13 de junho de 2014
#VAITERCOPA - Brasil x Croácia
Bem amigos do Blog do Rodman, parecia que não ia ter Copa devido o tom de protesto e a cortina de desconfiança que vinha cobrindo o Brasil nos últimos meses, mas ela começou, e a seleção entrou em campo pra mostrar quem é que manda nesses paranauês de futebol e... Tá, também não é assim! Não estou com essa empolgação toda.
Bem, você que está lendo esse post guarde bem essa data porque provavelmente NUNCA MAIS você verá outra Copa sediada no Brasil, e isso por vários motivos:
1 - Da última vez demorou mais de cinquenta anos pra isso acontecer.
2 - A FIFA não costuma dar a sede da Copa para um mesmo país na mesma década (eu já vivi três delas e nunca vi isso acontecer!)
3 - O Brasil NÃO TEM competência para organizar um troço grande desses, e não adianta vir de mimimi e falar que "aiii, Rodman, mas todos o estádios foram entregues na data certa e a festa está linda e a Dilma é linda e o Lula é lindo e blablablabla"!
Não, jovem padawan!
Essa festa que você está vendo pela TV foi patrocinada por você, boa parte da grana investida saiu do seu bolso, só que ele nunca mais vai retornar pra lá, portanto, aproveite a felicidade do momento do gol, porque esse vai ser o único pagamento daqui até o fim da Copa. Sorry!
Vamos começar pelo começo?
OK. A cerimônia de abertura foi uma das coisas mais vergonhosas que eu já vi pela televisão. Sério! E olhe que eu vi o Baggio batendo aquele pênalti pra fora do estádio na Copa de 94!
Por mais nacionalista ou ufanista que você seja, não dá pra negar o quão foi decepcionante ver aquelas coreografias simplistas e aqueles personagens pobres e sem qualquer originalidade "desfilando" no centro da Arena Corinthians (Itaquerão, Arena São Paulo, sei lá!) aos olhos do mundo. Foi algo de dar dó, de dar pena mesmo.
As crianças eram bonitinhas, tinha indiozinhos navegando em pirogas, tinha bichinhos fofos, tinha uma tela led em forma de bola (que não fechou mais!)... Mas puta que bagulho de mau gosto! E os espaços vazios em cima daquela lona amarela? E a falta de preenchimento de espaço? E a falta de criatividade para mostrar o Brasil como algo além de uma selva?
Pra quem viu, é uma coisa pra se esquecer, e o resultado só não foi mais sofrível porque Jennifer Lopez (gostosíssima!!), Pitbull e nossa Claudinha Leitte (delíícia!) salvaram no final, mesmo cantando a pouco empolgante "We are One" num playback pra lá de caído. Pra quem já acompanhou outras aberturas de Copa na Europa, na Ásia ou mesmo na América não precisa se esforçar muito pra comparar e ver que a nossa fez feio, inclusive para a crítica estrangeira! Santa incompetência, Batman!
Quando a bola enfim rolou, tomamos logo um banho de água fria no segundo ataque da Croácia, quando o jogador Marcelo acabou marcando contra o nosso gol numa tentativa infeliz de afastar a bola. Toda aquela afobação e nervosismo do jogo amistoso contra a Sérvia (que tem estilo de jogo parecido com o da Croácia) havia sido diluído apesar de ser um jogo de estreia em uma Copa, e de forma surpreendente a seleção conseguiu manter o sangue frio apesar da cagada de Marcelo, que recebeu o apoio da torcida e dos companheiros. O time continuou indo pro ataque e teve ótimas chances com Neymar e Oscar (diferente de Hulk que só fez isolar a bola!), ambos em um dia inspirado, mas o goleiro croata Pletikosa não parecia querer colaborar com a festa, fechando a defesa e tirando até pensamento da direção do gol.
Após jogada insistente de Oscar, ele conseguiu encontrar Neymar livre, e o atacante marcou o gol de empate aos 28 min, para delírio da torcida presente no Itaquerão e em todo o país. Começava a reação brasileira.
No segundo tempo a marcação ferrenha da Croácia continuou firme, enquanto mais faltas do que lances bonitos enchiam os olhos dos torcedores. Somente aos 25 min, o matador Fred, que estivera apagado durante quase todo o jogo, surgiu livre na área, e ao receber um passe de costas para o zagueiro, simulou DESCARADAMENTE um pênalti ao ser tocado no ombro, no que o juiz japonês Yuchi Nishimura caiu na dele, assinalando a infração. Pênalti para o Brasil convertido por pouco por Neymar, que bateu mal, dando chances do goleiro croata voar na bola, chegando a resvalar seus dedos nela. Nova festa no Itaquerão, mas com aquele gostinho de "esse gol foi roubado pra caralho". Tudo bem, estamos na casa do Corinthians, aqui tá valendo! RRRRATINHOOOO!
A pressão croata seguiu forte até o fim do jogo, e quando eu já achava que iria ganhar o bolão da Copa (tinha apostado 2x1!!), eis que o desacreditado Oscar mostrou mais uma vez nesse dia porque é um dos homens de confiança de Felipão. Após uma tomada de bola de Ramires (que entrou no lugar de Neymar) no meio-campo, Oscar disparou para a área adversária acompanhado por dois croatas que nada puderam fazer, enquanto que ele de bico mandava a bola para o fundo da rede, mais uma vez surpreendendo Pletikosa. A coroação com um gol veio bem a calhar para Oscar, uma vez que ele foi um dos melhores em campo nessa primeira partida da seleção na Copa de 2014, tendo participação efetiva nos três gols da equipe.
O próximo desafio do Brasil é dia 17/06 contra a talentosa (e perigosa) equipe do México, que eliminou a seleção brasileira nos jogos olímpicos de 2012.
Estaremos de olho e na torcida!
Relembre aqui os posts do DE OLHO NA COPA de 2010
Ouça o A.I.POD #008 com o pessoal do A.I.JOVEM em que bati um papo sobre as expectativas para a Copa 2014.
NAMASTE!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário