me incomodou no filme foi o excesso de tecnologia que o Caveira Vermelha detinha em plena década de 40. Tudo bem que se trata de um filme de fantasia e que nem mesmo a Segunda Guerra Mundial fora retratada em cena, sendo trocada por uma guerra particular entre o exército norte-americano (e os aliados estrangeiros do Comando Selvagem) e a Hidra, mas a meu ver forçaram e muito a inserção de artefatos tecnológicos numa época em que nem os computadores ainda estavam em franco desenvolvimento. Entendo que graças ao Cubo o vilão conseguiu poderes longe de sua compreensão, mas além das armas “lasers” havia muito equipamento futurista nas instalações do nazista e em seu esconderijo. Num dado momento a batalha entre a Hidra e as tropas do Capitão mais parecem um cenário de Star Wars. Só faltaram mesmo os sabres-de-luz.


-A cena em que o Bucky cai para a morte foi um dos momentos mais sem sentido do filme, visto que o personagem apresentava grande potencial e que sua parceria com o Capitão funcionava na tela. Nos quadrinhos o sidekick do herói bandeiroso é o grande mothafucka da guerra, fazendo sempre o que o próprio Capitão não podia por ser o símbolo americano (matar, estripar, atacar covardemente...). Diferente de certos parceirinhos mirins que usam cuequinhas verdes, Bucky demonstrou ser um cara de atitude, e no front ele botava pra quebrar pra cima dos nazistas, algo que chegamos a ver um esboço na interpretação de Sebastian Stan.
-A própria “morte” do Capitão América me pareceu imensamente forçada, uma vez que não me parece lógico o motivo pelo qual demoraram tanto para achá-lo (70 anos!!), já que ele estava com um rádio funcionando perfeitamente a sua frente e perdeu tempo se declarando para Peggy em vez de simplesmente falar: “Ei, estou pousando no Ártico. Venham me pegar.”. Seria muito mais dramático da forma como acontece nas HQs. O Capitão tenta evitar a morte saltando do avião prestes a explodir e cai no mar do Ártico, passando os próximos 70 anos hibernando na água gelada sem que as pessoas soubessem onde. As duas mortes, tanto a dele quanto a de Bucky, me pareceram vazias e Joe Johnston acabou desperdiçando um grande apelo dramático para o filme, além de torná-lo menos heroico.

Estamos falando de um supersoldado acrobata que possui um escudo que ele usa como arma, certo? O que você esperaria de cenas de ação em um filme cujo protagonista é o descrito acima? Muita porradaria, não é mesmo?
Pois é.
Existem cenas muito bem executadas como a primeira vez que vemos o Capitão em campo de batalha quando então ele atrai a atenção dos soldados da Hidra pilotando uma moto cheia das traquitanas a la James Bond. Os soldados, como é de se esperar, não são meros retardatários para o Sentinela da Liberdade, mas mesmo assim ajudam a compor um bom cenário de ação, do jeito que o espectador quer ver.
A cena em que Bucky ajuda o Capitão dentro de um trem lotado de agentes da Hidra também é boa, mas pena que acaba muito rapidamente, e vemos pouco do sidekick em ação ao lado de seu parceiro mais famoso, sentando o braço nos vilões que tentam detê-los com lança-chamas e todo tipo de arma destrutiva.

Os confrontos com o Caveira Vermelha, em especial o final, deixaram bastante a desejar no quesito empolgação. Tendo em vista que Hugo Weaving, o eterno Agente Smith de Matrix já é familiarizado com lutas bem coreografadas, confesso que esperava brigas mais intensas no filme, mas acabei decepcionado com a qualidade técnica dos embates físicos entre o Capitão e o Caveira. Enquanto a primeira luta mostra o que poderia se esperar de um confronto entre dois caras mais do que humanos que podem torcer metal com as mãos, a segunda mais me parece uma briga entre dois caras num bar, com direito a garrafada na cabeça e taco de sinuca nas costas. O enquadramento da luta é bom, nos dá uma visão confortável da peleja, mas é tão rápida e mal coreografada que não chega a empolgar. Certeza que se a cena fosse dirigida por Zack Snyder (o Visionário!) ela seria recheada de slow-motion, mas pelo menos teríamos uma mera noção do que os punhos de caras cujo sangue corre um supersoro são capazes de fazer no rosto do adversário.

Chris Evans me surpreendeu em cena. Em boa parte do filme ele abandona aquele seu ar de mané que o deixou famoso em comédias de gosto duvidoso e se lembra que ele é um ator e que por isso precisa atuar. Claro, ele não é nenhum Al Pacino, aliás longe disso, mas quando lhe foi exigido emoção ele soube demonstrar, e conseguiu convencer em seu papel nas cenas mais tensas como quando ele é só um fracote que é humilhado por sua condição física e quando no fim do filme ele acorda em pleno século XXI e se vê num mundo que ele não conhece, entrando em desespero. Eu consegui ver tensão em seu rosto, e a meu ver já valeu sua intepretação, embora o filme também não exija nada shakespeariano da parte de nenhum ator.


Hugo Weaving, como de costume, atuou dentro do esperado e criou um Caveira Vermelha emblemático, cruel e acima de tudo arrogante, como o personagem deve ser. Suas feições, enquanto ele não está maquiado de vermelho mostram que ele não é um sujeito amável e o melhor de sua atuação foi o sotaque meio alemão que ele criou no início do filme, mas que claramente vai ficando mais imperceptível até o fim da história. Teria Weaving esquecido de fazer o sotaque?


Tommy Lee Jones atuou bem como o Coronel Phillips e fez o que ele está acostumado a fazer: Um personagem durão e estúpido. OK. Esqueçam seu Duas Caras bobo da corte em Batman Forever.
Em alguns momentos, quando então ele aceita que Steve Rogers é enfim um cara de raça, Phillips se torna até mais engraçado (a piadinha do “Não vou te beijar” é hilária), mas o personagem passa longe do agente incansável que Lee interpretou em O Fugitivo e que repetiu em US Marshalls. A meu ver um cara mais desbocado e mais arrogante cairia melhor como um tutor do Capitão América, mas levando em consideração que o filme é ambientado na década de 40 e que a indicação do filme é PG-13, ficou de bom tamanho.

Cara! Fiquei impressionado com a beleza de Hayley Atwell, essa atriz inglesa de 29 anos que participou de filmes como A Duquesa e Reviver o Passado em Brideshead antes de viver a Peggy Carter. Ela passa toda aquela imponência britânica em seu papel, mas não deixa de esbanjar um charme inigualável que deixou até mesmo o Capitão América balançado. Lindíssima, Hayley consegue ser ao mesmo tempo forte e sexy (o que dizer daquele vestido vermelho que ela usa para avisar Rogers que ele está sendo recrutado???), e a meu ver, a partir de hoje, entra no hall das atrizes inglesas que se destacam também no cinema americano, assim como a belíssima Kate Beckinsale.
Vale lembrar que Peggy Carter é a avó da Sharon Carter, a agente 13 da SHIELD que se apaixona por Steve nos tempos modernos.
Outra atuação de destaque no filme é a de Dominic Cooper, que havia atuado ao lado de Pierce Brosnan e de Meryl Streep no musical Mamma Mia! ("que eu não vi, mas minhas filhas viram e disseram que é muito bommm"). Cooper é um retrato fiel de um bon vivant da década de 40, e embora isso destoe bastante do que conhecemos do Howard Stark dos quadrinhos e da própria série cinematográfica do Vingador Dourado, a personalidade que Cooper insere em seu personagem nos remete imediatamente a seu filho Tony (Robert Downey Jr.), algo parecido com o que aconteceu com o jovem Profº Xavier em X-Men First Class, que nós conhecemos sério na série iniciada em X-Men 1 e que se revela um tremendo conquistador no filme que mostrou a origem do universo mutante da FOX. O Howard de Cooper é carismático e ganha a empatia do público de forma fácil, o que comprova o talento do ator inglês de 33 anos.



Vale também citar as participações de competente Stanley Tucci como o compreensível Dr. Erskine, o cientista criador da fórmula do soro do supersoldado e que já havia provado seu talento em inúmeros trabalhos como em o Diabo veste Prada e no hilário Dois Espiões e um Bebê (“mi nombre, és Muerte”!), Sebastian Stan como James “Bucky” Barnes, que se sai bem na maioria das cenas de ação que participa e de Neal McDonough que interpreta um simpática Dum Dum Dugan, personagem que nos quadrinhos é conhecido por ser um tanto quanto rechonchudo e que faz parte do círculo de confiança de Nick Fury na SHIELD, depois de ter participado do Comando Selvagem durante a Segunda Guerra.


Capitão América vale sim como uma ótima iniciativa da Marvel em recriar um universo para um personagem desacreditado em outras mídias por ser taxado como ufanista. Não há nenhuma citação exarcebada de patriotismo durante o filme todo, exceto o do próprio Steve Rogers em querer se alistar para fazer parte da defesa americana. Mesmo assim, nem esse fato soa exagerado. Quando perguntado se ele quer se alistar para matar nazistas, Steve é enfático em dizer que ele respeita a vida humana e que quer se alistar para representar um ideal e não para matar pessoas deliberadamente. Claro que durante o filme, diferente do que estamos acostumados a ver nas HQs, o Capitão acaba matando alguns agentes da Hidra, mas é impossível se imaginar alguém entrar numa guerra e não ter que matar ninguém, mesmo que por legítima defesa. Seríamos ingênuos de acreditar que isso seria possível. O herói é sim contra matar pessoas se ele tiver escolha, se ele puder optar pela vida, mas numa guerra não há muita escolha. O chamado matar para sobreviver.


Gostei muito do filme e mesmo não considerando-o perfeito, assim como também não o foram Homem de Ferro 2, Hulk e Thor, vale muito a pena dar uma conferida pelo simples divertimento da coisa. A Marvel não tem se arriscado utilizando a mesma fórmula que tem se mostrado eficaz desde o primeiro Homem de Ferro, e tem conseguido êxito com isso, embora às vezes achemos que pudesse haver mais ousadia por parte do estúdio. Se por um lado pensamos que daria para vencer alguns limites, ficamos satisfeitos com o que tem sido mostrado, o que já é bem melhor do que bombas como Elektra, o Hulk do Ang Lee e o desastre que foi Motoqueiro Fantasma.

NOTA: 8,5


Além do divertimento proporcionado pelo bom trabalho executado por Joe Johnston e equipe, vale a pena esperar a cena pós-crédito e o teaser trailer do aguardadíssimo filme dos Vingadores. Em cenas rápidas conseguimos ver o novo traje do Capitão América, as fuças do Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), da Viúva Negra (Scarlett Johansson) e uma rápida interação entre Tony Stark (Robert Downey Jr.) e Thor (Chris Hemsworth). É pra matar qualquer fã do coração uma porra dessas!
AVANTE VINGADORES!


NAMASTE!

4 comentários:

  1. Excelente resenha.

    Uma coisa que devo incrementar na sua análise, é que o Caveira Vermelha devia ter agilizado logo o envio da bomba para os EUA, pois ele mesmo sabia que o Capitão América sempre conseguiu destruir os seus planos.

    E parece que ele não "sentiu" (como pressentiu na primeira vez) quando destruiu a sua instalação.

    Abs.
    __________________
    http://pt.scribd.com/doc/62198380/Mundo-de-Avalon-Phanadia-Volume-Zero

    ResponderExcluir
  2. Concordo com sua observação, Vincent!
    Esses vilões nunca aprendem mesmo!

    ResponderExcluir
  3. como assim excesso de tecnologia na decada de 40 o que tinha além das armas vaporizadoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Várias coisas como o carro "turbinado com NOS" do Caveira e aquela aeronave futurista que o vilão usa pra escapar do prédio que o Capitão explode.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...