17 de fevereiro de 2012

O Espetacular Homem Aranha: Reboot? Prequel? Sequência?

Dia 3 de Julho de 2012 estreia o Espetacular Homem Aranha, filme que até agora não foi declarado como uma sequência da trilogia de Sam Raimi (com Tobey Maguire no papel título) e nem se assumiu como um reboot.
Mas afinal, o que vai ser esse novo longa?
Segundo Mark Webb, o diretor da bagaça, podemos entender o Espetacular Homem Aranha como um recomeço para o herói aracnídeo nos cinemas, e que a ideia por traz disso é não permitir que os direitos do personagem voltem para a Marvel e fazer mais dinheiro com uma nova franquia aproximar mais o personagem de seus jovens fãs, aqueles mesmo que Joe Quesada, o manda-chuva da editora, pensou quando aprovou o Pacto com o Mephisto.
E aí? Essa iniciativa de reiniciar a franquia do personagem no cinema com elenco e diretor novos me agradou?
Nem um pouco.

Eu sou um fã declarado dos dois primeiros filmes da trilogia iniciada em 2002 pelo diretor Sam Raimi, um cara que como eu, era um apaixonado pelo personagem desde criança e que também havia conhecido o personagem por um gibi de seu irmão.
Fui assistir ao primeiro filme no cinema e fora indescritível a sensação de estar vendo pela primeira vez meu herói de infância na telona, saltando pelos prédios, escalando paredes e soltando sua teia.

À princípio tudo era mágico. Vibrei junto com Peter Parker ao vê-lo subir pelas paredes pela primeira vez ao descobrir seus poderes, quando ele soltou sua teia e quando ele se deslocou pela cidade de Nova York em busca do assassino do Tio Ben.
Era como a realização de um sonho ver o Homem Aranha, enfim, no cinema em live action e essa forma de ver o primeiro filme é que acabou fazendo com que eu criasse um vínculo afetivo com ele, e o que me faz resistir à ideia de que tudo vai ter um novo começo e que vão mudar a história de novo.

O fato é que, a forma como o terceiro filme de Raimi fora conduzido (embora tenha sido o que mais faturou dos três), todos os problemas que ocorreram na produção, divergências de ideias entre o diretor e a produtora e a má recepção do público, impossibilitaram que houvesse um Homem Aranha 4, e a Sony (detentora dos direitos do personagem para o cinema) achou melhor demitir Raimi, Maguire e Kirsten Dunst e começar tudo de novo, do zero.
Por outro lado, na Warner/DC, ocorreu a mesma coisa com o Batman, que chegou ao fundo do poço qualitativamente falando com o sofrível Batman & Robin de Joel Schumacher mas que conseguiu renascer das cinzas com Christopher Nolan e seu Batman Begins, anos mais tarde.

Conseguirá Webb triunfar onde Raimi fracassou tal qual Nolan com relação a Schumacher?
Ainda é cedo pra dizer, mas a meu ver, O Espetacular Homem Aranha está tão subestimado por mim quanto estava Batman Begins na época de sua estreia.
As pressões do estúdio fizeram com que Raimi enxertasse vários elementos que ele, publicamente, já havia declarado que não gostava (Venom, por exemplo) e na busca obsessiva em fazer muitos milhões, a Sony não deixou que Homem Aranha 3 fosse como o diretor queria à princípio (pelo menos é nisso que todo mundo quer acreditar). O resultado?
Uma vergonha alheia de dar dó disfarçada de filme do Homem Aranha.
Em O Espetacular Homem Aranha, estrelado dessa vez por Andrew Garfield, ator de 28 anos, alguns conceitos serão reformulados, como a inserção dos velhos disparadores de teia (com Raimi a teia do Aranha era orgânica) e, aparentemente, uma participação mais palatável dos pais de Peter Parker na história.

Nos quadrinhos, Richard e Mary Parker eram espiões americanos que morreram em um acidente de avião, deixando o pequeno Peter para ser criado pelo irmão de Richard, Ben e sua esposa May.
Alguns anos mais tarde, chegou-se a utilizar o plot "espionagem" em retcons que fizeram com que os pais de Peter trabalhassem no passado até com Logan, antes dele se tornar Wolverine, em uma história desenhada pelo Romitão.
Pouco antes da Saga do Clone, Richard e Mary retornaram, alegando que a história de sua morte era um engano, porém, tudo não passava de um plano "muito bem" engendrado pelo Camaleão, a mando de Harry Osborn.

Como isso será retratado no novo filme, ainda é um mistério, mas vemos um vislumbre disso no trailer veiculado recentemente.
O vilão da vez é o Lagarto, cuja aparência ainda era um segredo, até que algumas imagens de bonecos (ou action figures) acabaram entregando o visual do personagem, que mais está parecendo o Crocodilo, vilão do Batman.

Curiosamente, a Sony e os roteiristas decidiram usar o vilão que era o mais óbvio da trilogia de Sam Raimi, já que o Doutor Connors (vivido pelo ator Dylan Baker) estava na história desde o primeiro filme e nunca fora usado como antagonista do Aranha. Dessa vez, Curt Connors será vivido por Rhys Ifans e cabe agora aos fãs aguardarem como será o desenvolvimento do personagem no filme.
Confesso que estava de má vontade com esse filme e nem estava muito preocupado em vê-lo nos cinemas (talvez esperasse ver em DVD), mas duas coisas me fizeram pensar melhor e resolvi dar uma chance.
A primeira, foi a participação de Andrew Garfield na Comic-Con de 2011, em que o ator surgiu no palco vestido com uma fantasia tosca de Homem Aranha e que se mostrou nervoso e emocionado em estar ali como mais um fã.


Muito do que ele disse diante do pessoal que o assistia fez com que eu me identificasse, e sua paixão pelo personagem ficou bem clara em suas palavras:
"Esse deve ser o dia mais incrível da minha vida. Eu sempre quis vir na Comic-Con, no Hall H, como Homem-Aranha. Esse sempre foi meu sonho. Então muito obrigado por me receberem. Vocês não tem idéia do que isso significa pra mim. Eu sempre quis vir aqui como um fã, e essa é a minha primeira vez, então aqui estou, como um fã. Eu só queria falar algumas coisas. Eu vou apresentar esse painel, de o Espetacular Homem-Aranha. Stan Lee disse que o motivo pelo qual o Aranha é tão popular é porque todo mundo consegue se identificar com ele, e eu concordo. Eu precisava do Aranha na minha vida quando eu era criança, e ele me deu esperança. Em cada quadrinho que eu lia, ele estava vivendo a minha fantasia e de todo moleque magrelo de ser forte, livre do corpo em que nasceu, e ter aquela sensação de praticamente voar. E ao receber o seu poder, ao invés de se corromper, ele o usou para o bem. E eu acho que todos nós queremos ter a coragem de nos defendermos, defender as pessoas que amamos, ou um estranho que está sendo maltratado, e Peter Parker me ensinou a ser mais forte. Ele me fez, Andrew, mais corajoso. Ele me fez acreditar que fazer a coisa certa vale a pena. Vale o esforço, a dor, até as lágrimas, machucados e o sangue.E , e, e eu não poderia estar aqui na frente de vocês hoje sem a sensação de que o Homem-Aranha está aqui, com a mão no meu ombro, me assegurando que eu não caia e me machuque. Ele inspirou inúmeras pessoas: garotos, garotas, homens, mulheres, todos nós e ele salvou vidas. Ele salvou a minha vida. E eu devo isso ao Cabeça de Teia, e ao Stan The Man...".


O cara citou Stan Lee, disse que espelhava sua vida na de Peter Parker e que o Aranha era o símbolo do que ele queria ser, e há muito de mim mesmo nessas palavras. Embora eu visse o Superman como o herói máximo, o símbolo da destreza e da força, era com o Aranha que eu me identificava mais na infância, por ser igualmente magrelo, tímido, fracassado nos esportes e desprovido de sorte. Nesse momento, Garfield ganhou muitos pontos comigo, embora suas primeiras fotos divulgadas como o personagem, com aqueles trajes meio de mendigo, corte de cabelo do PC Siqueira e skate tenham me criado uma visão negativa acerca do ator à primeira vista.



"Esse merda não tem nada de Peter Parker".
Na época do lançamento do primeiro filme eu achava Tobey Maguire a cara do personagem. Ele tinha feição de idiota, agia como idiota, mas passava firmeza quando seu Peter Parker precisava demonstrar uma atitude mais heróica (a cena do trem no 2º filme ainda é imbatível).
Hoje alguns acusam que Tobey Maguire estava "bombado" demais para ser o Aranha e que a versão mais filé de borboleta de Andrew Garfield faz mais jus ao personagem.


Eu discordo, até porque as primeiras versões que conheci do Aranha nos quadrinhos eram mais troncudas, desenhadas por John Romita Sr e depois imitadas por seu filho Romitinha. Claro que se pensarmos nos desenhos de Steve Ditko e mais tarde nos de Ron Frenz, realmente o Aranha devia ser um magricela mesmo, mas a meu ver, o físico de Maguire não o destoava tanto assim do personagem.
A segunda coisa que me fez pensar melhor sobre o novo filme, foi seu segundo trailer, que conseguiu me convencer a ver a bagaça na semana de estreia:

O trailer é bem movimentado, e a montagem deu aquele ar de aventura, que era tão característico nos filmes de Raimi, o que me despertou uma vontade, que até então não existia, em ver o filme.
Em Julho estarei lá para conferir a empreitada de Mark Webb, e voltarei aqui para resenhar o filme seja ele bom ou uma bomba a nível Elektra ou Motoqueiro Fantasma.
Além de Garfield e Rhys Ifans, também estão no elenco Martin Sheen como Tio Ben, Sally Field como Tia May e Emma Stone como Gwen Stacy.
E que Stan Lee nos proteja de mais uma vergonha alheia com o Aranha. O personagem já sofreu demais em mãos inescrupulosas, tomara que ele escape de mais uma!

NAMASTE!

2 comentários:

  1. prefiro o do sam raimi,esse novo filme e muito ruim

    ResponderExcluir
  2. Ruim é pouco. É um filme desgraçado de ver. Dá vontade de quebrar o disco depois de assistir... Não há uma cena triunfal,piadas fora de hora,em vários momentos ele tira a máscara sem necessidade nenhuma, uma história cheia de furos e pra lá de mau contada. Prefiro a trilogia épica do Sam Raimi.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...