29 de março de 2012

Índia! A exposição

Ao chegar ao prédio do Centro Cultural Banco do Brasil somos recepcionados logo na entrada, por uma imensa escultura de Ganesha, o deus hindu do intelecto e da sabedoria. Lá está ele com sua pele amarelada, cabeça de elefante num corpo de homem de quatro braços sentado sobre um rato, exatamente como ele sempre é representado. Nossos ouvidos são agraciados com um som característico de música indiana e o subsolo do espaço do Banco do Brasil, bem como os demais andares superiores estão prontos para nos transportar ao mundo da Índia, atualmente um dos países mais populosos da Terra e cuja cultura rica e em certos termos ainda desconhecida no Ocidente, espera para nos ser apresentada.
A exposição Índia! reúne arte antiga, popular e contemporânea, em diversos suportes espalhados desde o subsolo do prédio até o 3º andar do mesmo. O conjunto é abrangente também no aspecto temporal, uma vez que estão presentes peças com mais de dois mil anos (e ficar frente a frente com esse tipo de arte antiga é fascinante) e outras realizadas especialmente para a exposição no Brasil. O passeio oferece uma visão rica sobre a diversidade cultural do país, que em terras brasilis ficou popularizada através da novela de Glória Perez Caminho das Índias, cujos trechos são exibidos na exposição no térreo do prédio.
Admito que conheço pouco da cultura indiana, exceto por suas divindades (Ganesha, Krishna, Shiva) que me foram apresentadas ainda no Ensino Fundamental, e que foram melhor exploradas no Ensino Médio, mas a exposição nos ajuda a entender um pouco mais a riqueza cultural da Índia, uma vez que certos aspectos ainda nos soam estranhos como o machismo que impera por aquelas bandas, e pela forma como as mulheres são tratadas por seus maridos.
Senti falta de guias que explicassem o que representavam cada uma das peças e acessórios que podemos visualizar, mas o CCBB disponibiliza em horários mais adequados visitas guiadas. Pena que não pude acompanhar nenhuma delas.
Informação, no entanto, não falta, já que cada setor da exposição possui placas informativas em português e em inglês sobre os períodos históricos e detalhes característicos das peças. O acesso aos estandes e salões também é bem amplo com elevadores e escadas (pros adeptos de esportes) à disposição para circulação entre os andares. Em alguns locais não é permitido filmagens ou fotografias com flash, portanto, pra quem quer guardar alguma recordação da exposição, aproveite os espaços externos e o térreo. Faça uma pose ao lado de Ganesha, jogue sua moedinha na bacia dos pedidos e bom divertimento.
A exposição Índia! é gratuita e pode ser vista até 29 de Abril de Terça a Domingo.
Ela ocupa o subsolo, térreo, mezanino, 1º, 2º e 3º andares do CCBB.
O CCBB fica localizado na Rua Álvares Penteado, 112, Centro de São Paulo, próximo da estação São Bento do Metrô.
NAMASTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...