5 de outubro de 2014

A Batalha dos Cinco Exércitos - A Expectativa


Em uma enquete realizada pelo Blog do Rodman entre Agosto em Setembro sobre qual era o filme mais esperado para o fim de ano no Brasil, os leitores se manifestaram e escolheram O Hobbit – A Batalha dos Cinco Exércitos com 47% dos votos. Numa disputa acirrada com o também muito esperado Jogos Vorazes – A Esperança Parte 1 (23% dos votos) e com aqueles que já haviam estreado quando a enquete começou a rolar Os Mercenário 3 (17%) e As Tartarugas Ninjas bombadas do Michael Bay (11%), O Hobbit acabou se mostrando uma grata surpresa nessa pesquisa, visto que nenhum dos dois primeiros filmes haviam sido bem recebidos pela crítica em geral, embora tivesse alegrado o público, incluindo este que vos fala.


O terceiro filme da segunda trilogia do universo de J.R.R. Tolkien levada aos cinemas pela mente criativa de Peter Jackson estreia em Dezembro, e com ele vem mais uma grande ansiedade por parte dos fãs que, assim como já haviam feito com a primeira trilogia de O Senhor dos Anéis (concluída em 2003), guardaram grandes expectativas para os novos filmes. Essas expectativas começaram a esmorecer conforme O Hobbit ia decepcionando os mais xiitas seguidores da obra de Tolkien alegando que os novos filmes eram infantis demais e com um tom mais “engraçaralho” que os filmes clássicos. Outro problema que Uma Jornada Inesperada e A Desolação de Smaug enfrentaram foram as reclamações quanto aos furos de roteiro e as situações absurdas (banho de ouro no dragão? Sauron aparecendo antes da hora?) que remodelaram o texto de Tolkien para tentar fazer com que a história ficasse mais aceitável para as novas gerações (convenhamos... o livro O Hobbit foi escrito no final da década de 30!).


Particularmente eu nem considero que os dois primeiros filmes tenham sido assim tão “infantis” como alardearam, e independente disso, o terceiro filme promete ligar todas as pontas soltas criadas não só entre os próprios filmes DESTA trilogia como também desta trilogia com A ANTERIOR, já que personagens em comum transitam entre as duas séries, como Gandalf, Elrond e o próprio hobbit Bilbo Bolseiro. Concluir a série O Hobbit e fazer com que ela faça sentido com tudo que já vimos na série O Senhor dos Anéis não parece tarefa fácil, mas esperamos que Peter Jackson e seus roteiristas respeitem sua própria obra, respeitem a obra original de Tolkien e também os fãs de ambas.


Na terceira parte, após recuperarem sua tão almejada montanha das garras impiedosas do dragão Smaug, os anões liderados por Thorin, Escudo de Carvalho acabam liberando a ameaça pelo mundo da Terra Média, colocando em perigo iminente os moradores da Cidade do Lago, que fica ao pé da montanha. Cego pela sua avareza, agora que recuperou o tesouro dos anões, Thorin dá as costas para as amizades, e cabe ao pequeno hobbit Bilbo unir as forças que irão combater não só o dragão como também a escuridão que começa a retornar na figura de Sauron, que capturou Gandalf e que pretende liderar um exército de orcs para enfim dominar o mundo.




O trailer liberado mostra muitas batalhas e um clima intenso de guerra, o que provavelmente vai agradar aqueles que tanto reclamaram do clima infantiloide dos dois primeiros filmes. O que eu espero, no mínimo, é que esse encerramento seja tão divertido quanto os filmes anteriores, e isso já será de bom tamanho.


A Batalha dos Cinco Exércitos (que antes ia se chamar Lá e de Volta Outra Vez) estreia dia 17 de Dezembro, e nós estaremos lá.

Para relembrar meus reviews sobre Uma Jornada Inesperada e A Desolação de Smaug, clique nas imagens abaixo:



NAMASTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...