3 de julho de 2014

R.I.P Orkut


Na noite anterior do anúncio do fim da Rede Social mais popular do Brasil do começo da década de 2000, eu tive um sonho estranho em que alguém me falava que o Orkut passaria a ser pago, e que todos os usuários que não o fizessem seriam bloqueados pelo Google. No sonho eu me sentia arrasado com a notícia, "Puxa! E agora? Como vou acessar o Orkut?". Dizem que sonhos podem ser premonitórios, mas que na maioria das vezes eles apenas refletem nossos mais profundos desejos, fazendo com que eles se manifestem quando estamos em nosso estado mais relaxado. Quem vai saber?

Qual a relação desse sonho com meu "desejo" ardente e escondido de voltar a acessar o Orkut, eu não sei, mas que foi surpreendente naquela mesma manhã ler a notícia de que o bom e velho "Kut-Kut" estava com os dias contados, ah, isso foi!


Através de seu blog oficial, o Google, empresa dona do Orkut, anunciou no último dia 30 que os serviços da primeira Rede Social que os brasileiros adotaram serão encerrados em Setembro próximo, dando a óbvia preferência a sua Rede Social própria, o Google+ (Gugol Mais, Gugol Plus, sei lá!). O fato é que o Orkut já vinha agonizando desde 2011, quando então perdeu o status de queridinho dos brasileiros para o até então estreante Facebook, que apresentava maior facilidade de uso, um layout melhor trabalhado e variedade de conteúdo infinitamente maior que o concorrente. Foi só uma questão de tempo até que o "Feice" adquirisse status de celebridade entre as pessoas, e começasse a ofuscar o Orkut.

Layout feio pra caralho que combinava com os usuários analfabetos

O fato é que o Orkut, em seu auge, brigava com outra Rede Social de sucesso na época, o Myspace, site de compartilhamento de vídeos que nunca pegou em terras tapuias. Criado em 2004 pelo turco de sobrenome impronunciável Orkut Büyükkökten, a rede logo se tornou um sucesso em países como a Índia e Brasil, alcançando um número de usuários bem superior que o Myspace. Com a falta de investimento do Google e do desinteresse do próprio Büyükkökten (OK! eu coloquei de novo só de sacanagem!) a morte do Orkut era uma certeza, ainda mais com sua dona querendo fazer frente ao Facebook de Mark Zuckerberg com o tal Google+. 

Eu seguia o CHANGE e o MALLANDROX do MDM! Heheheh!

Eu não lembro quando comecei a usar o Orkut, mas imagino que deva ter sido um ou dois anos depois de seu surgimento. Entrei na mesma vibe que todo brasileiro, querendo ganhar meu espaço na rede mundial de computadores web e de quebra ainda reunir os amigos, algo que sempre foi a premissa de qualquer rede social, desde a pioneira Classmates. Através do Orkut, encontrei parentes que nem sabia que existiam, juntei amigos de infância que não via há anos, comecei a me tornar mais sociável, embora essa palavra pareça ridícula quando se é usada através da comunicação fria entre máquinas, e sim, encontrei aquilo que todo internauta uma hora ou outra procura: Putaria!


Quando surgiu a notícia da morte do Orkut (a rede, não o criador), decidi acessar a bagaça após quase dois anos sem fazê-lo, e comecei a rememorar tudo que vivi em cinco ou seis anos de uso. Pra falar a verdade não consegui ser muito nostálgico vendo aquele layout horroroso do "novo Orkut" onde as postagens se espremem em uma timeline zoada e num ambiente onde reinam os malditos GIFs animados e páginas de perfil coloridas. Sério, o Orkut parece uma Parada Gay! Aliás, falar "timeline" é até um elogio, porque não há timeline. As pessoas postam coisas aleatórias em seus perfis e só vemos quando visitamos esses perfis. Parece que hoje estamos cuspindo no prato em que comemos (e como comemos!!), mas a Rede Social é hoje impraticável, e me lembro que já dizia isso quando eles tentaram mudar o layout do site pra ficar mais parecido com o "Feice". A meu ver na época, eles já haviam dado um tiro no pé.

Teorias LOST, a minha comunidade preferida

Lembro que o que mais gostava do Orkut eram as comunidades, onde através dos fóruns criados dentro delas, dava para encontrarmos pessoas que gostavam das mesmas coisas que a gente, tentar dar uma xavecada nas cocotas perguntando em OFF se elas tinham MSN (outro falecido!), e discutir sobre o que estava rolando na época. Minha comunidade preferida era a de "Teorias LOST" pra onde a galera corria logo ao fim de cada episódio da aclamada série de TV para conversar sobre as teorias envolvendo os mistérios da ilha. Eu vivi LOST, e tenho saudades dessa época onde uma série de TV causava tanta discussão e debates acalorados nas Redes Sociais. Mal sabíamos que estávamos ainda engatinhando na Internet.



"Sim, Rodman... Mas e a putaria?"

Chamou chamou?

Ah, sim, a putaria. Assim como em qualquer lugar na Internet, o Orkut também tinha suas comunidades dedicadas ao sexo. E diferente do Facebook que proíbe conteúdo erótico, por um tempo, o Orkut não tirava do ar comunidades e links compartilhados por seus seguidores com imagens de nudez e trepação desenfreada. Não senhor, caro Padawan. Me lembro que na época eu bancava o voyeur (até porque adicionar comunidades de putaria dava BO com a patroa) e lia de relatos de traição feminina até descrições de gangbang a relações de incesto! O bagulho era louco no Orkut. 


Uma coisa mais "tilinda de fofa" no Orkut eram os depoimentos que a galera deixava em nosso mural, declarando todo seu amor, amizade ou apenas elogios vazios que se esfacelam com o tempo como papel na chuva. Descobri com essa última visita que tem depoimento em meu mural de gente que eu nem sei mais quem é (devido sua conta ter sido deletada) e pessoas adicionadas aos amigos de quem não tenho notícia há eras, o que dá aquele sentimento de abandono mesmo. Voltar ao Orkut foi como abrir um baú velho de tranqueiras onde tudo que encontramos está quebrado ou em desuso, e cabe a nós darmos continuidade a vida e nos livrarmos do que é obsoleto.

Tosco ou não, seja como for, o Orkut cumpriu o seu papel no Brasil, fez com que houvesse uma maior inclusão digital e ensinou as pessoas como interagir com outras e...


Pensando bem, melhor mudar de assunto.

R.I.P Orkut. Descanse em paz.

Ps.: Quem sabe daqui a dois ou três anos eu volte aqui pra falar da Morte do Facebook?
Ps. 2 - Sorte do Dia do Orkut:  "O mundo é uma tragédia para os que sentem e uma comédia para os que pensam".
NAMASTE! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...