Não são só os carros esportes que possuem um design arrojado e aerodinâmico, até mesmo os carros ditos “naturebas”, voltados para a "antipoluição ambiental" e coisas do gênero possuem um visual muito agradável de se ver atualmente, deixando de ser aquelas enormes caixas sobre rodas. Veículos híbridos, que poluem menos por utilizar-se de certas características dos carros movidos a eletricidade foram as grandes novidades do Salão, e praticamente todas as grandes montadoras apresentaram os seus protótipos. A combinação da velocidade do motor movido a gasolina com a menor emissão de poluentes fez com que as empresas automobilísticas apostassem nessa nova tecnologia, e entre outras marcas que apresentaram seus híbridos está a empresa alemã BMW com seu BMW Série 7 ActiveHybrid, a Honda com o Honda CR-Z , A Mercedes-Benz com o S400, O Porsche Cayenne e até mesmo a marca chinesa JAC (novidade por essas bandas)com seu J5. É a preocupação ambiental rendendo frutos ($) para as empresas automobilísticas.
Estão expostos no Anhembi cerca de 450 modelos de 42 fabricantes (muitos dos quais nunca havia ouvido falar). Entre os veículos, 180 são lançamentos (incluindo aí os já citados modelos híbridos) e entre os destaques estão o carro mais rápido da mostra Veyron exibido no estande da Bugatti (belíssimo por sinal), o Pagani Zonda R que é o carro mais caro do evento (estimado em R$ 10 milhões) apresentado pela importadora Platinuss e a Ferrari 599 GTO edição limitada, a mais potente já feita pela marca.
Um dos estandes em que mais me senti à vontade foi no da Chevrolet, em especial pela presença do Bumblebee em suas duas versões: carro e robô. Estou falando, claro, do Camaro, veículo utilizado no filme Transformers e que foi exibido em pelo menos 3 versões: em preto, amarelo (o melhor de todos) e em branco. No estande próprio do carro estavam telões ao fundo exibindo imagens do esportivo em ação no filme e uma versão gigantesca do autobot Bumblebee também figurava em destaque. Não curto o que foi feito dos robôs “transformistas” nos filmes de Michael Bay, mas foi bem interessante ver o Bumblebee bem de perto, além claro de prestigiar a beleza do Camaro, carro clássico totalmente renovado em exposição.
Outro ponto de destaque da exposição com certeza é o estande do Instituto Ayrton Senna, piloto que também faria 50 anos em 2010. No estande, além de réplicas do famoso capacete do ídolo, miniaturas, camisetas e outros souvenires, dois carros da Lótus em que ele correu estão em exibição. O tema da vitória arrepia enquanto visitamos o estande, e não dá pra pensar o quanto Senna representou e ainda representa para o esporte nacional.
Fórmula 1 também é destaque em outros estandes como nos da Renault e no da Honda, que mostram carros da temporada atual. Além disso, lojas especializadas no próprio evento comercializam camisetas e acessórios das escuderias McLaren, Ferrari, Brawn e Red Bull todos a preços “módicos” de olho no público de renda alta em visita ao Salão. Até mesmo por não ser fã exclusivamente de nenhuma das escuderias atualmente, não torcer especificamente para nenhum dos pilotos (Felipe Massa talvez) e por não ser um grande entusiasta da Fórmula 1, saí de lá sem nenhuma lembrança física, embora tenha achado bem interessante ver os carros de F1 de tão perto.
Embora Mitsubishi (com um estande belíssimo cujo tema era o “verde”), Honda, Citröen (um dos estandes mais animados de todos), Peugeot (com carros bem luxuosos) e as mais tradicionais Ford, Volkswagen e FIAT tenham se equiparado em organização e caprichado em seus destaques, a cena foi mesmo roubada pelos superesportivos. Como não citar a fúria sobre rodas chamada Lamborghini ou a Ferrari com toda sua imponência? Ambas vieram esse ano com estandes até bem modestos se comparados aos demais, porém mais uma vez roubaram todos os olhares pelo Salão. Eu tenho predileção especial pelo Lamborghini e uma das máquinas que estavam expostas era o Gallardo, perfeito num tom de chumbo. O branco também não era nada mau, e esse carro chega a dar medo se você o encarar por muito tempo, tal é a imponência que ele exala. O jeito foi mesmo dar uma disfarçada olhando as três modelos sorridentes no estande da marca italiana e imaginar que eu poderia estar tomando uma cotovelada da minha namorada por conta disso.
Vale a pena dar uma conferida no Salão do Automóvel pelo passeio e para sentir de perto a evolução da tecnologia. Não é algo que vai mudar a sua vida para sempre, mas é um bom divertimento, em especial para quem curte carros e quer estar ligado nas novidades do mercado.
26º Salão Internacional do Automóvel
Anhembi - São Paulo/SP Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana
ou aqui
Salão do Automóvel 2010 |
só carrão !!
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