29 de outubro de 2010

Salão do Automóvel 2010

É como dizem: A primeira vez a gente nunca esquece. Visitei pela primeira vez logo na estreia o Salão do Automóvel que acontece entre os dias 27 de outubro e 7 de Novembro no Anhembi (São Paulo) e poder prestigiar o evento que mescla luxo, tecnologia e beleza foi uma experiência incrível para esse que vos escreve.

Por todo o salão estão em exposição em estandes individuais as mais belas e caras máquinas sobre rodas que o seu dinheiro (não) pode comprar. As novidades e surpresas são tantas que é difícil manter-se concentrado em um alvo específico. Tudo é digno de ser apreciado, analisado, mas a sede por mais nos leva a ir andando de um estande a outro quase que a esmo, levado pela lataria que brilha mais sob a luz dos refletores.

Independente do show visual que é apresentado no Salão, vale a pena destacar o quão esmerada é a produção do evento. A organização do Anhembi e dos realizadores é digna de nota. Desde que chegamos até o momento que partimos temos a sensação de estar participando de algo planejado muito minuciosamente, o tipo de coisa que no Brasil nunca é valorizado. O acesso ao local é simplificado pois um ônibus executivo faz o trajeto do terminal Rodoviário Tietê até lá levando os visitantes gratuitamente, e na saída, os mais bem afortunados podem sair comodamente com seus veículos do estacionamento amplo. Dentro do Anhembi são distribuídos brindes em alguns estandes e todos os carros possuem próximo do local de exibição um painel (touch screen) com detalhes do veículo, além das célebres modelos que, por mais que se pense o contrário, não estão ali só para “enfeitar” o ambiente (bem, algumas estão). A maioria delas está preparada para passar informações precisas sobre os veículos, e tudo isso com muito charme e estilo.

Foram cerca de 3 horas de “degustação visual” em que me vi perdido num País das Maravilhas. E que maravilhas! Tinha carro na exposição para todos os gostos, estilos e preferências, cada um mais rico em detalhes do que o anterior, cada um mais sofisticado do que o outro e todos, simplesmente todos, espetacularmente lindos. Tenho minhas preferências pessoais (quem leu o post Top 10 Melhores Carros da Ficção sabe do que estou falando), e vi quase todos eles materializados bem na minha frente ao alcance de um click.
“Design Graficamente” falando o salão é uma generosa demonstração do que esses profissionais tem a oferecer ao mundo.


Não são só os carros esportes que possuem um design arrojado e aerodinâmico, até mesmo os carros ditos “naturebas”, voltados para a "antipoluição ambiental" e coisas do gênero possuem um visual muito agradável de se ver atualmente, deixando de ser aquelas enormes caixas sobre rodas. Veículos híbridos, que poluem menos por utilizar-se de certas características dos carros movidos a eletricidade foram as grandes novidades do Salão, e praticamente todas as grandes montadoras apresentaram os seus protótipos. A combinação da velocidade do motor movido a gasolina com a menor emissão de poluentes fez com que as empresas automobilísticas apostassem nessa nova tecnologia, e entre outras marcas que apresentaram seus híbridos está a empresa alemã BMW com seu BMW Série 7 ActiveHybrid, a Honda com o Honda CR-Z , A Mercedes-Benz com o S400, O Porsche Cayenne e até mesmo a marca chinesa JAC (novidade por essas bandas)com seu J5. É a preocupação ambiental rendendo frutos ($) para as empresas automobilísticas.


Estão expostos no Anhembi cerca de 450 modelos de 42 fabricantes (muitos dos quais nunca havia ouvido falar). Entre os veículos, 180 são lançamentos (incluindo aí os já citados modelos híbridos) e entre os destaques estão o carro mais rápido da mostra Veyron exibido no estande da Bugatti (belíssimo por sinal), o Pagani Zonda R que é o carro mais caro do evento (estimado em R$ 10 milhões) apresentado pela importadora Platinuss e a Ferrari 599 GTO edição limitada, a mais potente já feita pela marca.



Um dos estandes em que mais me senti à vontade foi no da Chevrolet, em especial pela presença do Bumblebee em suas duas versões: carro e robô. Estou falando, claro, do Camaro, veículo utilizado no filme Transformers e que foi exibido em pelo menos 3 versões: em preto, amarelo (o melhor de todos) e em branco. No estande próprio do carro estavam telões ao fundo exibindo imagens do esportivo em ação no filme e uma versão gigantesca do autobot Bumblebee também figurava em destaque. Não curto o que foi feito dos robôs “transformistas” nos filmes de Michael Bay, mas foi bem interessante ver o Bumblebee bem de perto, além claro de prestigiar a beleza do Camaro, carro clássico totalmente renovado em exposição.



Outro ponto de destaque da exposição com certeza é o estande do Instituto Ayrton Senna, piloto que também faria 50 anos em 2010. No estande, além de réplicas do famoso capacete do ídolo, miniaturas, camisetas e outros souvenires, dois carros da Lótus em que ele correu estão em exibição. O tema da vitória arrepia enquanto visitamos o estande, e não dá pra pensar o quanto Senna representou e ainda representa para o esporte nacional.


Fórmula 1 também é destaque em outros estandes como nos da Renault e no da Honda, que mostram carros da temporada atual. Além disso, lojas especializadas no próprio evento comercializam camisetas e acessórios das escuderias McLaren, Ferrari, Brawn e Red Bull todos a preços “módicos” de olho no público de renda alta em visita ao Salão. Até mesmo por não ser fã exclusivamente de nenhuma das escuderias atualmente, não torcer especificamente para nenhum dos pilotos (Felipe Massa talvez) e por não ser um grande entusiasta da Fórmula 1, saí de lá sem nenhuma lembrança física, embora tenha achado bem interessante ver os carros de F1 de tão perto.


Embora Mitsubishi (com um estande belíssimo cujo tema era o “verde”), Honda, Citröen (um dos estandes mais animados de todos), Peugeot (com carros bem luxuosos) e as mais tradicionais Ford, Volkswagen e FIAT tenham se equiparado em organização e caprichado em seus destaques, a cena foi mesmo roubada pelos superesportivos. Como não citar a fúria sobre rodas chamada Lamborghini ou a Ferrari com toda sua imponência? Ambas vieram esse ano com estandes até bem modestos se comparados aos demais, porém mais uma vez roubaram todos os olhares pelo Salão. Eu tenho predileção especial pelo Lamborghini e uma das máquinas que estavam expostas era o Gallardo, perfeito num tom de chumbo. O branco também não era nada mau, e esse carro chega a dar medo se você o encarar por muito tempo, tal é a imponência que ele exala. O jeito foi mesmo dar uma disfarçada olhando as três modelos sorridentes no estande da marca italiana e imaginar que eu poderia estar tomando uma cotovelada da minha namorada por conta disso.





Vale a pena dar uma conferida no Salão do Automóvel pelo passeio e para sentir de perto a evolução da tecnologia. Não é algo que vai mudar a sua vida para sempre, mas é um bom divertimento, em especial para quem curte carros e quer estar ligado nas novidades do mercado.











26º Salão Internacional do Automóvel
De 27 de outubro a 7 de novembro de 2010
LOCAL:

Anhembi - São Paulo/SP Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana

HORÁRIOS:

28/10 a 06/11 das 13h às 22h (entrada até 21h)07/11 das 11h às 19h (entrada até 17h)

INGRESSOS:

ADULTO: R$ 40,00 Ingressos válidos para qualquer dia e para maiores de 12 anos

INFANTIL: R$ 30,00 Ingressos válidos para qualquer dia para quem tem de 5 a 12 anos

LIVRE: Menores de 5 anos e maiores de 60 anos

Site oficial do evento: http://www.salaodoautomovel.com.br/



Mais fotos do evento:

ou aqui
Salão do Automóvel 2010


NAMASTE!

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...