27 de maio de 2011

X-Men: First Class vem aí!

Sabe quando a gente olha um trailer de um filme ou a simples menção a ele num meio de comunicação e nosso nariz torce automaticamente mesmo sem nosso consentimento? Foi exatamente o que me aconteceu quando ouvi falar de X-Men First Class, filme vindouro dirigido por Matthew Vaughn (o mesmo de Kick Ass) e produzido pelo "pai" (ou mãe, sei lá) dos dois primeiros X-Men, Bryan Synger.
Nem a presença do cara que ajudou a revitalizar o gênero super-heróis nos cinemas na produção ajudou a conquistar minha confiança (até porque Synger é um dos responsáveis por aquele desastre chamado Superman Returns) e na lista dos filmes futuros de heróis, X-Mens First Class nem constava como algo possivelmente "assistível", como você pode conferir aqui.
Mas qual o motivo de todas essas pulgas atrás da orelha, Rodman?
Os motivos, você quer dizer: X-Men: O confronto Final (que você deve conhecer como X-Men 3 e a bomba cinematográfica chamada X-Men Origins: Wolverine (que comentei aqui com todo meu carinho, num dos primeiros posts do blog).

Eu até simpatizo com X3 por ser um filme bem movimentado com ação quase do início ao fim e cenas memoráveis (como esquecer a bicuda do Fanático no Wolverine???), mas em termos de coerência em roteiro e montagem é um desastre. Synger abandonou o barco bem no começo das filmagens para cuidar de Superman Returns (toma essa!) e a bomba sobrou para Brett Ratner após um troca-troca (no bom sentido) infernal de diretores no meio do processo. Se levarmos em conta que o cara entrou em uma baita de uma fogueira e que o filme estava fadado ao fracasso se continuasse com os problemas no set que vinha enfrentando, até que ele conseguiu deixar o filme "assistível". O problema maior foi mesmo do roteiro que planejava algo grandioso demais para caber em duas horas. Tipo as brincadeiras do Chaves, sabe?
"Aí vem a doutora Rao com o pai do Anjo, eles criam uma cura mutante, aí ZÁS! Depois o Magneto fica boladão com essa cura, liberta o Fanático, depois a Fênix mata o Ciclope, mata o Professor Xavier, aí vem a Psyloque, A Kitty Pryde, o Colossus, o Fera, aí ZÁS!"
Nem vou perder mais tempo falando do filme solo do Wolverine, mas só por esses pequenos fatores é que me vi muito desanimado com as notícias de uma nova empreitada cinematográfica relacionada aos mutantes da Marvel. Decididamente a FOX estava desacreditada por mim pelo trabalho de porco que vinha fazendo.


Não é que a esperança voltou como um raio de sol no horizonte?
Nas últimas semanas, curioso que sou, comecei a acompanhar a euforia dos fóruns nerds que apontavam X-Men Firts Class como uma grata surpresa vindoura. O filme havia sido exibido para produtores e jornalistas especializados em cinema, e todos, sem exceção, haviam elogiado o filme e saído da sala de exibição com críticas favoráveis.
Não só isso, porque não sou muito de ir pela opinião de terceiros. Os trailers veiculados têm me agradado bastante, e já começo a olhar com outros olhos para um filme que até então, eu só veria quando o DVD chegasse à minhas mãos emprestado por alguém.

Vamos aos fatos:

Fato 1: X-Men First Class NÃO tem no elenco os medalhões que fizeram sucesso nos três primeiros filmes, e nem teria porquê, já que pretende contar a história dos primórdios da equipe e as razões que levaram Xavier a rivalizar ideologicamente com seu melhor amigo Erik Lensher, o Magneto. Portanto, esqueça se você pretende ver Ciclope (o pobre e injustiçado Ciclope tão execrado nos filmes anteriores), Tempestade, Noturno e Wolverine (bem, já há rumores que ele fará uma participação) no filme.

Fato 2: Desde o início, por puro preconceito meu, nunca achei que um filme protagonizado pelo Profº Xavier e Magneto pudesse funcionar comercialmente, embora a ideologia por trás de cada personagem é que crie o ingrediente que movimenta as histórias dos personagens mutantes.
Sim, eu tenho o espírito "massa véio", embora eu goste de bons roteiros principalmente, e talvez por isso eu torcesse o nariz para um filme com a dupla de velhinhos como personagens centrais.

Fato 3: Fora Magneto e Xavier, quem mais temos? Fera (nhé), Mística (de novo??), Destrutor (o caçulinha da família Summers), Emma Frost (Ehhhhh), Sebastian Shaw (dançando Footloose??), Angel (what??) e Banshee (aff!). Tirando a toda poderosa Emma, que empolgação esse elenco causa? A mim nenhuma.
OK. Mais uma vez é um preconceito meu, uma vez que muitos desses personagens podem render boas histórias se bem tratados por um roteirista, mas a primeira vista (e penso eu que não só a mim), parece mais um bando de buchas do que um grupo de heróis.

Fato 4: A FOX continua no comando do filme o que causa muito medo.

Fato 5: Vaughn, Synger e o outro roteirista Josh Schwartz, aparentemente pelo que se pode acompanhar pelas notícias e pelos trailers, mandaram a cronologia dos heróis para o cacete, logo, quem espera por fidelidade às histórias das HQs, pode tirando o cavalinho da chuva desde já.
Também não espere por muita coerência na própria história que foi vista nos filmes anteriores, já que X-Men Origins: Wolverine, segundo fontes confiáveis foi categoricamente limado para fins de cronologia cinematográfica. Inicialmente o novo X-Men seria uma espécie de reboot na franquia, o que nos exigiria um esquecimento coletivo de tudo que já vimos, mas nem os trailers concordam com isso, uma vez que mostram cenas dos filmes antigos para retratarem Magneto e Xavier.
Então, Rodman, como você explica a presença do Fera e da Mística no filme?
Sei lá. Quem disse que eu sei explicar isso!

Se o Fera e a Mística que aparecem em X3 são os mesmos de First Class, eles devem ser bem velhos por baixo daqueles pêlos e daquelas escamas azuis, já que o "reboot" se passa na década de 60!
Mas, Rodman, como você explica o Destrutor estar no filme e ele ainda ser descrito como o irmão mais novo do Scott Summers?
Boa pergunta, caro padawan. Vai ver o Scott já tinha uns 60 anos em X1, X2 e X3 e aparentava ser mais novo que a Jean Grey porque ele possui uma mutação secundária que lhe permite parecer jovem! Sei lá, porra!
Já espero por muita bagunça no quesito cronologia, só torço para que nada disso acabe prejudicando o rendimento da história que me parece bem agradável agora depois das últimas notícias.



O trailer acima é um dos melhores que vi até agora (todavia sabemos bem que o filme parecer bom num trailer não signifique que ele será bom) e prova que, diferente do que eu pensava, Magneto e Xavier, são sim personagens suficientemente bons para segurarem um filme focado neles. Os jovens X-Men nada mais serão do que bons coadjuvantes, penso eu, e o que dará uma liga mais firme, servindo de contraponto aos protagonistas, será mesmo o Clube do Inferno (se é que a organização terá mesmo esse nome no filme), os vilões da história.

Dá para perceber que Magneto substituirá aquela figura mothafucka do Wolverine que imperava na trilogia anterior, e o cara com toda certeza será o centro das atenções, o que me agrada, já que a meu ver, nos quadrinhos ele é um dos vilões (embora ela não seja realmente mau) além do Doutor Destino, de maior potencial na Marvel. O que me desanimava mesmo era aquela figura de "vovô" que deram a ele na franquia (embora o talento de Ian McKellen, seu primeiro intérprete, seja indiscutível), e com isso, nunca imaginei que o personagem poderia ter um ar "fodão" no cinema.
Mas Rodman, o Magneto É um vovô também nas HQs!
Eu sei, caro padawan, mas é que eu devo ter me acostumado com aquele físico de tiozão bombado que ele ganhou nos anos 90! Hehehehe!

O filme tem estreia prevista nos EUA para o dia 3 de Junho e deve chegar aos cinemas da gente diferenciada logo na sequência, se a FOX não der uma de Warner que lançará Lanterna Verde em terras brasilis quase um mês depois da estreia americana, possibilitando assim uma movimentação maior nos torrents e nas bancas de camelôs da vida.
No elenco, James McAvoy (Xavier), Michael Fassbender (Magneto), Rose Byrne (Moira Mactaggert), a teteia da Jennifer Lawrence (Mística), Oliver Platt (personagem wathever), Kevin Bacon (Sebastian Shaw) e January Jones (Catava fácil!).

Uma vez que a cronologia tanto dos quadrinhos quanto da própria série cinematográfica estará MUITO zoneada nesse filme, nos resta pelo menos torcer para que X-Men First Class seja um bom filme e que não subestime a nossa inteligência!

Em breve o review do filme! Aguarde!

NAMASTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...