7 de setembro de 2013

"The Flash" daria certo no cinema?


Em uma enquete que ficou no ar entre os meses de Julho e Agosto, o Blog do Rodman perguntou a seus leitores, ainda no clima do filme do Homem de Aço, qual outro herói da DC Comics merecia uma chance nos cinemas, e foram colocados na rinha o Flash, a Mulher Maravilha, o Caçador de Marte, o Aquaman e o Asa Noturna.

Em uma disputa que começou acirrada, o Asa Noturna, o ex-Robin e parceiro do Homem Morcego de Gotham começou a ganhar vantagem nos primeiros dias de votação, mas nas semanas seguintes foi ultrapassado pelo homem mais rápido do mundo, que acabou vencendo a enquete com 38% dos votos.


Segundo os leitores do Blog do Rodman, o Flash é o herói da DC com melhor potencial para ganhar uma chance nos cinemas, agora que Batman e Superman já estão consolidados na telona e que o Arqueiro Verde parece ter encontrado seu caminho na TV. 

Mas será que um filme do Corredor Escarlate conseguiria agradar a gregos e troianos? Será que a Warner conseguiria produzir um filme que fizesse jus aos quase 60 anos do personagem (se considerarmos apenas Barry Allen como Flash), ou teríamos outra bomba ao estilo Lanterna “I Know Right” Verde?


Embora as possibilidades de um filme bem dinâmico com o personagem pareçam grandiosas para a maioria dos fãs de quadrinhos, nem mesmo a Warner parece ter ânimo para apostar em um filme solo do Flash, o que ficou bem claro na última Comic-Con, quando então os criadores do seriado Arrow (cuja primeira temporada resenhei aqui) Greg Berlanti e Andrew Kreisberg anunciaram que Barry Allen faria aparição em alguns episódios, e que isso serviria de trampolim para uma série própria com o personagem escarlate, escrita pelos mesmos idealizadores de Arrow.


Segundo informações publicadas pelo canal The CW, Barry Allen será apresentado no seriado Arrow como um legista forense de Central City (a cidade do Flash nas HQs) e que será chamado para fazer algum tipo de investigação criminal em Starling City, o que o levará a se encontrar com o vigilante local “Capuz”, que até agora não foi chamado de Arqueiro Verde em nenhum momento da primeira temporada. Como acontecerá essa interação entre os dois personagens e como será tratado o fato de Barry adquirir poderes meta-humanos em uma série, que até agora, procurou manter o pé fincado na realidade, longe de características mais fantásticas, até esse momento não sabemos. 


Só podemos torcer para que os produtores de Arrow não transformem a série em uma nova Smallville (“Somebody Saaaaaaaave me!”) e que comecem a pipocar heróis uniformizados e poderosos a cada episódio só pra atrair o público, embora isso até fizesse sentido na história do Clark Kent adolescente de 40 anos. Já em Arrow, estragaria e muito o conceito do que foi apresentado até agora de um enredo mais coeso e realista.


Pra quem não se lembra, nos anos 90 houve uma tentativa de se criar um seriado do Flash, e se os episódios não podiam ser considerados obras de arte, ao menos serviram para popularizar o personagem entre o público “civil”. A partir de então, não havia um ser humano brasileiro que não chamasse o personagem de o “The Flash”, e assim ele ficou conhecido por muitos anos até a reeducação proporcionada pelo desenho da Liga da Justiça, onde o personagem era chamado apenas de "Flash".


A série estrelada pelo ator John Wesley Shipp é hoje considerada trash, mas para a época em que quase nada sobre super-heróis era produzido, quebrava um galhão, ainda mais se levarmos em conta que ao menos os episódios eram divertidos. O traje do Flash também era muito bem feito, e embora eu lembre bem pouco do conteúdo da série, me recordo que conheci a maioria dos conceitos do personagem nessa série, já que na época eu não tinha quase nada em quadrinhos sobre o Flash.


Posso dizer que o Flash da minha geração nem sequer se chamava Barry Allen, uma vez que na época em que comecei a acompanhar as aventuras do Corredor Escarlate, Allen já havia “morrido” na Crise nas Infinitas Terras e seu sobrinho Wally West (o Kid Flash) havia assumido o manto do Homem mais Rápido da Terra. A meu ver, aliás, West é até hoje o melhor Flash de todos. Ele começou como um moleque despreparado recém-saído dos Novos Titãs e aos poucos foi se tornando um dos mais importantes personagens a vestirem o traje vermelho, tanto que muitas das características como a Força de Aceleração (basicamente a fonte de poder do Flash), e a quebra da velocidade da luz foram mais bem conduzidas quando West estava por trás da máscara e Allen continuava no além-túmulo.


Hoje, com o reboot da DC, o Flash voltou a ser Barry Allen, e mesmo antes disso, o escritor Geoff Johns já tinha dado um jeito de limar a importância de Wally West para que seu Flash preferido voltasse a integrar o panteão de heróis clássicos da editora. 



Com Barry Allen de volta aos holofotes, resta saber como será construída sua relação com os demais personagens e quais vilões estarão presentes na série produzida pela Warner... Porque tirando o Flash Reverso, na galeria de vilões do personagem só tem bucha!


Os vilões buchas do Flash

Gostei muito da primeira temporada de Arrow, e acompanharei com ansiedade os próximos episódios à espera dessa interação do Flash/Barry Allen com Oliver Queen, estendendo a torcida também para a série solo do personagem que terá a supervisão do próprio Geoff Johns, que se tornou a mente criativa por trás da DC. Já que os planos para o filme do Corredor Escarlate estão temporariamente suspensos, vamos nos contentar com o que a Warner está nos proporcionando.  


NAMASTE! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...