18 de janeiro de 2015

Cinema 2015 com gostinho de Nostalgia


2015 tem tudo para ser ÉPICO para o cinema, e isso porque além das novidades previstas para esse ano, teremos também muitas continuações de sagas começadas anteriormente e até reboots. Os três filmes escolhidos para serem comentados nesse post têm um pouco de cada um dos quesitos acima, e Jurassic World, Exterminador do Futuro: Genesis e Star Wars - O Despertar da Força estão entre os filmes mais esperados de 2015. Alguém duvida?

Em 1993, quando o primeiro Jurassic Park foi lançado nos cinemas, eu era pequeno demais para que pudesse ir a uma sala de projeção sozinho, e com certeza perdi uma das experiências mais fantásticas que podia ter aproveitado dentro de um cinema. O filme dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Sam Neill e Laura Dern é hoje um clássico da aventura, e mesmo mais de 20 anos depois, ainda possui efeitos práticos muito bons, como a movimentação dos animatronics de dinossauros, além de também manter a mesma emoção e tensão que causou quando foi visto pela primeira vez. Toda a sequência da queda de energia, a liberação do T-Rex, seguido da perseguição ao personagem Alan Grant e às crianças ainda é perfeita, e todas as vezes que vejo me dá o mesmo cagaço.
As continuações de Jurassic Park não tiveram o mesmo sucesso que o primeiro filme, e mesmo quando todos já pensavam que a franquia estava morta e enterrada, eis que surge Jurassic World, filme do qual só ouvíamos pequenos boatos, mas que se tornará realidade em 2015.



Spielberg abdicou da direção, como fez com os dois filmes derivados de seu Jurassic Park, e quem assume a cadeira é Colin Trevorrow, que é também roteirista e que dirigiu apenas um filme, Sem Segurança Nenhuma. O novato de 38 anos não passa muita tranquilidade aos fãs dos dinossauros gigantes, uma vez que possui um currículo tão curto, mas sua escolha deve garantir controle total ao criador das monstruosas criaturas do cinema, Spileberg, que óbvio, estará garantido na produção do novo filme. No elenco, o Starlord de Guardiões da Galáxia Chris Pratt, se junta a Bryce Dallas Howard, a Gwen Stacy de Homem Aranha 3 e Vincent D'Onofrio, que está escalado para ser o Rei do Crime na série do Demolidor para a Netflix.



O enredo diz que o parque criado pelo doutor John Hammond finalmente foi aberto ao público, que pela primeira vez terá a oportunidade de ver os dinossauros ressuscitados cara a cara, como num espetáculo do Sea World. Assim como na demonstração teste (do primeiro filme), óbvio que esperamos que algo dê errado, e que os visitantes do parque corram perigo de vida, prontos a virarem o lanchinho da tarde dos lagartões gigantes. Caberá ao Senhor das Estrelas salvar a todos e se tornar o herói, mais uma vez... Ou será que não?
Jurassic World estreia em 11 de Junho.


Por mais fãs que sejamos de Arnold Schwarzenegger, todos nós concordamos que é quase impossível se repetir o sucesso de Exterminador do Futuro 2, filme que alavancou de vez não só a carreira do próprio brucutú austríaco como também do diretor James Cameron. Ambiciosos que são, os estúdios de cinema ainda tentaram fazer duas continuações a um dos melhores filmes de ação de todos os tempos, o terrível Exterminador do Futuro 3 - A Rebelião das Máquinas (2003) e o fraquinho Exterminador do Futuro 4 - A Salvação (2009).  Mesmo com a presença de Schwarzenegger, o terceiro filme da franquia foi um fracasso absurdo, e tem que ser fã mesmo do cara para aguentar assistir esse filme sem pegar no sono.



Com o fim dos dois mandatos de governador (e o fim do casamento com Maria Shriver, que levou metade da sua grana!), Schwarzzas resolveu voltar às telas com filmes de ação, em seu estilo preferido, tiro, porrada e bomba. Embora até agora não tenha estrelado nenhum filme que se possa dizer "noooosa, que filme foda" nessa nova fase pós-governo californiano, o ator de 67 anos estará de volta no quinto Exterminador do Futuro, que pelo trailer, promete mandar para o caralho toda a história dos filmes anteriores, meio que rebootando a história de Sarah Connor e a colocando como a pupila de um velho T-800 (vivido por Arnold) quando Kyle Reese (Jai Courtney) chega ao passado.




A Sarah Connor boladona será vivida por Emilia Clarke, a Daenerys de Game of Thrones, e apesar de termos quase certeza que esse filme nem chegará a arranhar Terminator 2, as cenas do trailer são bastante empolgantes, o que por si só já garante a audiência do público, pelo menos pra quem é da velha guarda (como eu!) que ainda curte um bom tiroteio, perseguições, explosões e paradoxos temporais.
O filme dirigido por Alan Taylor (o mesmo de Thor 2: O Mundo Sombrio) estreia em 2 de Julho de 2015.


Star Wars é a saga mais rentável da história do cinema. Uma Nova Esperança, de 1977, estreou o conceito "filme de férias" (que nos EUA é por volta de Março, Abril e Maio), sua sequência, O Império Contra-Ataca renovou o conceito de "expansão de universos" e a série Guerra nas Estrelas começou a ganhar diversos tie-insspin-offs, continuações, universos expandidos, bonequinhos, quadrinhos, games e etc., ao final de O Retorno de Jedi, em 1983.
O bolso do criador da saga, George Lucas, parecia não ter fim de tanto que sua série lhe rendia dólares e mais dólares, e mesmo no século XXI, com sua criticada "nova" trilogia, o velho Lucas ainda se manteve no topo como o criador com a mais alta rentabilidade com uma mesma série, embora A Ameaça FantasmaO Ataque dos Clones e A Vingança dos Sith tenham desagradado a muitos fãs, fazendo com que todos pensassem que Star Wars estava mesmo encerrada.
Com a venda dos direitos de Star Wars para a Disney, Lucas embolsou cerca de 4 Bilhões de doletas, e uma nova esperança (sem alusão ao título do filme de 77) nasceu no horizonte, com a possibilidade de que novos filmes derivados da franquia viessem a ser produzidos. Longe das mãos de George Lucas, a saga ganhou nova vida, e em 2015 Star Wars - O Despertar da Força se torna um dos filmes mais esperados do ano, e possivelmente com a maior expectativa sobre ele.


Dirigido por J.J. Abrahms, o cara que revolucionou as séries de TV com LOST e que alicerçou Star Trek para as novas gerações O Despertar da Força não será será um filme qualquer derivado das Guerras Clônicas (assunto que George Lucas gastou até o osso), e o grande diferencial é que esse filme vai mostrar o que aconteceu depois de O Retorno de Jedi, nos mostrando os personagens clássicos (e velhos pra caraaaaaaaaalho!) Luke Skywalker (Mark Hammil), Han Solo (Harrison Ford) e Leia Organa (Skywalker, Solo, enfim!), vivido por Carrie Fisher.



O que me levou aos cinemas para prestigiar o universo de Star Wars foram os filmes da "Nova" Trilogia, devo confessar. Só fui ver a trilogia clássica depois de assistir A Ameaça Fantasma (1999), e fiquei fascinado para sempre. Os conceitos de Star Wars são viciantes, e é impossível não se envolver com os personagens, armas, naves, planetas e seres alienígenas depois que você começa a ver os filmes cada vez mais. Perdi as contas de quantas vezes já vi as duas trilogias, e PRECISO estar vivo até Dezembro, quando o filme estreia em circuito mundial, para ver Star Wars uma vez mais nos cinemas. A expectativa está lá em cima, e tenho certeza que, tirando Vingadores 2, esse é o filme que mais quero ver em 2015.

Ver franquias como Jurassic ParkExterminador do Futuro e Star Wars de volta aos cinemas me dá uma sensação de nostalgia, e isso é bacana, porque velho adora dizer que "no meu tempo tudo era melhor". Pelo menos vai dar pra sair do cinema reclamando disso!
Que a Força esteja com vocês, padawans!

NAMASTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...