18 de dezembro de 2011

Post da Mari: O diário de John Winchester


Há pouco tempo terminei de ler O Diário de John Winchester, e posso afirmar que é um dos melhores livros que já li, por ser uma grande fã dessa história fantástica.
O livro que se baseia na famosa série de TV SUPERNATURAL (SOBRENATURAL no Brasil) criado por Erick Kripke, é escrito por Alex Irvine, um escritor americano que além de outros livros sobre a série também já colaborou com a Marvel Comics e com a DC Comics, produzindo alguns álbuns com os personagens das duas editoras. Criado como a reprodução fiel do diário que o personagem Sam Winchester carrega sempre consigo na série, O diário de John Winchester conta a história dos irmãos Sam e Dean pela visão de seu pai, e faz uma narração detalhada da infância deles e sua preparação para a vida de caçadores de seres sobrenaturais.

As páginas do livro recontam boa parte da história da primeira temporada de Supernatural pela ótica de John, vivido na série por Jeffrey Dean Morgan (O Comediante de Watchmen), além de contar o destino da mãe dos rapazes Mary (Samantha Smith) e dos próprios irmãos Dean (Jensen Ackles) e Sammy (Jared Padalecki).
John um ex fuzileiro naval se torna um caçador de demônios e de seres sobrenaturais depois da inexplicável morte de sua mulher em sua própria casa. Mary foi encontrada por ele queimando pressionada contra o teto enquanto seu sangue gotejava no berço de seu filho mais novo Sam.

Abalado com aquele acontecimento e decidido a vingar a morte da esposa, a partir de então John começa a caçar criaturas sobrenaturais, mantendo sempre seu foco principal em encontrar o assassino de Mary, conhecido como o demônio de olhos amarelos cujo o nome é Azazel (
Fredric Lehne).

Durante essa caçada interminável de John, à medida que vai crescendo, Dean, o filho mais velho, se vê responsável por Sam, cuidando dele sempre que o pai está afastado devido suas incursões ao mundo do desconhecido.
Cada vez mais obstinado em sua caçada conforme os anos vão passando (e a passagem de ano a ano é narrada com detalhes nas páginas do livro), John começa a ensinar seus filhos também a serem caçadores. Dean segue seus passos com afinco, ao contrario de Sam, que deseja levar uma vida normal longe das situações paranormais da família. Sendo assim, Sam abandona o pai e o irmão, indo morar em Stanford, onde logo ingressa no curso de direito.
Mais tarde seu irmão Dean ressurge, afirmando que o pai deles desapareceu em uma caçada, pedindo sua ajuda para encontrá-lo. À princípio o caçula se recusa a ajudá-lo devido a bolsa na faculdade de direito que conquistara, além de antigas mágoas que tem com o pai. Depois de muita persuasão, Dean enfim convence o irmão, e os dois saem em viagem em busca de John.

Sem encontrar pista alguma, Sam volta para casa, e vê sua namorada Jessica morrer igual a sua mãe Mary, queimada pressionada contra o teto.
Carregando a culpa da morte de sua namorada nas costas, Sam desiste da faculdade e decide caçar aquilo que matou Jessica, tendo a frente a mesma missão que seu pai.
Até que eles cheguem em John, os irmãos enfrentam vários demônios, e contam com a ajuda de um velho amigo da Família, Bobby (Jim Beaver) que conhece John desde a infância, e que lhe ensinou tudo que ele sabe sobre seres sobrenaturais, além de o que é preciso para enfrentá-los. Assim como fez com John, Bobby passa seus ensinamentos para os irmãos Winchester, ajudando-os em sua caçada.

John por fim acaba voltando, e fala aos filhos que estivera caçando Azazel e que não queria que eles se envolvessem.
Naquela mesma noite, eles enfrentam juntos uma batalha com demônios libertados do portão do inferno, a mando de Azazel.
Apesar de muito feridos os rapazes conseguem sair vivos da briga, e pegam a estrada novamente, até que no caminho, eles sofrem um acidente, um caminhão dirigido por um demônio desconhecido, provavelmente vindo do portal, acerta o carro dos rapazes violentamente. O Impala, veículo que eles usam em suas viagens, é brutalmente atingido, todos se ferem gravemente, mas Dean fica em pior estado, levado ao hospital às pressas, aparentemente sem chance alguma de sobrevivência, entrando em estado de coma.
John em desespero, resolve então fazer um pacto para salvar a vida de seu filho, oferecendo sua alma em troca. Ele faz um pacto com Azazel, mas o demônio de olhos amarelos não se contenta apenas com sua alma, pedindo também em troca algo muito poderoso a arma COLT.
A COLT é a única arma capaz de deter qualquer demônio por mais poderoso que seja, e John estivera procurando essa arma por anos desde a morte de Mary, sabendo que seria a única coisa que poderia deter Azazel e vingar a morte de sua esposa.

Em desespero para salvar a vida de Dean, John se sacrifica pelo filho, fazendo o pacto com o demônio e dando-lhe também a única arma capaz de detê-lo definitivamente.
John volta para o quarto do hospital com dificuldade após o pacto, e antes de morrer, ele chega perto do ouvido de Dean e diz em tom sussurrante:
Se você não conseguir salvar o Sam, você terá que matá-lo”.
O demônio tem planos para Sam. Na mesma noite em que Mary foi morta, enquanto Sam chorava no berço, o demônio de olhos amarelos se aproximou e pingou sangue na boca do garoto, que cresceu com sangue de demônio em suas veias.

Dean tem a missão de proteger o irmão e não deixá-lo lutar pelo lado do mal.
Explica-se que existem certas "crianças especiais", todas nascidas no mesmo dia, com habilidades especiais e que de um dia para o outro poderiam mudar de lado e lutar pelo mal.
E depois de pouco tempo é exatamente o que acontece.

A história toma um rumo, um tanto dramático e mais tarde Sam conhece um demônio chamado Ruby (Genevieve Cortese), que usando a forma de uma bela moça, consegue fazer com que Sam abandone o irmão e siga com ela. Sam pensa que Ruby está do seu lado, mas na verdade ela se aproxima dele apenas para levá-lo até o último selo que irá libertar Lúcifer (vivido por Mark Pellegrino, o Jacob de LOST) do inferno.

Os selos infernais são como fechaduras que mantém Lúcifer preso no inferno. Existem mais de 600 selos e Lúcifer só precisa romper 66 para que possa ser libertado. Para que isso aconteça, no entanto, algumas regras precisam ser obedecidas, primeiramente apenas um selo pode ser rompido a princípio para que os outros possam ser quebrados e a "profecia" diz que: "Um homem justo derramará sangue de um inocente no inferno", se isso não acontecer nenhum outro poderá acontecer também.
Antes do Apocalipse e dos selos, quando Sam se envolve com Ruby, ele passa a ter poderes.
Antes Sam tinha visões do que estava prestes a acontecer ou do que estava acontecendo, mas a partir do momento que passa a tomar sangue de demônio, ele consegue novos dons, como fazer exorcismos apenas com a força do pensamento.
Sam usa seus poderes para matar Lilith (Rachel Pattee) que pertence a uma das classes mais poderosas de demônios (criada por Kripke, porém baseada na personagem mítica Lilith, um demônio feminino que habitava lugares desertos da mitologia Babilônica), o que era o plano desde o inicio, mas o que os Winchester não esperavam era que Lilith era o último selo e matando Lilith acabam libertando Lúcifer.

Sam então descobre que Ruby era um demônio e que o estava usando para trazer Lúcifer para a Terra.
Depois que Sam causa a guerra entre o bem e o mal inadvertidamente, o seu irmão Dean perde totalmente a confiança nele, o que acaba abalando a relação entre os Winchester.
Como Sam libertou Lúcifer, ele o tem como um filho, fazendo a vida do rapaz uma verdadeira tortura. Em desespero o rapaz pede perdão ao irmão Dean, e os dois encaram a luta do bem e do mal como uma simples caçada.


A série, transmitida pelo canal Warner nos Estados Unidos, já
está em sua sétima temporada, e as aventuras dos irmãos
Winchester estão cada vez mais eletrizantes.
O diário de John Winchester é a reprodução fiel do livro-chave consultado pelos irmãos Dean e Sam Winchester nos episódios. A edição possui capa-dura, 218 páginas e foi publicado no Brasil
pela editora Gryphus.
Vale e muito a pena para quem é fã da série.



Mariane Marques

5 comentários:

  1. muito legal seu post, gosto muito de supernatural mas estava em duvida de comprar ou nao o livro, gosto muito de ler mas n sabia se valeria a pena!
    Agora vou comprar!!
    =)

    ResponderExcluir
  2. Bem bom o post! só lembrando que a Ruby interpretada pela Genevieve Cortese não é aquela loira ali é a morena, um segundo corpo que ela possuiu. E que quem quebra os selos não é o Lúcifer e sim a Lilith, que não é aquela da foto, esta é o demônio da encruzilhada que faz os pactos que a Llith guarda!

    ResponderExcluir
  3. a melhor serie de todos os tempos!!!

    ResponderExcluir
  4. Acabei de ler o livro em poucos minutos e tive curiosodade em saber qual foi a última pista que John recebeu pela ligação do bar. para ir em busca de Azazel

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...