4 de junho de 2020

10 filmes para ver na Quarentena


A maioria de nós está impossibilitada de sair de casa devido a pandemia de Covid-19, que até a conclusão desta postagem, ainda estava assolando o nosso planeta, por isso, assistir filmes e séries virou mais do que passatempo corriqueiro. Virou uma questão de sanidade, já que sem essa válvula de escape, muitos de nós já teriam pirado completamente só assistindo noticiários (e eu nem estou falando só da pandemia, talkey!).

Seja nas plataformas de streaming ou na TV por assinatura, a variedade de filmes disponíveis é bem seleta, e eu separei aqui um Top 10 (sem muito compromisso de ser do "pior" para o "melhor") daqueles que mais me chamaram a atenção durante a quarentena a que estamos confinados.  


OPERAÇÃO OVERLORD


Dirigido pelo desconhecido Julius Avery, o simpático Operação Overlord foi vendido como “o filme escrito por J.J. Abrams”, fato esse que colaborou para a garantia de pelo menos metade da bilheteria (fraca) que o filme obteve no cinema.

A história de guerra situa seus personagens na França de 1944, quando uma tropa de paraquedistas americanos desembarca bem em cima das linhas inimigas, sendo obrigada a se separar sob fogo cerrado. Quando os sobreviventes da queda conseguem se reagrupar, eles partem para cumprir a missão que eles acreditam ser a desativação de uma base inimiga, mas já em seu destino, acabam descobrindo que os nazistas estão planejando algo muito mais grandioso e mortal contra os Aliados.

Mathilde Ollivier e Jovan Adepo em cena

Muitos filmes já colocaram os nazistas e seu comandante como estudiosos do oculto, das forças malignas, e com isso, Operação Overlord consegue juntar dois gêneros muito populares em Hollywood que é “filme de guerra” com “filmes de zumbis”. O que aconteceria se Hitler tivesse encontrado uma forma de reviver os mortos e torná-los os soldados perfeitos para sua conquista mundial?


Overlord (que também foi o nome dado à missão de invasão da Normandia durante a 2ª Guerra) rendeu apenas US$ 41 milhões de um orçamento de US$ 38 milhões, mas não chega a ofender a inteligência de ninguém, sendo um ótimo divertimento de quase duas horas e com uma história interessante de ser acompanhada. Os personagens são cativantes e o filme possui cenas de violência beeeem gráficas, em especial quando vai se aproximando mais do seu final. Além do protagonista Jovan Adepo, o elenco ainda conta com a belíssima atriz e modelo francesa Mathilde Ollivier (que possui o arco mais dramático do filme, em busca do irmão raptado), o ator Wyatt Russell (que vai ser o John Walker/Agente Americano na série da Marvel Soldado Invernal e Falcão) e Iain De Caestecker (o Agente Fitz de Agents of SHIELD). Como filme de guerra, não chega a ser um Resgate do Soldado Ryan ou um 1917, mas possui vilões muito bons que vão fazer o desfecho valer ainda mais a pena.

Wyatt Russel

Como tem nazistas na história, vai agradar parte dos eleitores do atual presidente do país! 

Nota: 7

Disponível no catálogo do Telecine.

A BABÁ


Depois de As Panteras: Detonando (2003) e Exterminador do Futuro – A Salvação (2009), nunca mais achei que veria outra coisa dirigida por McG, mas acabei assistindo A Babá na total ignorância de que era o cara por trás das câmeras.

Diferente de Terminator Salvation que era para ser levado a sério, A Babá (filme de 2017) subverte completamente o gênero terror, tornando o filme uma comédia galhofa de ótima qualidade. O plot inicial nos mostra o medroso protagonista Cole (Judah Lewis) como o único menino do bairro que ainda tem uma babá para cuidar dele quando os pais saem de casa, fato que gera muito constrangimento e bullying com ele na escola. Cheio de fobias e incapaz de enfrentar os bullies do bairro, Cole tem como única amiga a vizinha Melanie (Emily Alyn Lind), além de contar com a proteção de Bee, a sua Babá.

Judah Lewis e Samara Weaving

Bee se mostra uma verdadeira parceira “nerd” para o menino, e as horas que os dois passam juntos na ausência dos pais dele são sempre muito bem aproveitadas, com várias atividades que deixariam qualquer moleque adolescente simplesmente apaixonado pela babá. Destaque para a cena em que os dois escolhem uma equipe para combater invasores alienígenas cheia de referências nerds, que vai de Capitão Kirk ao Xenomorfo de Alien.

Tudo corre muito bem na vida de Cole, até que ele descobre numa noite a razão pela qual Bee o dopa todas as noites, para mantê-lo em sono profundo: Ela é uma assassina adoradora do Diabo que quer seu sangue inocente para ganhar tudo aquilo que almeja.


A partir dessa descoberta, o filme vira um delicioso thriller em que cenas cada vez mais absurdas inundam a tela até o desfecho da história. A Babá de McG é dirigido com ótimas tomadas de câmera que às vezes coloca o espectador na visão do menino Cole, além de uma edição muito caprichada e veloz que exprime graficamente as emoções do protagonista com textos e efeitos digitais. É bem incrível o que o diretor consegue fazer nas cenas de ação sem exagerar no CGI (algo que era terrível em As Panteras!), mas independente dos efeitos visuais, o carisma de todos os personagens segura muito bem a história. Além de Judah Lewis, o filme conta com a lindíssima Samara Weaving como Bee, Leslie Bibb (a jornalista que vai pra cama com Tony Stark em Homem de Ferro 1) como a mãe de Cole e Robbie Amell (o Nuclear caucasiano do Arrowverso) como um dos amigos adoradores do demônio de Bee.


O desfecho é de partir o coração, mas A Babá vale muito a pena para um domingo à noite de bobeira na quarentena.

Nota: 8

Tem na Netflix. 

P.S. - Não confundir com A Babá (2018) de Joel Novoa, que esse sim, é um filme de terror roots, de dar cagacinho.

A NOITE É DELAS


Rough Night (2017) é um daqueles filmes que conquista seu interesse só pelo trailer, mas que por uma razão ou outra, a gente não consegue assistir no cinema. Dirigida pela diretora italiana Lucia Aniello, a comédia rasgada nos coloca para rir quase que do começo ao fim com um grupo de amigas dos tempos da faculdade que decidem sair numa viagem para comemorar a despedida de solteira de uma delas, Jess, a personagem vivida por Scarlett Johansson. Elas agora seguem vidas completamente diferentes da época em que dividiam uma república. 


Jess é candidata a um alto cargo no governo, Alice (Jillian Bell) tornou-se professora do primário, Blair (Zoë Kravitz, a próxima Mulher Gato de The Batman) é uma empresária bem-sucedida divorciada e com um filho e Frankie (Ilana Glazer) que nos tempos da faculdade namorava Blair, agora é uma ativista feminista. Quando as moças se reencontram, meio que rola uma tensão entre elas, e fica nítido ao espectador que elas não parecem ser tão amigas assim. Essa tensão dura até o momento em que elas chegam na casa em Miami onde vão passar aqueles dias, quando então a nova melhor amiga de Jess, chamada de “Kiwi” (Kate McKinnon) se junta ao grupo, causando ciúmes na controladora Alice.

A engraçadíssima Kate McKinnon e Scarlett Johansson

Os problemas do grupo começam realmente quando uma das garotas decide contratar um Go-Go Boy para entreter a noiva Jess e acidentalmente elas acabam matando o cara. E isso não é spoiler, porque tem no trailer. A partir daí as confusões para elas se safarem daquele problema sem prejudicar suas vidas e suas carreiras criam as situações mais hilárias do filme, nos prendendo firmemente ao sofá até o desenrolar da história. A personagem de Kate McKinnon com seu sotaque australiano e seu jeito meio destrambelhado rouba fácil a maior parte das cenas de humor (destaque para o acidente de jet-ski!), o que torna o filme uma das grandes surpresas do gênero comédia. 

Como é de praxe, o filme tem citações e insinuações sexuais para caralho, só que o mais interessante nesse ponto é que agora estamos vendo tudo pela ótica feminina, já que é uma mulher atrás da câmera. Não espere, portanto, personagens sexualizadas ou estereotipadas em A Noite é Delas, já que isso não acontece em nenhum momento.


Aniello tem um estilo muito próprio de filmar as cenas mais movimentadas, e até as sequências óbvias acabam causando risos, mesmo nos momentos mais prováveis. A Noite é Delas é para ver com os amigos reunidos na sala, mas como isso vai contra as recomendações de isolamento social da OMS, pode assistir em casa de casalzinho que também vale a pena. O filme ainda conta no elenco com o ator Colton Haynes (o Ricardito do Arrowverso) como um garoto de programa e com a sumida Demi Moore, que interpreta a vizinha ninfomaníaca da casa em Miami.

NOTA: 9

Está disponível na Netflix.   

OS 7 MAGNÍFICOS


Eu tenho uma certa preguiça para filmes de “bang bang” (como diria minha mãe), mas confesso que o que me chamou a atenção no western Os 7 Magníficos (2016) foi seu elenco. Dirigido por Antoine Fuqua, o longa é um remake de um filme homônimo da década 1960, que também já era baseado no japonês Os Sete Samurais de 1954. Fuqua tem no currículo o excelente Dia de Treinamento (2001), filme que rendeu o Oscar de melhor ator a Denzel Washington, merecidamente, além de vários outros filmes também protagonizados pelo ator.


O enredo conta a história do oficial negro Sam Chisolm (Denzel Washington) que decide aceitar a recompensa paga por Emma Cullen (Haley Bennett) para libertar o seu vilarejo das garras tirânicas de Bartholomew Bogue (Peter Sarsgaard), um barão industrialista que quer se beneficiar das minas existentes no lugar. Bogue chega no vilarejo com toda sua força armada e exige que os moradores vendam suas casas a preço de banana. No processo, ele acaba matando aqueles que se rebelam, deixando Emma viúva. É aí que ela reúne os poucos recursos que o lugar tem e decide contratar caçadores de recompensa para acabar com Bogue e seu bando. Embora não seja um caçador de recompensas, Chisolm decide aceitar o serviço ao saber quem está envolvido nele, reunindo os melhores homens da região para ajudá-lo naquela missão praticamente suicida.


Os “sete” do título são formados, além de Chisolm, por Faraday (Chris Pratt, o Starlord de Guardiões da Galáxia), Goodnight Robicheaux (Ethan Hawke), Jack Horne (Vincent D’Onofrio, o Wilson Fisk da série do Demolidor da Netflix), Billy Rocks (Byung-hun Lee) o especialista em facas, o mexicano Vasquez (Manuel Garcia-Rulfo) e Red Harvest (Martin Sensmeier) o índio Comanche solitário que decide se juntar a eles no caminho. O filme tem sequências espetaculares de ação, regadas com muito tiroteio, explosões, empalamentos e flechadas. Todo o elenco está muito bem em cena, conduzido pela direção firme e talentosa de Fuqua. Cada personagem, por possuir uma habilidade específica (além de só saber apertar um gatilho), é explorado unicamente em suas características, o que também pode ser observado com relação a suas personalidades. Nesse quesito talvez os dois únicos que saem perdendo, não tendo tanto tempo de tela quanto os demais, são o Comanche e o mexicano, que tem pouco de suas personalidades explorada no roteiro.

Haley Bennett, Chris Pratt e Peter Sarsgaard

A interação do elenco é uma das melhores coisas sobre esse filme, o que faz o tiroteio final ser tão empolgante quanto doloroso.

Nota: 8

Está disponível na Netflix.   

NA NATUREZA SELVAGEM


Um pouco antes desse filme voltar a ser comentado em 2020 devido a história do brasileiro que decidiu seguir os passos de Christopher McCandless até o Alaska, eu resolvi finalmente dar uma chance a ele, após ser citado em um podcast que ouvi. Na Natureza Selvagem (2008) esteve disponível na Netflix por algum tempo, mas acabei tendo que apelar para meios alternativos para assisti-lo já que ele foi tirado do catálogo.


Dirigido pelo também ator Sean Penn, o filme é baseado em Into the Wild de Jon Krakauer, livro que conta a história real de Christopher McCandless, o jovem de 23 anos que decidiu largar toda sua vida de luxos e riquezas para embarcar em uma viagem de autoconhecimento até o Alaska. McCandless (ou Alexsander Supertramp) simplesmente desaparece após se formar na faculdade, não deixando qualquer rastro para trás e abandonando completamente sua vida anterior. Bens materiais, família... Tudo é colocado em segundo plano enquanto ele decide trilhar seu próprio destino até o Alaska, onde ele, por um infortúnio, jamais conseguiu chegar.


McCandless é competentemente interpretado por Emile Hirsch no filme e o ator mergulhou fundo (literalmente!) no papel, dispensando dublês em cenas mais perigosas (como a que desce uma corredeira de caiaque) e até encarando um urso de verdade. Hirsch ainda aceitou provações físicas para se aproximar perfeitamente ao estado em que o verdadeiro Christopher deve ter chegado em seus últimos dias, privado de alimentos, e o ator está só pele e osso nas últimas cenas.


Na Natureza Selvagem, como dá pra perceber até aqui, não é um filme de fantasia com final feliz, mas todo o processo (egoísta sim) de descoberta pelo qual o personagem passa em sua história é uma das mais comoventes que já assisti em um drama. Todo o clima de melancolia e solidão (embora o personagem se negue a ser depressivo ou mesmo triste) do enredo fica ainda melhor sentido pelas canções e pela trilha sonora composta por Eddie Vedder (o vocal do Pearl Jam), Michael Brook e Kaki King. Toquei essa trilha incessantemente por algumas semanas no Spotify, tentando absorver tudo que o filme acabou representando para mim. Chorei e não foi pouco ao final do filme, e de uma forma ou outra, acabei me perguntando se eu não faria algo parecido com o que o protagonista fez. Às vezes, por mais que isso seja egoísta e idiota, o isolamento total até a morte parece ser a única resposta para as dores diárias da vida e a total falta de propósito. Mas esse é meu lado depressivo falando mais alto.

P.S. : Foi a primeira vez que achei a atriz Kristen Stewart levemente atraente. Decididamente, ela fica muito melhor de cabelos mais escuros e meio sujinha do que aquela boneca de cera sem vida que ela sempre aparece nos filmes posteriores.


Nota: 9

Está disponível no Telecine Play (e seu aplicativo HORRÍVEL!).

BRIGHTBURN


Brightburn (O Filho das Trevas, como foi intitulado no Brasil) é um filme de 2019 dirigido por David Yarovesky e produzido por James Gunn, diretor de Guardiões da Galáxia e do próximo Esquadrão Suicida. Assim como outras adaptações que foram feitas nos quadrinhos, o enredo de Brightburn escrito pelos irmãos de James Gunn Brian e Mark, procura desvendar o que aconteceria se o Superman tivesse se tornado mau após cair na Terra, e embora não haja NENHUMA ligação do filme com o personagem icônico da DC Comics, o que não faltou foram correlações dos fãs do escoteiro kryptoniano com o personagem Brandon Breyer (Jackson A. Dunn).

As semelhanças começam quando o casal Tori (Elizabeth Banks) e Kyle (David Denman) após várias tentativas frustradas de terem um filho pelos meios naturais, acabam tendo suas preces atendidas quando uma espécie de foguete cai no terreno de sua fazenda no Kansas. O objeto voador traz à Terra durante a noite uma forma de vida semelhante a um bebê humano, que o casal decide tomar conta como se fosse seu filho, escondendo de todos a seu redor sua real natureza. Embora não saibam exatamente de onde o bebê veio, Tori e Kyle escondem a nave alienígena embaixo do celeiro e lá a deixam oculta até a pré-adolescência de Brandon.


As semelhanças com a origem do Superman terminam quando após o aniversário de 12 anos, Brandon começa a se comportar de maneira assustadora, como que tendo a mente manipulada por um comando extraterrestre da nave que o manda “conquistar o mundo”. O comando faz com que uma natureza selvagem seja despertada no menino, que começa a agir de maneira a satisfazer seus desejos mais primitivos, como fazer com que a colega de sala Caitlyn (Emmie Hunter) o aceite como amigo à força ou mesmo assassinar aqueles que ao longo do filme vão descobrindo o que ele é capaz de fazer. A partir do ponto em que Brandon aceita seu lado maligno, o filme vira um thriller muito bom que vai surpreendendo o espectador numa escalada impressionante até seu fim dramático. Com seus poderes (que além de voo, rajadas de calor dos olhos parece incluir também telecinésia), Brandon passa a usar um capuz assustador para cometer incólume várias barbaridades em Brightburn, a cidade que dá título ao filme, enquanto deixa sua marca (literalmente!) por onde passa.


O filme rendeu uma 32 milhões ao estúdio que o produziu, o que nos dias atuais não parece ter sido um retorno muito bom. Meio obscura, a produção parece só ter causado algum disse-me-disse no meio nerd mesmo, devido as semelhanças com o Superman. O restante do público “civil” parece ter ignorado o longa completamente. Uma pena, porque eu gostei pra cacete do filme e recomendo.


A cena final ainda é embalada pela música “Bad Guy” da esquisitinha Billie Eilish.

Nota: 8

O filme está disponível no catálogo da HBO Go.   

 

SERGIO


Começo esse tópico completamente envergonhado pela total ignorância a respeito da vida e do trabalho de Sérgio Vieira de Mello, personagem central do filme (de 2020) e também do documentário “Sergio” de 2009, ambos dirigidos por Greg Baker. Após assistir o longa, fiquei completamente sensibilizado pela história de vida desse brasileiro que chegou a ocupar no início dos anos 2000 um dos cargos mais altos dentro do quadro de funcionários da ONU, o de Alto Comissário das Nações Unidas. Amigo pessoal do agora ex-secretário-geral Kofi Annan, Vieira de Mello chegou a ser intitulado como o “homem que queria salvar o mundo” devido à natureza de seu trabalho e o afinco com que o realizava. Formado em Filosofia, ele entrou na ONU aos 21 anos, seguindo de perto a carreira do próprio pai. Embora nunca tenha sido, de fato, um diplomata (porque não representava o Brasil no exterior), de Mello foi chamado assim por muito tempo, agindo com o intuito de apaziguar os ânimos entre nações e poderes.


De forma não-linear, já que vai e volta no tempo algumas vezes durante a projeção, Sergio narra os últimos anos de vida do brasileiro, desde sua intervenção no Camboja (onde ajudou a repatriar milhares de refugiados), passando pela vitoriosa negociação em ajudar a libertar o Timor-Leste do domínio da Indonésia e sua missão final no Iraque pós-Saddam Hussein. O Timor havia sido colonizado por Portugal no século XVI e só foi conhecer sua independência brevemente em 1975, quando então passou a ser ocupado pela Indonésia. Sergio Vieira de Mello ajudou a libertar o país asiático do jugo da Indonésia e por esse feito antes considerado impossível, ele ganhou honrarias na ONU, além do cargo de Alto Comissário.  

Após o fatídico ataque da organização Al-Qaeda aos EUA em 11 de Setembro de 2001, o então presidente George Bush impeliu um forte ataque militar a vários países do Oriente Médio, incluindo o Iraque. Enquanto as tropas militares americanas conseguiam finalmente acabar com o domínio de Saddam Hussein (inimigo que o pai de Bush não conseguiu deter durante a Guerra do Golfo nos anos 90) no país, um novo território começava a surgir para os norte-americanos, agora livre do ditador que comandava o lugar durante as últimas décadas. A missão de Vieira de Mello no Iraque era ajudar a conduzir o país para novas eleições, mas os planos dos EUA, representado na figura do diplomata Paul Bremer, era dominar a área, fazendo com que o Iraque se tornasse uma espécie de colônia deles.

Sergio Vieira de Mello na ficção e na vida real

Baseado quase que totalmente na história real do brasileiro à serviço da ONU, é quase difícil acreditar que o ataque à sede da UN que vitimou Sergio e 21 de seus colegas não foi orquestrada pelos EUA (e o filme chega a dar entender isso), mas a realidade é que um grupo de terroristas se aproveitou da fragilidade do prédio para bombardear o local, colocando um fim na carreira brilhante do diplomata carioca. Embora foque bastante no relacionamento amoroso (muito bem construído, por sinal) entre Sergio e a economista argentina Carolina Larriera, o filme dá um vislumbre geral em quem era o homem por trás do diplomata, o que nos faz sentir sua morte ainda mais. Certamente alguém pacífico como Sergio seria duramente criticado no Brasil intolerante em que vivemos hoje em dia e não demoraria até que fosse chamado de “comunista”, assim como são chamados todos que buscam uma convivência mais pacífica entre as diferenças. O fato é que ele foi uma pessoa única, razão pela qual colecionava admiradores pelo mundo.

A atuação de Wagner Moura é algo de estupenda nesse filme. Que ele é um ator versátil e que topa qualquer desafio na carreira, isso nós já sabemos, mas a forma como ele torna seu Sergio plausível é elogiável. Ao longo do filme, ele não só fala inglês (língua principal do filme e que ele usa muito bem anasalada, sem muito sotaque), como arrisca o espanhol (pelo qual foi criticado na série Narcos onde interpretou Pablo Escobar) e até o francês, além de falar também em português. Ao lado da atriz cubana Ana de Armas (que interpreta a Carolina), ele constrói cenas muito tocantes de cumplicidade e romance, o que nos faz acreditar no amor que existe entre os dois. Aliás, é impossível não ficar apaixonado pela Ana de Armas ao longo do filme! Que mulher maravilhosa!

Wagner Moura e Ana de Armas

Sergio não é um filme com cenas de ação retumbantes ou um enredo dinâmico, mas entretém quem está procurando algo mais tocante e repleto de mensagens belíssimas.

“Eu queria ser uma nuvem, cair em forma de chuva e ficar para sempre na Terra a qual pertenço”.

NOTA: 10

Filme disponível na Netflix.  

 

INFILTRADOS NA KLAN

Vidas Negras Importam

BlacKkKlansman garantiu o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado para o diretor Spike Lee em 2019 e com certeza o longa-metragem merecia muito mais atenção, já que disputou outros prêmios na grande celebração do cinema, mas não levou. Baseado no livro homônimo escrito pelo próprio Ron Stallworth, o filme conta com bastante fidelidade a história real do primeiro policial negro do Colorado a trabalhar infiltrado em um caso. Disposto a se tornar um oficial tão qualificado e de destaque quanto os colegas brancos de equipe (enfrentando muito preconceito racial dentro da própria corporação), Stallworth (no filme vivido por John David Washington, filho de Denzel Washington) acaba entrando em contato com membros da Ku Klux Klan, a fim de se infiltrar entre eles e desbaratar um atentado racista que estava prestes a ser colocado em prática. A ironia da história é justamente essa: Um policial negro infiltrado nas fileiras do grupo que defende a supremacia branca em plenos anos 70, quando então os negros começavam a conquistar seus direitos civis nos EUA.

O diretor Spike Lee

Stallworth não esperava que suas investigações o levassem tão longe, mas quando um membro de alta cúpula da KKK exige um encontro pessoalmente com ele, após cair no seu papo de filiação por identificação com a causa "American First" e "White Power", é necessário mandar alguém em seu lugar, quando então surge a ideia de agir em conjunto com o colega policial (e judeu) Flip Zimmerman (na tela vivido por Adam Driver) para se passar pelo Ron Stallworth branco. Na história real, o colega de Ron não é um judeu, fato que Spike Lee adicionou à história para dar um ar ainda mais dramático ao filme, já que além de negros, os supremacistas brancos também odiavam os judeus.

Adam Driver e John David Washington

O enredo consegue nos manter na ponta da cadeira até o final, já que o jogo perigoso dos dois detetives pode ser descoberto pelos racistas a qualquer momento. Para manter seu disfarce até a conclusão da investigação e desmantelar o atentado que prometia vitimar centenas de pessoas inocentes, é preciso que os dois “Ron Stallworth” estejam em perfeita sintonia, o que acaba não acontecendo em alguns momentos.

Laura Harrier

Além das excelentes atuações de Washington e Driver, o filme ainda conta com a atriz Laura Harrier (a Liz Allen de Homem Aranha: De Volta ao Lar) como Patrice, uma ativista pelos direitos dos negros e interesse amoroso de Stallworth e Topher Grace (o Eddie Brock/Venom de Homem Aranha 3) como David Duke, um dos líderes da KKK que tem um encontro interessante com Ron no decorrer da história.

Topher Grace

Nota: 10

Filme disponível no catálogo do Telecine Play.

P.S - Antes dos créditos finais do filme, Spike Lee mostra um compilado de vídeos reais de manifestações recentes (de 2017) de apoiadores de grupos radicais como o KKK, Skinheads e similares, marchando com tochas em mãos nos EUA. São mostrados vários conflitos violentos entre defensores da causa "White Power" e manifestantes contrários, além de um atropelamento covarde que vitimou a ativista de direitos civis Heather Heyer em Charllottesville. No vídeo, o presidente Donald Trump minimiza os acontecimentos em pronunciamento, dizendo que "não havia somente supremacistas brancos" na manifestação com tochas em punho, mas também "pessoas boas". Quem também aparece no vídeo é o verdadeiro David Duke, endossando uma fala do próprio Trump em época de eleição, dizendo que eles (brancos) precisavam retomar os EUA. 

P.S 2 - Nesse momento em que esse post está sendo escrito, os EUA e o mundo estão em campanha contra o racismo, motivada pelo assassinato brutal de George Floyd, um homem afro-americano, por um policial branco chamado Derek Chauvin. O ato causou revoltas na Terra do Tio Sam e o presidente Donald Trump resolveu combater aqueles que tentam lutar por justiça com forças armadas. Além disso, no Brasil, membros do governo federal continuam insuflando grupos de supremacistas brancos e fazendo referências a eles bebendo copo de leite durante lives na internet. 

Pelo visto, o racismo é algo que ainda vai precisar ser combatido por muito tempo na sociedade e não é coisa só de cinema. #VidasNegrasImportam #BlackLivesMatter  

ROCKETMAN


Confesso que eu era bem ignorante quanto à carreira musical de Elton John antes de Rocketman, e tudo que eu sabia sobre o artista era seu gosto extravagante para roupas e suas músicas mais populares que tocavam nas rádios AM que minha mãe ouvia antigamente. Lembro também que uma vez apareceu um LP lá em casa do Elton John e que eu tinha pirado na sua interpretação com o George Michael para “Don’t Let me Sun Go Down on me” desse disco. O meu pai tinha uma fita cassete dos melhores hits dele, entre elas uma que eu gosto até hoje, “Nikita”.

Com o aval do cantor inglês, o filme Rocketman (baseado em uma “fantasia real”) dirigido por Dexter Fletcher (o mesmo que salvou o que pode em Bohemian Rhapsody, após a demissão de Bryan Singer do projeto) não é só uma homenagem a Elton John como também um diário aberto para o mundo sobre a carreira de um dos artistas mais talentosos e polêmicos da música. Apesar de na infância ser um garoto tímido e retraído pela severidade do pai e a quase indiferença da mãe, Reginald Dwight (seu verdadeiro nome) se mostrou um virtuoso musicista, mostrando talento no piano desde sempre. A formação erudita não o impediu de alçar voos mais altos e foi na loucura do Rock’n Roll que Dwight conheceu o parceiro musical Bernie Taupin, com quem dividiu o sucesso de suas grandes canções (letras em sua maioria escritas por Taupin) se tornando então Elton John.

Bernie Taupin (Jamie Bell) e Elton John (Egerton)

O filme não é bem uma cinebiografia, mas procura contar com certa fidelidade as lembranças de John, que participou de grande parte do processo criativo com o marido e cineasta David Furnish. Muito do que acontece no filme como o envolvimento com drogas, os relacionamentos tóxicos, o descaso do pai autoritário, o casamento fracassado com uma amiga (apesar de já ter se declarado gay na época) e até mesmo a tentativa de suicídio são fatos da vida do pianista, contados na tela de uma maneira fantasiosa às vezes (e é aí que entra a genialidade do filme) e nos colocando em meio a delírios e devaneios da mente do inquieto e solitário Elton John.

Taron Egerton e Richard Madden

A direção de Fletcher acerta em quase tudo, nos contando de uma maneira comovente a vida conturbada de uma estrela do Rock da sua ascensão à queda, mas é na direção de elenco que o diretor mostra que estava muito mais inspirado em Rocketman do que em Bohemian Rhapsody. Taron Egerton dá vida ao jovem Elton John de maneira muito efusiva, dando um show de interpretação e realmente vivenciando o espetáculo. Diferente de Rami Malek que apenas simulava os momentos musicais de Freddie Mercury no filme sobre o Queen (e isso não podemos culpar o coitado, já que NINGUÉM conseguiria interpretar a potência vocal de Mercury além dele mesmo!), Egerton entrou na dança de corpo e alma, cantando ele mesmo as músicas de Elton John no filme. A música "(I’m Gonna) Love Me Again", que concedeu ao músico o Oscar de Melhor Canção Original de 2020 (e único prêmio que a produção venceu pela Academia) é interpretada por John em parceria com Egerton, que desempenhou em Rocketman com certeza o melhor papel de sua carreira até aqui.


O elenco ainda conta com as presenças de Bryce Dallas Howard como a mãe de John, Richard Madden (o Rob Stark de Game of Thrones) como o amante tóxico do pianista, Jamie Bell como o amigo Bernie Taupin e o talentosíssimo ator mirim Matthew Illesley, que encena as sequências mais emocionantes do filme, interpretando o Reginald Dwight na infância.

Bryce Dallas Howard e Matthew Illesley

Vale para quem nunca antes foi um grande fã de Elton John (como eu) e deve valer ainda mais para quem é fã do artista mais multifacetado da cultura pop.

NOTA: 9

Está disponível nas plataformas Telecine Play e Sky Play.    

RESGATE


Numa época em que dá pra fazer quase tudo no cinema com alguns milhões de dólares de produção e um CGI cada vez mais realista, é muito difícil inovar no cinema de ação, mas é o que o diretor Sam Hargrave e os produtores Joe e Anthony Russo procuraram fazer em Extraction (2020), filme protagonizado por Chris Hemsworth.

Com cenas alucinantes de perseguição de carros e um plano-sequência assustador e claustrofóbico (aquele em que embarcamos de carona com os personagens em meio a um tiroteio no meio do filme), Resgate consegue prender a atenção do espectador do começo ao fim, mesmo com um enredo meio batido de extração de um refém, executada por um caçador de recompensas. Sério. Nós já vimos esse plot em pelo menos uns 25 mil filmes, mas é a forma como isso é mostrado graficamente para quem está assistindo é que conta aqui.

Chris Hemsworth como Tyler Rake

Da mesma escola de David Leitch, que também era dublê e diretor de coreografias de luta em Hollywood, Sam Hargrave participou da coordenação de dublês nos filmes da Marvel dirigidos pelos Irmãos Russo. Com um faro apurado para as cenas de ação (assim como Leitch) por estar fortemente ligado ao meio, era natural que o cara acabasse se tornando um excelente diretor de filmes de ação, e isso ele mostra muito bem nas quase duas horas de Resgate. Não há como não comparar o estilo de luta franca e realista do personagem Tyler Rake com a de John Wick da franquia estrelada por Keanu Reeves, e acho que exatamente por isso o filme acabou ganhando um burburinho mais alto por aí. Com o passar do tempo, cenas mal coreografadas ou entupidas de CGI para disfarçar a péssima qualidade de direção nos filmes de tiroteio meio que cansaram o público. A pegada John Wick com lutas mais próximas da realidade e o famoso tiro na cara repentino hoje parece fazer mais o gosto da galera.


Eu tenho defendido esse jeito mais “sincero” de fazer filmes de ação ultimamente no Blog e o que não faltam são elogios para as cenas dirigidas pelos Irmãos Russo nos filmes da Marvel (que mesmo usando CGI sabem coreografar muito bem um bom quebra-pau) e o próprio David Leitch que colaborou nos filmes de John Wick, dirigiu o excelente Atômica e mandou bem em algumas lutas de Deadpool 2, pelo menos as que não contavam com o CGI péssimo da Fox.


Já há quem queira um crossover entre John Wick e o Tyler Rake de Chris Hemsworth e o público só teria a ganhar com isso, embora algo dessa natureza seja praticamente improvável. O filme agradou tanto que já se comenta sobre uma continuação, algo sim muito plausível para a dona Netflix que adora fazer umas continuações de$nece$$ária$.

Rake versus Wick

Mas Rodman... E o enredo?

Caçador de recompensas é contratado para resgatar o filho adolescente de um perigoso chefe da máfia, mas no meio do caminho acaba se afeiçoando ao moleque, arriscando a missão pelo qual ele não seria pago. Fim.

Nota: 8

Como já mencionei, o filme está disponível exclusivamente na Netflix.

E você? O que tem visto nessa quarentena além do presidente [INSIRA AQUI O NOME DO SEU PRESIDENTE] falando merda todos os dias na TV?

NAMASTE!

23 de maio de 2020

A Doce Vingança de Jennifer

AVISO DE POSSÍVEL GATILHO EMOCIONAL: ASSUNTO DELICADO



Baseado num filme de 1978 chamado A Vingança de Jennifer (I spit on Your Grave no original) Doce Vingança é um daqueles filmes de terror que passam meio que despercebidos nas listas tão seletas da Netflix, mas que uma hora ou outra nos chama a atenção. 

Dirigido por Steven R. Monroe (de o Retorno dos Vermes Malditos) o filme de 2010 tenta recriar o clima gore e violento da produção trash de 1978 dirigida por Meir Zarchi, e Monroe consegue fazer um daqueles remakes que vale a pena ser visto. Confesso que nunca tinha ouvido falar do original dos anos 70, mas as críticas dizem que os dois filmes são bem equivalentes.

O enredo conta a história da escritora Jennifer Hills (Sarah Butler) que num dia qualquer decide se isolar da cidade grande e se embrenhar em um chalé no meio do nada, na esperança de conseguir a tranquilidade que precisa para escrever seu novo romance. A ideia por si só já parece absurda ao espectador, que vê a protagonista se meter sozinha no meio de uma floresta, enquanto aos poucos vamos conhecendo o tipo de gente que mora nos arredores do que parece ser uma vila de pescadores. Após um breve desentendimento com o dono babaca de um posto de gasolina em que ela faz uma parada para pedir informações, Jennifer enfim chega ao tal chalé, onde descarrega sua caixa de vinho e começa a relaxar para escrever. 

Pedindo informações no Posto Ipiranga

É importante lembrar aqui que todos os caras com quem ela tem contato até chegar a seu destino sabem bem que a moça está sozinha no lugar e que o chalé é bem isolado de qualquer outra coisa - embora o sinal de celular funcione que é uma maravilha! - e isso começa a atrair problemas para o lado dela. Durante a noite, a casa começa a fazer sons tão sinistros quanto a floresta ao redor da casa onde ela está hospedada e Jennifer começa a entender que talvez não tenha sido uma boa ideia se isolar ali, embora não se preocupe em nenhum momento em trancar as portas da casa imensa. "Tô sozinha aqui no meio do mato. Não dá nada!". 

O nome dela é Jennifer
O nome dela é Jennifer

Após a visita de um morador local indicado pelo "suserano" da casa para consertar um problema no encanamento, as atenções se voltam ainda mais para a moça solitária da cidade. Matthew (Chad Lindberg), que tem problemas mentais, após o conserto do encanamento diz aos demais colegas - incluindo o babaca do posto de gasolina - que a garota foi muito solícita e educada com ele, o que faz com que os quatro queiram visitar o chalé de Jennifer, embora à contragosto do rapaz problemático. Ali, como a própria sinopse do filme mostra - e para quem assistiu o filme de 78 já espera - uma sucessão de cenas chocantes acontecem, colocando a protagonista como a vítima de violência sexual e psicológica praticadas por Johnny (Jeff Branson), Andy (Rodney Eastman), Stanley (Daniel Franzese), Matthew e mais tarde o próprio xerife da cidade Storch (Andrew Howard), para quem Jennifer pediu ajuda num primeiro momento em que consegue fugir dos estupradores. Não vale aqui descrever a sequência, mas é agoniante assistir o que os caras fazem com a moça indefesa logo que ela é subjugada. Se eu tivesse assistido esse filme na infância, teria ficado tão traumatizado quanto na cena em que o policial Alex Murphy é torturado e metralhado em Robocop. Um baita gatilho pra quem por alguma infelicidade já tenha passado por algo parecido. 


Na sequência em que Jennifer foge dos agressores e se encontra com o xerife, outra coisa comum que é retratada no filme é a desconfiança pela qual a mulher acaba passando quando relata a violência da qual foi vítima para as autoridades. Antes de sabermos que o policial está mancomunado com o bando de estupradores, o cara desconfia que ela não esteja falando a verdade e ainda coloca a culpa de sua "insanidade" nas caixas de vinho que ela tem na casa e na bituca de um baseadinho que ela fumou. Tudo vira motivo para desqualificar a vítima e botar a culpa nela própria. Aliás, o que motiva o bando a invadir o chalé, é justamente uma filmagem feita por um deles, em que Jennifer aparece só de calcinha e sutiã lavando uma camisa suja de vinho. "Aí tá vendo! Se não tivesse se mostrando por aí, não tinha sido estuprada!", justificariam os "cidadãos de bem" brasileiros.   


Após todo o abuso pela qual é infligida, Jennifer ainda tem forças para andar e escapar de seus abusadores, caindo num rio e desaparecendo de vista. Sem saber à princípio do enredo do filme de 78, eu cheguei a acreditar que o filme iria apelar para algum tipo de misticismo para trazer a garota de volta e começar a sua doce vingança, mas Jennifer ressurge na moita - quase que literalmente - e começa a aterrorizar seus algozes psicologicamente antes de partir para a vingança propriamente dita, caçando um a um de seus alvos. O filme que até então se recusava a mostrar cenas mais chocantes - exceto o estupro - passa a espirrar sangue na cara do espectador, além de mostrar rostos cozidos por soda cáustica, olhos humanos sendo devorados por corvos, etc, etc. 


O requinte de crueldade a que Jennifer se dá direito de punir os caras que a violaram e quase a mataram é num nível quase do Jigsaw de Jogos Mortais, e apesar de algumas cenas mais agoniantes de ver, não é nada que a gente não pense lá no fundo "fez por merecer". Lá no fundo mesmo, porque trocando em miúdos, os estupradores tornaram Jennifer tão sádica quanto eles próprios, todavia o filme não leve isso muito em consideração em seu enredo. 


Doce Vingança não foi considerado um sucesso comercial na época de lançamento - custou US$ 2 milhões e rendeu US$ 572 mil - e gerou uma cacetada de críticas negativas pelo clima sujo das cenas de violência sexual - embora elas não sejam explícitas. Muitos críticos disseram que o filme era de mal gosto e que fazia jus ao trash do qual era baseado, mesmo assim Doce Vingança acabou ganhando duas sequências, uma de 2013, também dirigida por Steven R. Monroe focando em outra protagonista vítima de estupro em um cenário totalmente diferente e uma terceira sequência de 2015 dirigida por R.D. Braunstein que trouxe de volta a personagem Jennifer Hills desta vez vingando a morte de uma amiga. Se ninguém parar esses produtores, daqui a pouco vão fazer um crossover dela com o personagem do Liam Neeson de Busca Implacável!

Brincadeiras à parte, violência sexual contra mulheres é um assunto seríssimo que jamais deve ser tratado com leviandade e se você - homem - assistiu esse filme e ficou com tesão em algum momento, você tem sérios problemas mentais e sim, é um possível estuprador. Todo mundo conhece ou já conheceu alguém que já passou por algo assim e o mais triste de se constatar é que esse tipo de violência às vezes acontece dentro da sua própria casa, por parte de seus próprios familiares. Doce Vingança não apela para nada sobrenatural e coloca como "monstros" pessoas comuns, caras que têm aos montes por aí, ao nosso redor. Essa é a parte mais assustadora.  


 
P.S. - Depois que concluí o texto do post, descobri que tem um filme vendido por aí como "Doce Vingança 4", mas que na verdade é uma continuação direta do filme original de 78, vivido pela mesma atriz Camille Keaton (como Jennifer Hills) e dirigido também por Meir Zarchi. O enredo coloca Jennifer e sua filha vítimas de um sequestro, com parentes de um dos homens que assassinou anos atrás em busca de vingança. O nome original do filme é I spit on Your Grave - Deja Vu
 
NAMASTE! 

8 de maio de 2020

Crônica de Aniversário: Propósito



Será que todos nós temos mesmo um propósito na vida?

Há mais ou menos um ano eu comecei a fazer terapia - o nome certo não é esse, mas em frente - e uma das perguntas que fiz à minha psicóloga naquelas sessões de 50 minutos foi justamente essa: Todos nós já nascemos com algum propósito?

A resposta dela na época foi bem enfática e me levou a acreditar que, afinal, nós não somos tão especiais assim e que a ideia de que estamos aqui para cumprir uma missão divina ou atendendo aos desígnios de uma criatura de energia que controla o universo bem como nossas ações é apenas um autoengano do qual nos nutrimos para que nossa vida tenha algum sentido. Nós NÃO TEMOS nenhum propósito a cumprir em nossas vidas, embora nos agarremos a essa vã esperança de que "ainda tenho uma missão a cumprir" para poder acordar todos os dias. Você não é o Ethan Hunt, logo não há missão impossível nenhuma para cumprir. Relaxa.

Uma das coisas que me leva a pensar bastante no assunto é o motivo que temos para levantar da cama no dia seguinte, já que tudo isso é apenas comandado pela sua força de vontade. Por que atender o chamado do despertador e encarar outro dia extenuante de trabalho? Por que se submeter aos mandos e desmandos de um sujeito que só existe para ganhar dinheiro e humilhar os funcionários dia após dia, fazendo-os até duvidar que ainda têm autoestima? Que propósito grande o suficiente é esse que me força a sair da cama mesmo quando o aconchego do edredom e a maciez do lençol é tudo que necessito para fingir por alguns instantes que eu não existo realmente? E existir pra que? Qual o propósito de existir?

"Que bom viver, como é bom sonhar
E o que ficou pra trás passou e eu não me importei
Foi até melhor, tive que pensar em algo novo que fizesse sentido
Ainda vejo o mundo com os olhos de criança
Que só quer brincar e não tanta responsa
Mas a vida cobra sério e realmente não dá pra fugir"

No começo da minha vida adulta eu me vi pressionado a tomar uma atitude séria quanto ao meu destino e foi meio que um carro velho forçado a embalar na ladeira. Eu tinha sido até então um moleque tímido e retraído com sérias dificuldades de socializar devido uma infância reclusa e enclausurada. Eu não sabia o que deveria ser ou querer. Tinha uma leve ideia de que gostava de arte, quadrinhos, desenhos e criações, mas vivia ouvindo de todo mundo que "isso é besteira", "isso não dá dinheiro", "que tal fazer alguma coisa de homem, tipo bater uma laje?". Passei o restante dos anos após esse chacoalhão estudando - passei por duas faculdades - e trabalhando porque eu achei que era isso que eu devia fazer, que esse era meu propósito mais imediato. 

Não era. 

Ao longo desses anos de muito trabalho - embora muita gente nem considere que lecionar seja um trabalho - eu tive pouco tempo para reencontrar comigo mesmo e os medos e angústias não sumiram por conta de eu estar muito ocupado. Eles só foram realocados dentro da minha cabeça, de modo que à princípio eles não ficassem muito evidentes, mas que estivessem à espreita, prontos para darem as caras novamente quando eu menos esperasse. 

Enquanto eu trabalhava tentando dizer a mim mesmo que aquele era meu propósito - e realmente foi por algum tempo, já que ensinar as pessoas é algo que nos faz pensar que somos especiais - eu fui deixando minha vida pessoal de lado. Em minha mente, o tempo não ia passar tão rápido. "Eu vou trabalhar bastante aqui por algum tempo, mas daqui a pouco eu começo a pensar em mim mesmo. Eu ainda tenho uma vida inteira pela frente..."

Eu não tenho mais uma vida inteira pela frente.

Enquanto eu achava que o trabalho e os estudos eram meu propósito, eu ignorei todo o resto e o tempo passou incrivelmente rápido aos meus olhos. Eu não tenho mais meus vinte e poucos anos. O que vejo no espelho todos os dias chega a ser assustador. Como foi que a velhice me alcançou tão rápido? Onde eu estava todo esse tempo que não vi ela chegando?

Eu estava ocupado pensando em cumprir a minha missão. 

Eu só não sabia que nunca tive uma

"Todas as graças da mente e do coração se escapam quando o propósito não é firme."

William Shakespeare

Depois de toda a provação que passei em meu último emprego - provação essa amenizada deliciosamente pela sensação de dever cumprido ao dar aulas - eu decidi desligar o piloto automático que comandava minha vida por anos e reassumir o volante. Foi desconfortável. Fazia muito tempo que eu não passava em companhia de mim mesmo e o sujeito no banco do carona me parecia tristemente com uma sombra pálida do que já tinha sido antes. Mas às vezes eu o reconhecia. Poucas vezes. 

Na companhia incômoda de mim mesmo eu procurei recuperar o tempo perdido e fazer algumas coisas que estavam nos planos rascunhados desde muito antigamente. Meu corpo, é claro, sofreu o baque da parada abrupta e começou a apresentar alguns sinais de fadiga. Se antes a mente mandava o corpo trabalhar incessantemente para que eu desse conta de meu emprego e suas funções, agora ele estava em total relaxamento e estranhou. "Ei, espere! Tome aqui essa pedra no seu rim para que se lembre de o quanto você se neglicenciou, estúpido". Passei a lutar contra uma pedra, ainda me recuperando do luto de um fim de relacionamento - esse, tão efêmero quanto cáustico - e o fim dele só me fez entender ainda mais o quanto eu estava sozinho. Se antes eu tinha criado alguns propósitos - vida a dois, filhos, etc... - agora mais uma vez eles não existiam. 

"Ao longo da vida, as pessoas vão sempre acabar te decepcionando. Algumas com algum propósito e outras sem querer. Mas quem escolhe sofrer ou superar cada uma dessas decepções não são elas, é você."

Carolina Bensino  

Eu nunca imaginei que estaria vivendo semanas tão melancólicas durante uma pandemia, mas agora que pude reencontrar comigo mesmo nesse isolamento, após quase duas décadas, tem sido ainda mais difícil acreditar que foi isso que restou. Eu não tenho mais um propósito e é ainda pior saber disso vendo um vírus ainda sem cura levando tanta gente ao redor do mundo. Centenas, milhares de pessoas que talvez tivessem algum propósito, que estivessem cumprindo alguma missão em vida e que foram embora cedo demais. Filhos de alguém. Namorados de alguém. Mães de alguém. Avós de alguém.É difícil olhar para o que está acontecendo e ainda manter esperança de "dias melhores", de que "a humanidade ainda vai dar certo". No Brasil, enquanto lutamos contra o vírus e o governo negacionista, continuamos dentro de casa, esperando uma solução mística, divina, científica - essa sim, mais provável - para vencer a doença. Aos que não tem mais esperança de muita coisa - Presente! - cabe apenas a solidão de dias cada vez mais frios e escuros, onde fica um tanto mais difícil de enxergar um propósito. 

Seu propósito na vida é encontrar um propósito e dedicar a ele todo o seu coração e a sua alma.

Sidarta Gautama (Buda) 


NAMASTE... Ou Não! 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...