4 de julho de 2014

Homenagem do Rodman - Julio Cezar Barreiros


Quem acompanha o Blog do Rodman nesses quatro anos sabe o quanto sou fã da dublagem brasileira, e como muitos marmanjos na casa dos trinta, eu cresci vendo esses craques da atuação dando voz a nossos atores hollywoodianos preferidos. Infelizmente, a dublagem perdeu mais um de seus pioneiros nessa quinta-feira (3), o dublador Julio Cezar Barreiros de 62 anos, que faleceu em decorrência de um acidente vascular embólico no aparelho digestivo. Após sofrer uma hemorragia gástrica, e após várias tentativas médicas de salvá-lo, Julio veio a falecer no Hospital Souza Aguiar, no centro do Rio de Janeiro. A notícia do falecimento foi confirmada pelo estúdio Áudio News, onde ele trabalhava.

Pra quem não está familiarizado com o nome ou com o rosto de Julio Cezar, ele deu voz a vários personagens conhecidos na década de 80 como o Robocop/Alex Murphy de 1987, ao Papai Smurf do desenho clássico dos Smurfs e principalmente ele era a voz de Harrison Ford na quadrilogia do Indiana Jones

Mais recentemente (mas nem tanto), Barreiros dublou o Homer Simpson da 8ª até a 14ª temporada, substituindo Waldyr Sant'anna, o mais conhecido (e primeiro) dublador do pai de família beberrão da família Simpson. 


Assim como nomes como Orlando Drummond (a voz do Scooby Doo), José Santa Cruz (o Dino da Família Dinossauro) e o próprio Lima Duarte (que dublava o Batatinha do desenho Manda-Chuva), Julio Cezar Barreiros fez parte da velha guarda dos dubladores brasileiros, participando ativamente dessa profissão que nem sempre é valorizada como devia e igualmente tão pouco reconhecida. Mais um grande talento se vai, e fica aqui a homenagem do Blog do Rodman a esse grandioso profissional, cuja voz se manterá viva nos trabalhos que ele fez para o cinema e a TV. 

Julio Cezar dublando o Policial do Futuro Robocop de 1987:


Aqui dublando o trailer de Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal:


E o link para ver direto do Youtube, a voz de Julio Cezar na pele do gordo deitão de Springfield: 

Descanse em paz, Julio Cezar!

NAMASTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...